Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4357
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Bruno Aldo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6612534296530329por
dc.contributor.advisor1Yanes, Maria Isabelle Silva Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8509829767195598por
dc.contributor.referee1Coelho Neto, Elias Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3898684024508889por
dc.contributor.referee2Costa, Claudilene Gomes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9041959943665343por
dc.date.accessioned2022-05-16T16:30:44Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2022-04-08-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Bruno Aldo de. Jogos: uma abordagem contextualizada do ensino da matemática no âmbito do laboratório da Escola Frei Cassiano Comacchio. 2022. 99f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4357-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo estudar conceitos matemáticos por meio de uma prática educativa lúdica através do jogos matemáticos dentro do laboratório escolar. O lúdico é uma prática bastante difundida nos meios educacionais pois colabora com a melhoria da qualidade do ensino e vem sendo cada dia mais utilizada pelos professores nos mais diferentes segmentos. Estudos comprovam que a inserção lúdico proporciona uma aprendizagem significativa dos alunos, desenvolvendo o senso crítico e a reflexão para resolução de problemas matemáticos. Considera-se, portanto, que o professor enquanto mediador proporcione práticas pedagógicas que desenvolvam momentos lúdicos de aprendizagem no qual o aluno sinta-se parte do conhecimento estudado. A nossa pesquisa é qualitativa baseada principalmente em resultados por meios de questionários destinados a gestão escolar, aos professores e aos alunos, onde aborda questões sobre os jogos matemáticos e o laboratório da escola. Os resultados mostraram que as práticas dos jogos e o laboratório de matemática são promissores, porém necessita muito de capacitação dos professores e mais incentivo na parte dos professores com os conteúdos em sala de aula. Por fim, nossa dissertação utilizou uma revisão bibliográfica, coletou informações por meio de questionário escolar e de sites encontrados na base de dados Google.por
dc.description.abstractThis work aimed to study mathematical concepts through a playful educational practice through mathematical games within the school laboratory. The ludic is a very widespread practice in educational environments because it helps to improve the quality of teaching and is being increasingly used by teachers in the most different segments. Studies prove that the playful insertion provides significant learning for students, developing critical thinking and reflection to solve mathematical problems. Therefore, it is considered that the teacher as a mediator provides pedagogical practices that develop playful moments of learning in which the student feels part of the knowledge studied. Our research is qualitative based mainly on results through questionnaires intended for school management, teachers and students, where it addresses questions about mathematical games and the school laboratory. The results showed that the practices of games and the math laboratory are promising, but it needs a lot of training from teachers and more incentive on the part of teachers with the contents in the classroom. Finally, our dissertation used a literature review, collected information through a school questionnaire and websites found in the Google database.por
dc.description.provenanceSubmitted by Concluinte Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2022-05-13T22:13:02Z No. of bitstreams: 2 PDF - Bruno Aldo de Oliveira.pdf: 3623366 bytes, checksum: 5b3ed3ed23d615cf38a26adec570ece5 (MD5) Termos BDTD - Bruno Aldo de Oliveira.pdf: 327470 bytes, checksum: 2efcfd3f515228cd4e1775bb374040bf (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2022-05-16T14:46:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 PDF - Bruno Aldo de Oliveira.pdf: 3623366 bytes, checksum: 5b3ed3ed23d615cf38a26adec570ece5 (MD5) Termos BDTD - Bruno Aldo de Oliveira.pdf: 327470 bytes, checksum: 2efcfd3f515228cd4e1775bb374040bf (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-16T16:30:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PDF - Bruno Aldo de Oliveira.pdf: 3623366 bytes, checksum: 5b3ed3ed23d615cf38a26adec570ece5 (MD5) Termos BDTD - Bruno Aldo de Oliveira.pdf: 327470 bytes, checksum: 2efcfd3f515228cd4e1775bb374040bf (MD5) Previous issue date: 2022-04-08eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMATpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEnsino da matemáticapor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectJogos didáticospor
dc.subjectLaboratório de matemáticapor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleJogos: uma abordagem contextualizada do ensino da matemática no âmbito do laboratório da Escola Frei Cassiano Comacchiopor
dc.title.alternativeGames: a contextualized approach to teaching mathematics in the scope of the laboratory of Escola Frei Cassiano Comacchioeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno Aldo de OliveiraPDF - Bruno Aldo de Oliveira3.54 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PDF - Termos de Depósito BDTDPDF - Termos de Depósito BDTD319.79 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.