Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4160
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Moura, Rúbio Thalles Andrade de | - |
dc.contributor.advisor1 | Germano, Marcelo Gomes | - |
dc.contributor.referee1 | Ataíde, Ana Raquel Pereira de | - |
dc.contributor.referee2 | Dantas, Cláudio Rejane da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-24T19:05:53Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-17 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Rúbio Thalles Andrade de. O equilíbrio de corpos rígidos: Relato de uma experiência no ensino técnico subsequente em edificações. 2018. 142f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4160 | - |
dc.description.resumo | O ensino de Física, em regra, ainda se caracteriza pelo excesso de atenção dada a exercícios repetitivos, problemas resolvidos mecanicamente e pela utilização de uma sucessão de “fórmulas” literalmente memorizadas. Em tal contexto, o ensino de Física, em nossa experiência, tem sido considerado uma tarefa difícil. De acordo com esta realidade, que alternativas poderiam ser pensadas para uma abordagem diferenciada no contexto de um componente curricular como a Física Aplicada ao curso Técnico em Edificações? No esforço para responder a essa questão focamos na Aprendizagem Significativa Crítica com o objetivo elaborar, sistematizar e propor uma sequência didática orientada para o estudo do equilíbrio de corpos rígidos no contexto do ensino de Física Aplicada ao curso Técnico em Edificações, vivenciada neste caso, no IFPB campus Princesa Isabel. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que, a partir de uma experiência preliminar, deve conduzir a elaboração de um relato de experiência e um produto educacional, isto é, uma proposta de sequencia didática para introduzir o ensino do equilíbrio de corpos rígidos. | por |
dc.description.abstract | The physics teaching, in general, is still characterized by over-attention to repetitive exercises, mechanically solved problems, and the use of a succession of literally memorized "formulas." In such a context, physics teaching has been considered a difficult task for both teachers and students. Considering this reality, what alternatives could be considered for a differentiated approach in the context of a curricular component such as Physics Applied to the Technical Course in Buildings? In the effort to answer this question we focus on Significant Critical Learning with the objective of elaborating, systematizing and proposing a didactic sequence oriented to the study of the balance of rigid bodies in the context of the teaching of Applied Physics to the Technical Course in Buildings, lived in this case, in IFPB campus Princesa Isabel. It is a qualitative research that, based on preliminary experience, should lead to the elaboration an account of experience and of an educational product that is, a proposal of didactic sequence for the teaching of the balance of rigid bodies. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2022-02-24T12:09:56Z No. of bitstreams: 1 PDF - Rúbio Thalles Andrade de Moura.pdf: 7115106 bytes, checksum: a4368db5e845a553647282ce8679aae1 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2022-02-24T19:02:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Rúbio Thalles Andrade de Moura.pdf: 7115106 bytes, checksum: a4368db5e845a553647282ce8679aae1 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-02-24T19:05:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Rúbio Thalles Andrade de Moura.pdf: 7115106 bytes, checksum: a4368db5e845a553647282ce8679aae1 (MD5) Previous issue date: 2018-12-17 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino de Física | por |
dc.subject | Sequência didática | por |
dc.subject | Equilíbrio estático | por |
dc.subject | Aprendizagem Significativa Crítica | por |
dc.subject | Physics teaching | eng |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.title | O equilíbrio de corpos rígidos: Relato de uma experiência no ensino técnico subsequente em edificações | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGPEF - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rúbio Thalles Andrade de Moura.pdf | PDF - Rúbio Thalles Andrade de Moura | 6.95 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.