Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4178
Tipo do documento: Dissertação
Título: História da Matemática: A interdisciplinaridade e o lúdico pedagógico na aprendizagem em Matemática
Autor: Ribeiro, Denise Aparecida Enes
Primeiro orientador: Barbosa, José Lamartine da Costa
Primeiro membro da banca: Barboza, Pedro Lúcio
Segundo membro da banca: Soares, Luís Havelange
Resumo: O nosso objetivo nessa pesquisa foi analisar como a utilização de atividades de ensino de natureza interdisciplinar e lúdico-pedagógicas, a partir da História da Matemática pode contribuir para a melhoria da aprendizagem em Matemática. A pesquisa realizada teve caráter qualitativo cujo foco é o indivíduo com toda sua complexidade e na sua inserção e interação com o ambiente sociocultural. Para o desenvolvimento desse trabalho atuamos com a pesquisa-ação e como instrumento de análise foi utilizado: coletas de dados, entrevistas e questionários com professores e alunos, durante todo o processo investigativo, não só para coleta de dados, mas análise reflexiva sobre o desenvolvimento da pesquisa e dos objetivos a serem alcançados. Realizamos também um Mini Curso em escola pública da região do Cariri Cearense, com alunos dos anos Finais do Ensino Fundamental em que foi aplicado a Mancala e os Quadrados Mágicos. O registro se deu por fotografias e questionários com os envolvidos na pesquisa. A interdisciplinaridade ocorreu por meio da leitura e interpretação de textos sobre os jogos, sobre sua história ou mesmo lendas que agregaram informações de caráter histórico. A Mancala, por sua vez também tem caráter agregador com relação a questões de diversidade cultural e sobre o meio ambiente. Como resultado dessa pesquisa foi elaborado um relatório onde os dados da realidade coletados juntamente com a experiência vivida através das propostas de atividades foram aprofundados à luz da Teoria da Atividade de Leontiev. Podemos perceber que a prática da Interdisciplinaridade e da História da Matemática começa a surgir ainda que timidamente em sala de aula e que a utilização de lendas de caráter histórico, associados ao lúdico proporcionado pelos jogos relacionados a estas lendas puderam promover uma maior Motivação na aprendizagem da Matemática, colaborando na superação de uma visão eurocentrista dessa ciência.
Abstract: Our objective in this research was to analyze how the use of teaching activities of an interdisciplinary and ludic-pedagogical nature, from the History of Mathematics can contribute to the improvement of learning in Mathematics. The research carried out had a qualitative character whose focus is the individual with all its complexity and in its insertion and interaction with the sociocultural environment. For the development of this work we worked with action research and as an instrument of analysis were used: data collection, interviews and questionnaires with teachers and students, throughout the investigative process, not only for data collection, but reflective analysis on development research and goals to be achieved. We also conducted a Mini Course in a public school in the region of Cariri Cearense, with students from the Final Years of Elementary School in which it was applied to Mancala and the Magic Squares. The record was given by photographs and questionnaires with those involved in the research. The interdisciplinarity occurred through the reading and interpretation of texts about the games, about their history or even legends that added information of historical character. Mancala, on the other hand, also has an aggregating character regarding issues of cultural diversity and the environment. As a result of this research, a report was prepared in which the reality data collected together with the experience lived through the proposals of activities were deepened in the light of Leontiev's Theory of Activity. We can see that the practice of Interdisciplinarity and the History of Mathematics begin to appear even though timidly in the classroom and that the use of legends of a historical character, associated to the playfulness provided by the games related to these legends, could promote a greater Motivation in the learning of Mathematics, collaborating in overcoming a Eurocentric vision of this science.
Palavras-chave: Ludicidade
História da Matemática
Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
History of Mathematics
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: RIBEIRO, Denise Aparecida Enes. História da Matemática: A interdisciplinaridade e o lúdico pedagógico na aprendizagem em Matemática. 2019. 102f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4178
Data de defesa: 17-Ago-2019
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Denise Aparecida Enes Ribeiro.pdfPDF - Denise Aparecida Enes Ribeiro2.46 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.