Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4339
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBernardo, Raylson José Deodato-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9335419979933077por
dc.contributor.advisor1Coelho, Emanuela Régia de Sousa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1665465171972613por
dc.contributor.referee1Benetti, Djeison-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8656850507882857por
dc.contributor.referee2Esteves, Divanilda Maia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0088762333310000por
dc.date.accessioned2022-04-27T17:55:10Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2022-04-01-
dc.identifier.citationBERNARDO, Raylson José Deodato. Incentivo à Redação Matemática na Educação Básica: O que pensam professores e licenciandos. 2022. 88f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4339-
dc.description.resumoEste trabalho aborda a utilização da redação matemática como ferramenta metodológica em sala de aula por professores da cidade de Aroeiras-PB e como os alunos de Licenciatura em Matemática da mesma cidade estão sendo preparados para trabalhar com a redação matemática em seus respectivos cursos de formação. Nossa pesquisa teve cunho qualitativo e foi feita por meio de dois questionários, cada um destinado a um dos públicos que estavam sendo entrevistados. As questões abordavam os temas relacionados a redação matemática, seu envolvimento com a língua portuguesa e a maneira como os professores apresentam um resultado matemático para os seus alunos. A partir dos questionários enviados, obtivemos respostas que indicam uma tendência ao uso da redação matemática como ferramenta pedagógica, entretanto, por diversos fatores, alguns professores evitam utilizá-la. Os futuros professores, entretanto, indicam que não estão recebendo a formação esperada para serem capazes de utilizar a redação matemática em seu leque de metodologias. Além disso, investigamos como os autores abordaram a temática por meio de uma revisão bibliográfica do assunto.por
dc.description.abstractThis work addresses the use of mathematical writing as a methodological tool in the classroom by teachers from the city of Aroeiras-PB and how the Licentiate students in Mathematics from the same city are being prepared to work with the writing mathematics in their respective training courses. Our research was qualitative and was carried out through two questionnaires, each one aimed at one of the audiences that were being interviewed. The questions addressed topics related to writing mathematics, their involvement with the Portuguese language and the way in which teachers present a mathematical result to their students. From the questionnaires sent, we obtained responses that indicate a tendency to use mathematical writing as a pedagogical tool, however, due to several factors, some teachers avoid use it. Future teachers, however, indicate that they are not receiving the training expected to be able to use mathematical writing in their range of methodologies. In addition, we investigated how the authors approached the subject through a bibliographic review of the subject.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Raylson Jose Deodato Bernardo (raylsonbernardo5@gmail.com) on 2022-04-27T16:35:43Z No. of bitstreams: 3 Dissertacao_Raylson_Jose_Deodato_Bernardo.pdf: 1366775 bytes, checksum: 9984471f328295ccc99ab9d71a27083f (MD5) Termo autorização.pdf: 1223303 bytes, checksum: 78c85ff295bc8fb625ad96edbdf56698 (MD5) Termo confirmação.pdf: 1332060 bytes, checksum: 00d0287d70be0498f049b88c54943471 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2022-04-27T17:07:05Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Dissertacao_Raylson_Jose_Deodato_Bernardo.pdf: 1366775 bytes, checksum: 9984471f328295ccc99ab9d71a27083f (MD5) Termo autorização.pdf: 1223303 bytes, checksum: 78c85ff295bc8fb625ad96edbdf56698 (MD5) Termo confirmação.pdf: 1332060 bytes, checksum: 00d0287d70be0498f049b88c54943471 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-27T17:55:10Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Dissertacao_Raylson_Jose_Deodato_Bernardo.pdf: 1366775 bytes, checksum: 9984471f328295ccc99ab9d71a27083f (MD5) Termo autorização.pdf: 1223303 bytes, checksum: 78c85ff295bc8fb625ad96edbdf56698 (MD5) Termo confirmação.pdf: 1332060 bytes, checksum: 00d0287d70be0498f049b88c54943471 (MD5) Previous issue date: 2022-04-01eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMATpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectRedação matemáticapor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectArgumentaçãopor
dc.subjectMathematical writingeng
dc.subjectArgumentationeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleIncentivo à Redação Matemática na Educação Básica: O que pensam professores e licenciandospor
dc.title.alternativeIncentive to Mathematical Writing in Basic Education: What teachers and undergraduates thinkeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raylson José Deodato BernardoPDF - Raylson José Deodato Bernardo1.33 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PDF - Termo BDTDPDF - Termo BDTD1.19 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
PDF - Termo BDTDPDF - Termo BDTD1.3 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.