Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4300
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma abordagem sobre o triângulo equilátero para o ensino básico
Autor: Alves, Lairton Geraldo Formiga
Primeiro orientador: Freitas, Luciana Roze de
Primeiro membro da banca: Yanes, Maria Isabelle Silva Dias
Segundo membro da banca: Costa, Claudilene Gomes da
Resumo: Este trabalho consiste numa pesquisa feita a partir de uma proposta de ensino, abordando dentro do ensino da geometria o triângulo equilátero, pois este fornece um contexto rico que pode ser bastante explorado. Sabemos que o estudo de geometria é de fundamental importância ao longo da experiência educacional do aluno no que diz respeito aos conhecimentos necessários para várias áreas. Entendemos também que o estudo da Geometria, de maneira mais investigativa, já na Educação Básica proporciona um conhecimento mais coerente e efetivo para o aluno, no sentido de aplicação, contextualização, utilidade e principalmente como agente motivador de forma como enxerga a matemática. O objetivo dessa pesquisa é analisar aspectos avançados do triângulo equilátero, propondo a inserção de teoremas e propriedades através de discussões, utilizando as demonstrações como agentes motivadores da aprendizagem e dando outra perspectiva, que se distancia da forma engessada que esse tópico é visto, não esquecendo o papel do triângulo equilátero na história, e o quanto esse polígono está presente muito significativamente nos principais eventos da história universal. O triângulo equilátero pode ser estudado usando apenas os rudimentos da matemática, e há certa tentação de descartá-lo como matematicamente trivial. No entanto, existem aspectos do triângulo equilátero que são matematicamente profundos e incrivelmente belos. Vamos explorar nesse trabalho algumas das muitas facetas desta brilhante jóia que é o triângulo equilátero.
Abstract: This work consistes in a research made from a teaching proposal addressing within the teaching of geometry the equilateral triangle, because It provides a rich context that can be widely explored. We know that geometry studies have paramount importance throughout the student’s educational experience on the regard to the knowledge needed for various areas. We also understand that the studies of geometry, in a more investigative way, already in basic education, provides a more coherent and effective knowledge for the student,in the sense of explication,contextualization,usefulness and mainly as a motivator agent of way to see the math. The objective of this research is to analyze the advanced aspects of the equilateral triangle, proposing the insertion of theorems properties through discussions using the demonstrations as motivators of barning and giving another perspective, which distances itself from the shape that this topic is seen no forgetting the role of the equilateral triangle in the history and how much this polygon is present very significantly in the main events of universal history. The equilateral triangle can be studied using only the rudiments of mathematics and there is a certain temptation to discard it as mathematically trivial, however, there are aspects of the equilateral triangle that are profound and incredible beautiful. Let’s explore in this work some of the many facets of this.
Palavras-chave: Educação básica
Triângulo equilátero
Ensino de Geometria
Equilateral triangle
Geometry teaching
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT
Citação: ALVES, Lairton Geraldo Formiga. Uma abordagem sobre o triângulo equilátero para o ensino básico. 2019. 108f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4300
Data de defesa: 13-Set-2019
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lairton Geraldo Formiga Alves.pdfPDF - Lairton Geraldo Formiga Alves1.82 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.