Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4260
Tipo do documento: Dissertação
Título: O múltiplo na linguagem: uma proposta de leitura audiovisual para o ensino médio
Título(s) alternativo(s): The multiple in language: an audiovisual reading proposal for high school
Autor: Pinheiro, Jéssica dos Anjos 
Primeiro orientador: Rodrigues, Linduarte Pereira
Primeiro membro da banca: Pereira, Tânia Maria Augusto
Segundo membro da banca: Leal, Audria Albuquerque
Resumo: O estudo tem como objeto de pesquisa o ensino de linguagem, atentando para a multimodalidade textual, numa perspectiva semiótica geral. Para tanto, foca nos aspectos de linguagem: formas de expressar, modos de dizer diversos. A intenção foi incentivar o aluno para uma leitura que vá além da palavra, atentando para os múltiplos modos que compõem a linguagem audiovisual, muito presente na sociedade contemporânea. A pesquisa evidencia a linguagem própria dos videoclipes, que tematizam sobre a identidade cultural pelo viés do multiculturalismo. Dessa forma, parte da seguinte questão problema: como aprimorar a habilidade de leitura semiótica de alunos do ensino médio, a partir do texto audiovisual que evidencia o aspecto do multiculturalismo? Como objetivo geral, a pesquisa buscou contribuir para o ensino de linguagem mediante uma proposta didática de aprimoramento da leitura semiótica, beneficiando professores e alunos do Ensino Médio com sugestões possíveis do uso do audiovisual em ambiente escolar. Os objetivos específicos foram: examinar materiais bibliográficos e documentos oficiais correspondentes com o ensino de linguagem e do texto multimodal; elaborar e aplicar um Plano de Ensino e material didático como possibilidade auxiliadora ao ensino de leitura; descrever e analisar os resultados obtidos com a aplicação da pesquisa e constatar a eficácia do método proposto para o ensino de linguagem no Ensino Médio. A função maior da pesquisa não foi evidenciar o uso das tecnologias digitais no ensino, mas os propósitos semióticos abarcados na composição do gênero textual videoclipe, considerando o fato do leitor da sociedade pós-moderna ser um sujeito com uma identidade fluída (BAUMAN, 2005), múltipla (HALL, 2004), híbrida e multifacetada (RODRIGUES, 2011), necessitando compreender os signos que são colocados em jogo na rede-teia de conexões (SANTAELLA, 2020) e suas múltiplas camadas e dimensões (SANTAELLA, 2012). Com esse propósito, foi elaborado um produto didático para beneficiar professores de língua materna, a partir de uma metodologia pedagógica que permitisse apresentar possibilidades de aperfeiçoamento da leitura por alunos do Ensino Médio de duas turmas do 3º ano da Escola Cidadã Integral e Técnica Professor Raul Córdula, na modalidade remota. Esta pesquisa qualitativa, exploratória e aplicada, parte de uma base teórica que se sustenta nos estudos semióticos, culturais e de ensino de linguagens. Para tanto, foram utilizados os pressupostos de Dionísio e Vasconcelos (2013), Geraldi (1988; 2010), Santaella (1983; 2013; 2020), Rodrigues (2021; 2009; 2011; 2017), Almeida (1985), Coelho (2003), Holzbach (2016), Ayala e Novais Ayala (1987), Cox e Assis; Peterson (2007), Hall (2003; 2006; 2016) e Imbernón (2016). O trabalho se impõe relevante por apresentar uma proposta didática tematizada e reflexiva acerca do multiculturalismo, corroborando para o desenvolvimento da leitura de audiovisuais, através do direcionamento do videoclipe como recurso para o ensino de linguagem e desenvolvimento das capacidades/habilidades de leitura por alunos do Ensino Médio. Os dados obtidos e analisados permitiram perceber que o trabalho voltado para a leitura semiótica amplia a percepção do aluno sobre o texto audiovisual. A pesquisa valorizou as produções de consumo da contemporaneidade, possibilitando uma reflexão ampliada para o aspecto da diversidade, promovendo a equidade e dirimindo a discriminação.
