Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4206
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação e Matemática Financeira: Uma proposta com atividades envolvendo situações cotidianas
Autor: Macêdo, Josimar dos Santos
Primeiro orientador: Esteves, Divanilda Maia
Primeiro membro da banca: Xavier Júnior, Sílvio Fernando Alves
Segundo membro da banca: Silva, Severino Horácio da
Resumo: O objetivo deste trabalho é propor atividades que possam usar situações cotidianas para abordar temas de Matemática e Educação Financeira para alunos do Ensino Médio. Entender Matemática Financeira é importante para a formação não apenas do aluno, mas do cidadão. Muitas pessoas realizam empréstimos, fazem compras à prazo, lidam com juros cobrados por atrasos de pagamentos e, no entanto, não compreendem como isso funciona. Os conhecimentos de Matemática financeira devem capacitá-los para analisar, interpretar e tomar decisões financeiras, sendo que essas situações fazem parte da vida da maioria das pessoas. O objetivo de abordar a matemática financeira não é formar economistas, mas desenvolver um pensamento crítico e dotar o estudante das noções básicas utilizadas nesse contexto. Propõe-se o uso de exercícios envolvendo contextos práticos para aproximar teoria e realidade, tornando o conteúdo mais atrativo. Na maioria das atividades indica-se o uso de planilha eletrônica, por facilitar os cálculos e a visualização dos resultados.
Abstract: This work aims to propose activities that can use everyday situations to approach Mathe matics and Financial Education subjects for high school students. Understanding Financial Mathematics is essential for training not only the student but the citizen. This knowledge should enable people to analyze, interpret and make financial decisions, and these situations are part of most people’s lives. Many people take out loans, make installment purchases, and deal with interest charges for late payments, yet they do not understand how it works. The objective of approaching financial mathematics is not to train economists, but to develop critical thinking and provide the student with the basic notions used in this context. It is proposed to use exercises involving practical contexts to bring theory and reality closer together, making the content more attractive. In most activities, the use of an electronic spreadsheet is indicated, as it facilitates calculations and visualization of results.
Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs
Ensino médio
Educação financeira
Matemática financeira
High school
Financial education
Mathematics
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT
Citação: MACÊDO, Josimar dos Santos. Educação e Matemática Financeira: Uma proposta com atividades envolvendo situações cotidianas. 2020. 39f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4206
Data de defesa: 24-Jul-2020
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josimar dos Santos Macêdo.pdfPDF - Josimar dos Santos Macêdo971.03 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.