Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4236
Tipo do documento: Dissertação
Título: Imagens virtuais e atividades matemáticas: Um estudo sobre representação semiótica na página do Facebook Matemática com Procópio
Autor: Soares, Luciano Gomes
Primeiro orientador: Almeida, José Joelson Pimentel de
Primeiro membro da banca: Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de
Segundo membro da banca: Borba, Marcelo de Carvalho
Resumo: Com a evolução atual das tecnologias, mais especificamente, das redes sociais, a imagem, que percorre um logo caminho de inovações e transformações durante décadas, se tornou uma poderosa e incrível ferramenta que poderá ser usada como artefato para produção de significados, podendo despertar o interesse daqueles que usam recursos visuais em suas metodologias. No presente trabalho, temos a seguinte questão de investigação: qual o papel que exerce a imagem virtual em páginas de Matemática da rede social Facebook? Utilizamos a abordagem qualitativa do tipo exploratória para análise de imagens virtuais disponibilizadas em postagens em uma rede social, para que possamos nos aproximar da realidade dos objetos estudados, como também fazer um levantamento bibliográfico sobre o tema. Quanto aos procedimentos metodológicos, nossa pesquisa é dividida em alguns momentos. No primeiro, escolhemos uma Fanpage de Matemática da rede social Facebook (Matemática com Procópio) e catalogamos 292 imagens virtuais em um recorte temporal de Março/2016 a Março/2018. A partir dos estudos de Peirce e Duval, analisamos as imagens para saber quais as ressignificações que poderiam surgir nas estruturas imagéticas durante os processos de construção de objetos mentais, quais as potencialidades que essas atividades possuem e qual a função que essas possíveis imagens exercem na mente dos leitores e se as mesmas assumem um papel didático. Os resultados indicam que a imagem virtual das páginas de Matemática do Facebook podem exercer um papel didático e assumir algumas funções, contribuindo para o processo de produção de significados, em relação a diversos conteúdos de Matemática. Quanto à semiótica, a partir dela, podemos estudar a relação de como os signos, as imagens, os símbolos se apresentam em nossa mente, especialmente, por meio das atividades que classificamos como Desafios simbólicos do tipo Figura ilustrativa. Dessa forma, acreditamos que a imagem virtual pode servir como um meio, uma forma de se chegar ou remeter a novas representações semióticas. Esse trabalho nos leva a concluir sobre a importância da inserção da imagem virtual como recurso imagético em sala de aula que, de forma planejada, pode contribuir em processos de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos.
Abstract: With the evolution of the technologies and of social networks, the image, which has come a way of innovations and transformations over the decades, became a powerful and amazing tool that can be used as an artifact for the production of meanings, and can wake up the interest of those who use visual resources in their methodologies. In the present work, we have the following research question: what is the role the virtual image in the Math pages on the social network Facebook? We use the qualitative approach of exploratory type for analysis of virtual images available in posts on a social network, so that we can approach the reality of the studied objects, as well as make a bibliographical survey on the subject. As for the methodological procedures, our research is divided in some moments. In the first one, we chose a Facebook Social Mathematics Fanpage (Procopian Mathematics) and cataloged 292 virtual images in a time frame from March / 2016 to March / 2018. From the studies by Peirce and Duval, we analyze the images to know the resignifications that could arise in the imagetic structures during the processes of construction of mental objects, what the potentialities of these activities have and what function these possible images play in the mind. readers and whether they assume a didactic role. The initial results indicate that the virtual image of the Math pages of Facebook can play a didactic role and assume some of the functions, contributing to the process of production of meanings, in relation to the different contents of Mathematics. As to the semiotic, from it, we can study the relationship of how the signs, the images, the symbols present in our mind, especially, by means of the activities that we classify as Challenges symbolic of the type Figure illustrates. In this way, we believe that the virtual image can serve as a means, a way to reach or refer to new semiotic representations. This work leads us to conclude about the importance of the insertion of the virtual image as a resource for imagery in the classroom who, in a planned way, can contribute to processes of teaching and learning content mathematical.
Palavras-chave: Imagem virtual
Semiótica
Registros de representação
Ensino de Matemática
Virtual image
Semiotics
Records of representation
The teaching of Mathematics
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SOARES, Luciano Gomes. Imagens virtuais e atividades matemáticas: Um estudo sobre representação semiótica na página do Facebook Matemática com Procópio. 2019. 174f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4236
Data de defesa: 19-Set-2019
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciano Gomes Soares.pdfPDF - Luciano Gomes Soares5.17 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.