Abstract: The study has as its object of research the teaching of language, giving attention to the textual multimodality, in a general semiotic perspective. Therefore, it focuses on aspects of language: ways of expressing, different ways of saying. The intention was to encourage the student to a reading that goes beyond the word, paying attention to the multiple modes that make up the audiovisual language, present in contemporary society. The research highlights the language of video clips, which focus on cultural identity through the multiculturalism view. Thus, it begins with the following problem question: how to improve the semiotic reading ability of high school students, from the audiovisual text that highlights the aspect of multiculturalism? As a general objective, the research sought to contribute for the language teaching through a didactic proposal to improve semiotic reading, benefiting high school teachers and students with possible suggestions for the use of audiovisual in the school environment. The specific objectives were: to examine bibliographic materials and official documents corresponding to the teaching of language and multimodal text; to develop and apply a teaching plan and teaching material as an auxiliary possibility for teaching reading; to describe and analyze the results obtained with the application of the research and verify the effectiveness of the proposed method for teaching language in high school. The main function of the research was not to point the use of digital technologies in teaching, but the semiotic purposes encompassed in the composition of the video clip textual genre, considering the fact that the reader of postmodern society is a subject with a fluid identity (BAUMAN, 2005) , multiple (HALL, 2004), hybrid and multifaceted (RODRIGUES, 2011), needing to understand the signs that are put into play in the web of connections (SANTAELLA, 2020) and its multiple layers and dimensions (SANTAELLA, 2012). With this purpose, a didactic product was developed to benefit mother tongue teachers, based on a pedagogical methodology that would allow high school students from two 3rd year classes at Escola Cidadã Integral e Técnica Professor Raul Córdula to present possibilities for reading improvement, in remote mode. This qualitative, exploratory and applied research comes from a theoretical basis that is supported by semiotic, cultural and language teaching studies. Wherefore, the assumptions of Dionísio and Vasconcelos (2013), Geraldi (1988; 2010), Santaella (1983; 2013; 2020), Rodrigues (2021; 2009; 2011; 2017), Almeida (1985), Coelho were used (2003), Holzbach (2016), Ayala and Novais Ayala (1987), Cox and Assis-Peterson (2007), Hall (2003; 2006; 2016) and Imbernón (2016). The work is relevant for presenting a themed and reflective didactic proposal about multiculturalism, supporting the development of audiovisual reading through the targeting of the video clip as a resource for language teaching and development of reading abilities/skills by high school students. The data, which were obtained and analyzed, allowed us to realize that the work aimed at semiotic reading expands the student's perception of the audiovisual text. The research valued the productions of the contemporary consumption, enabling an expanded reflection on the aspect of diversity, promoting equity and eliminating discrimination.
Palavras-chave: Semiótica
Ensino
Leitura
Videoclipe
Multiculturalismo
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: PINHEIRO, J. A. O múltiplo na linguagem: uma proposta de leitura audiovisual para o ensino médio. 2021. 252 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4260
Data de defesa: 20-Dez-2021
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo-de-autorizacao-de-insercao-de-tese-ou-dissertacao-no-Sistema-TEDE-da-BDTD_Modelo-Atual.pdfPDF - Termo de autorização de inserção de tese ou dissertação no Sistema TEDE da BDTD89.36 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD_Modeloatual.pdfPDF - Termo de confirmação e cadastramento para publicação de TDE da BDTD115.48 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
O MÚLTIPLO NA LINGUAGEM UMA PROPOSTA DE LEITURA AUDIOVISUAL PARA O ENSINO MÉDIO [JÉSSICA DOS ANJOS PINHEIRO] APROVADA PELO ORIENTADOR E PELO PROGRAMA.pdf.pdfPDF - Jéssica dos Anjos Pinheiro37.71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.