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Tipo do documento: Dissertação
Título: ZikaMob – Influência das mídias sociais sobre a mudança de comportamento na prevenção de arboviroses
Título(s) alternativo(s): ZikaMob - Influence of social media on behavior change in the prevention of arboviroses
Autor: Albino, Victor Alves
Primeiro orientador: Santos, Silvana Cristina dos
Primeiro membro da banca: Medeiros, Carla Campos Muniz
Segundo membro da banca: Altafim, Ruy Alberto Pisani
Resumo: O uso das tecnologias digitais e mídias sociais proporciona oportunidade de desenvolvimento e teste de teorias e técnicas de mudança de comportamento. A Teoria de Intervenção por Feedback preconiza que curtidas em mídias sociais pode moldar a aprendizagem por funcionar como mecanismo de recompensa no cérebro, contribuindo para mudança de comportamento em saúde. Na atualidade, um dos principais problemas de Saúde Pública são as arboviroses transmitidas pelo mosquito vetor Aedes aegypti, que depende do engajamento da população para sua solução. Na primeira etapa deste estudo, foi realizada revisão e avaliação da qualidade, com uso de uma escala validada internacionalmente, dos aplicativos para dispositivos móveis direcionados para prevenção de arboviroses existentes no Brasil. Ao todo, foram analisados 29 aplicativos direcionados à prevenção de dengue, zika e chikungunya; sendo que nenhum deles tinha fundamentação teórica-metodológica nas teorias de mudança de comportamento. Na segunda etapa, após o desenvolvimento de um software adaptado para dispositivos móveis (ZikaMob), utilizado durante a intervenção educativa para divulgar as ações e colher dados sobre curtidas e compartilhamentos de vídeos nas mídias sociais, foi realizada a investigação sobre a associação entre o feedback de postagens nas mídias sociais e a mudança de comportamento. O delineamento deste estudo foi de intervenção do tipo quase-experimental, envolvendo 690 estudantes do Ensino Médio da rede estadual da cidade de Campina Grande – PB. Ao todo, 238 estudantes do Ensino Médio da cidade de Campina Grande, Nordeste do Brasil, produziram e postaram vídeos no Facebook e responderam ao questionário autorreferido após a intervenção educativa. Desse conjunto, 147 (61,8%) participantes eram do sexo feminino e 91 (38,2%) do sexo masculino, com média de idade de 16,61 ± 2,49 anos. Aproximadamente 70% receberam curtidas em suas postagens e 50% deles tiveram seus vídeos sobre prevenção de arboviroses compartilhados nas mídias sociais. A maioria gostou de realizar as postagens (76,1%) e viu o número de curtidas recebidas (84%) e que se sentiram mais motivados a fazer as atividades propostas à medida que recebiam mais curtidas (69,6%). Foi verificada associação entre sentir-se motivado ao receber curtidas e a realização de comportamentos preventivos. Entretanto, receber ou não curtidas ou compartilhamentos não foi associado positivamente aos comportamentos-alvo da intervenção educativa. Os achados deste estudo evidenciaram que os estudantes que se sentem mais motivados com curtidas em mídias sociais realizam mais ações de prevenção às arboviroses. Esses achados podem contribuir para planejamento de intervenções e ações educativas mais efetivas que utilizem mídias sociais.
Abstract: The use of digital technologies and social media provides opportunities for developing and testing behavior change theories and techniques. The Feedback Intervention Theory advocates that social media likes can shape learning by acting as a reward mechanism in the brain, contributing to health behavior change. Currently, one of the main public health problems are arboviruses transmitted by the mosquito vector Aedes aegypti, which depends on the engagement of the population for its solution. In the first stage of this study, a review and quality assessment was carried out, using an internationally validated scale, of mobile applications aimed at preventing arboviruses in Brazil. In all, 29 applications aimed at dengue, zika and chikungunya prevention were analyzed; none of them had theoretical and methodological foundations in theories of behavior change. In the second stage, after the development of mobile-adapted software (ZikaMob), used during the educational intervention to disseminate actions and gather data on likes and shares of videos on social media, an investigation was conducted on the association between feedback. social media posts and behavior change. The design of this study was a quasi-experimental intervention involving 690 high school students from the state network of Campina Grande - PB. In all, 238 high school students from the city of Campina Grande, Northeast Brazil, produced and posted videos on Facebook and answered the self-reported questionnaire after the educational intervention. Of this group, 147 (61.8%) participants were female and 91 (38.2%) male, with a mean age of 16.61 ± 2.49 years. Approximately 70% received likes in their posts and 50% of them had their arbovirus prevention videos shared on social media. Most liked to post (76.1%) and saw the number of likes received (84%) and were more motivated to do the proposed activities as they received more likes (69.6%). There was an association between feeling motivated when receiving likes and performing preventive behaviors. However, receiving or disliking or sharing was not positively associated with the target behaviors of the educational intervention. The findings of this study showed that students who are more motivated with likes on social media perform more actions to prevent arboviruses. These findings may contribute to the planning of more effective educational interventions and actions using social media.
Palavras-chave: Mídias sociais
Aprendizagem móvel
Educação em saúde
Arboviroses
Social media
Arbovirus
Health education
Mobile learning
Área(s) do CNPq: SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - PPGSP
Citação: ALBINO, Victor Alves. ZikaMob – Influência das mídias sociais sobre a mudança de comportamento na prevenção de arboviroses. 2019. 81f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - PPGSP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4262
Data de defesa: 13-Dez-2019
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