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Tipo do documento: Dissertação
Título: O direito da criança à educação de qualidade: uma formação docente viabilizando a prática escolar com letramentos
Título(s) alternativo(s): The child's right to quality education: a teacher training enabling school practice with literatures
Autor: Nóbrega, Gisllayne Rufino Souza da 
Primeiro orientador: Aranha, Simone Dália de Gusmão
Primeiro membro da banca: Ramos, Fabiana
Segundo membro da banca: Pereira, Tânia Maria Augusto
Resumo: Para que a escola possa garantir uma educação de qualidade e condizente com a modernidade, é importante que essa instituição atenda satisfatoriamente às necessidades que os documentos da Educação orientam para o ensino no século XXI, no Brasil. Dentre as funções sociais que tem a educação infantil, tratar a criança que ingressa na escola já letrada, dando oportunidades para o contato com os vários tipos de letramentos, é possibilitar uma educação significativa para sua vida em sociedade. A Pré-Escola precisa estar envolvida pelos letramentos, proporcionando o contato da criança com as práticas sociais de leitura e a escrita, desde o início de sua escolarização. Nesse sentido, foi feita, no município de Vista Serrana-PB, uma pesquisa-ação que alcançou todos os professores de Pré-Escola dessa localidade. Esta pesquisa foi motivada pela seguinte questão problema: levando em consideração o direito da criança à educação de qualidade, como uma formação pedagógica pode viabilizar a inserção do trabalho com os letramentos na Pré-Escola? Como resposta a essa indagação, parte-se da hipótese de que a falta de conhecimento do professor acerca da importância dos letramentos, como prática escolar de leitura e escrita, pode comprometer a qualidade da educação da criança na primeira etapa da Educação Básica. Esta pesquisa tem como objetivo geral, investigar as contribuições de um curso de formação docente para a ressignificação dos saberes sobre o letramento de professores da Pré-Escola do município de Vista Serrana-PB. E como objetivos específicos: 1) analisar a abordagem do letramento em Projetos Políticos Pedagógicos das pré-escolas do município pesquisado; 2) subsidiar as práticas de letramento de professores das pré-escolas por meio de um curso de formação pedagógica; 3) avaliar os efeitos desse curso de formação sobre a compreensão do professor a respeito dos letramentos na fase pré-escolar. A pesquisa ocorreu de forma remota, devido à pandemia da Covid-19. Diversos estudiosos contribuíram para o alicerce teórico dessa pesquisa em vários aspectos, entre eles, no que tange à formação de professores, destacam-se: Alarcão (1996), Antunes (2010), Freire (1997) e Imbernón. No âmbito dos letramentos e educação infantil, evidenciam-se: Assolini (2006), Brandão (2011, 2021), Leal (2020), Soares (2004, 2009, 2020a), Street ( 2014), e Teberosky (2003). Na área de letramentos e alfabetização, distinguem-se: Abramovay (1985), Cagliari (2005), Kleiman (1995, 2005), Rojo (2005), e Tfouni (2010). No campo de letramentos e novas tecnologias, ressaltam-se: Aranha (2016, 2017, 2018, 2020, 2021), Brito (2008), Coscarelli (2009, 2017, 2018, 2019), Frade (2018), Ribeiro (2014) e Rojo (2012). A pesquisa permitiu que fossem desenvolvidas ações pedagógicas significativas entre as professoras participantes da formação e, para um melhor aproveitamento, foi criado e distribuído um Produto Educacional, para que as professoras pudessem aprofundar estudos teóricos sobre o trabalho com letramentos na fase da pré-escola. Este estudo ainda enalteceu que reflexões sobre as práticas de letramentos na Pré-escola precisam ser mais comuns nos diálogos entre escola, professores e família.
Abstract: In order for the school to guarantee quality education in keeping with modernity, it is important that this institution satisfactorily meets the needs that Education documents guide for teaching in the 21st century in Brazil. Among the social functions that early childhood education has, treating the child who enters school already literate, providing opportunities for contact with the various types of literacy, is to enable a meaningful education for their life in society. Pre-School needs to be involved in literacy, providing the child with contact with the social practices of reading and writing, from the beginning of their schooling. In this sense, an action-research was carried out in the municipality of Vista Serrana-PB that reached all pre-school teachers in that location. This research was motivated by the following problem question: taking into account the child's right to quality education, how can pedagogical training enable the insertion of work with literacy in Pre-School? As an answer to this question, we start from the hypothesis that the teacher's lack of knowledge about the importance of literacy, as a school practice of reading and writing, can compromise the quality of children's education in the first stage of Basic Education. The general objective of this research is to investigate the contributions of a teacher training course to the redefinition of knowledge about the literacy of pre-school teachers in the city of Vista Serrana-PB. And as specific goals: 1) analyze the literacy approach in Pedagogical Political Projects of preschools in the researched municipality; 2) subsidize the literacy practices of preschool teachers through a pedagogical training course; 3) evaluate the effects of this training course on the teacher's understanding of pre-school literacy. The survey took place remotely, due to the Covid-19 pandemic. Several scholars have contributed to the theoretical foundation of this research in various aspects, including, with regard to teacher education, the following stand out: Alarcão (1996), Antunes (2010), Freire (1997) and Imbernón. In terms of literacy and early childhood education, the following stand out: Assolini (2006), Brandão (2011, 2021), Leal (2020), Soares (2004, 2009, 2020a), Street ( 2014), and Teberosky (2003). In the area of literacy and literacy, the following stand out: Abramovay (1985), Cagliari (2005), Kleiman (1995, 2005), Rojo (2005), and Tfouni (2010). In the field of literacy and new technologies, the following stand out: Aranha (2016, 2017, 2018, 2020, 2021), Brito (2008), Coscarelli (2009, 2017, 2018, 2019), Frade (2018), Ribeiro (2014) and Rojo (2012). The research allowed for the development of significant pedagogical actions among the teachers participating in the training and, for a better use, an Educational Product was created and distributed, so that the teachers could deepen theoretical studies on the work with literacy in the pre-school phase. This study also highlighted that reflections on literacy practices in pre-school need to be more common in the dialogues between school, teachers and family.
Palavras-chave: Educação infantil
Letramento
Formação de professor
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: NÓBREGA, G. R. S. O direito da criança à educação de qualidade: uma formação docente viabilizando a prática escolar com letramentos. 2021. 175 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4258
Data de defesa: 2-Dez-2021
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