Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4300
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Lairton Geraldo Formiga-
dc.contributor.advisor1Freitas, Luciana Roze de-
dc.contributor.referee1Yanes, Maria Isabelle Silva Dias-
dc.contributor.referee2Costa, Claudilene Gomes da-
dc.date.accessioned2022-04-05T11:40:21Z-
dc.date.issued2019-09-13-
dc.identifier.citationALVES, Lairton Geraldo Formiga. Uma abordagem sobre o triângulo equilátero para o ensino básico. 2019. 108f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4300-
dc.description.resumoEste trabalho consiste numa pesquisa feita a partir de uma proposta de ensino, abordando dentro do ensino da geometria o triângulo equilátero, pois este fornece um contexto rico que pode ser bastante explorado. Sabemos que o estudo de geometria é de fundamental importância ao longo da experiência educacional do aluno no que diz respeito aos conhecimentos necessários para várias áreas. Entendemos também que o estudo da Geometria, de maneira mais investigativa, já na Educação Básica proporciona um conhecimento mais coerente e efetivo para o aluno, no sentido de aplicação, contextualização, utilidade e principalmente como agente motivador de forma como enxerga a matemática. O objetivo dessa pesquisa é analisar aspectos avançados do triângulo equilátero, propondo a inserção de teoremas e propriedades através de discussões, utilizando as demonstrações como agentes motivadores da aprendizagem e dando outra perspectiva, que se distancia da forma engessada que esse tópico é visto, não esquecendo o papel do triângulo equilátero na história, e o quanto esse polígono está presente muito significativamente nos principais eventos da história universal. O triângulo equilátero pode ser estudado usando apenas os rudimentos da matemática, e há certa tentação de descartá-lo como matematicamente trivial. No entanto, existem aspectos do triângulo equilátero que são matematicamente profundos e incrivelmente belos. Vamos explorar nesse trabalho algumas das muitas facetas desta brilhante jóia que é o triângulo equilátero.por
dc.description.abstractThis work consistes in a research made from a teaching proposal addressing within the teaching of geometry the equilateral triangle, because It provides a rich context that can be widely explored. We know that geometry studies have paramount importance throughout the student’s educational experience on the regard to the knowledge needed for various areas. We also understand that the studies of geometry, in a more investigative way, already in basic education, provides a more coherent and effective knowledge for the student,in the sense of explication,contextualization,usefulness and mainly as a motivator agent of way to see the math. The objective of this research is to analyze the advanced aspects of the equilateral triangle, proposing the insertion of theorems properties through discussions using the demonstrations as motivators of barning and giving another perspective, which distances itself from the shape that this topic is seen no forgetting the role of the equilateral triangle in the history and how much this polygon is present very significantly in the main events of universal history. The equilateral triangle can be studied using only the rudiments of mathematics and there is a certain temptation to discard it as mathematically trivial, however, there are aspects of the equilateral triangle that are profound and incredible beautiful. Let’s explore in this work some of the many facets of this.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2022-04-04T17:53:01Z No. of bitstreams: 1 PDF - Lairton Geraldo Formiga Alves.pdf: 1865969 bytes, checksum: e552ed5493175e38c22d205aa7ed9497 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2022-04-05T11:37:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Lairton Geraldo Formiga Alves.pdf: 1865969 bytes, checksum: e552ed5493175e38c22d205aa7ed9497 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-05T11:40:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Lairton Geraldo Formiga Alves.pdf: 1865969 bytes, checksum: e552ed5493175e38c22d205aa7ed9497 (MD5) Previous issue date: 2019-09-13eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMATpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectTriângulo equiláteropor
dc.subjectEnsino de Geometriapor
dc.subjectEquilateral triangleeng
dc.subjectGeometry teachingeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleUma abordagem sobre o triângulo equilátero para o ensino básicopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lairton Geraldo Formiga Alves.pdfPDF - Lairton Geraldo Formiga Alves1.82 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.