Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4091
Tipo do documento: Dissertação
Título: Corpo, linguagens e multiletramentos: uma proposta didática dialógica para o ensino da dança nas aulas de educação física
Título(s) alternativo(s): Body, languages ​​and multiliteracies: a dialogical didactic proposal for teaching dance in physical education classes
Cuerpo, lenguajes y multialfabetización: una propuesta didáctica dialógica para la enseñanza de la danza en las clases de educación física
Autor: Santana, Daniel Batista 
Primeiro orientador: Souza, Fábio Marques de
Primeiro coorientador: Di Camargo Jr, Ivo
Primeiro membro da banca: Xavier, Manassés Morais
Segundo membro da banca: Araújo, Allyson Carvalho
Resumo: O objetivo geral deste estudo é analisar as contribuições formativas de uma intervenção didática dialógica do conteúdo dança pautada na pedagogia dos multiletramentos e na compreensão do corpo dançante enquanto linguagem ideológica e sensível. Sobre o aspecto teórico, existe contribuições de Kalantzis, Cope, Pinheiro (2020) e Rojo e Moura (2019), a respeito da pedagogia dos multiletramentos; fundamenta-se em Marques (2010; 2012) e Barreto (2005) para prática de ensino e aprendizagem da dança no âmbito escolar; também compreende-se a dança como linguagem, defendendo que sua especificidade sígnica se relaciona tanto a uma dimensão sensível (PORPINO, 2018; NÓBREGA, 2018; 2019) como ideológica (BAKHTIN, 2010; VOLÓCHINOV, 2018) que encontra potência no/pelo corpo (COSTA, 2014) e, as contribuições de Bakhtin e seu Círculo permeia-se toda a conjuntura desta pesquisa. A metodologia caracteriza-se como uma pesquisa intervenção e de cunho etnográfico, com uma abordagem qualitativa e interpretativa. Recorrendo-se durante a intervenção pedagógica ao diário de campo e registros fotográficos e em vídeo como instrumento de registros para a produção do corpus de análise, tendo como lócus uma escola do ensino fundamental I, da cidade de Campina Grande/Paraíba, direcionada para uma turma do quinto ano e sendo realizada durante o segundo semestre de 2019. Ao analisar os resultados deste estudo pode-se perceber que as contribuições formativas foram singulares e múltiplas, pois foi possível notar mudanças de atitudes consistentes dos/as aprendentes ao longo da pesquisa. O ato de compreender a dança enquanto linguagem ideológica e sensível, destacando o corpo enquanto protagonista do ato de dançar tem muita potência da Educação Física escolar e, ainda mais proficuidade quando dialogada com a pedagogia dos multiletramentos, justamente pela defesa de outras possibilidades sígnicas na escola para além das práticas de letramentos grafocêntricas. A dança, nesse contexto, permitiu mediar o papel e lugar do corpo na/da Escola, atribuindo o papel de protagonista criativo e o lugar onde o conhecimento escolar é circunscrito, essa compreensão envolve uma reconfiguração da organização escolar e práticas pedagógicas. Além disso, como fruto desta pesquisa é apresentado um material didático que, embora construído a partir de uma experiência de ensino no quinto ano dos anos iniciais, acredita-se que, a partir de algumas mediações, essa proposta pode contribuir para outros níveis de ensino, considerando que este material passou por um caminho, muitas vezes, espinhoso, que envolveu cuidado e carinho de maneira minuciosa, sendo constantemente repensada diante as imprevisibilidades das aulas, exigindo mudanças de rotas e, acima de tudo, um ato responsável para com a formação dos/as aprendentes. Também cabe mencionar que o trabalho pedagógico a partir da linguagem e, a própria compreensão da dança enquanto linguagem, contribui para um olhar mais a lupa sobre as possibilidades sígnicas que podem desestabilizar, fragilizar, romper, transgredir crenças e discursos sociais que atuam como impedidores do encontro sensível e ideológico do sujeito para com as práticas corporais, em específico aqui, ao âmbito da dança.
Abstract: The general objective of this study is to analyze the formative contributions of a dialogical didactic intervention of the dance content based on the pedagogy of multiliteracies and on the understanding of the dancing body as an ideological and sensitive language. On the theoretical aspect, there are contributions from Kalantzis, Cope, Pinheiro (2020) and Rojo and Moura (2019), regarding the pedagogy of multiliteracies; it is based on Marques (2010; 2012) and Barreto (2005) for the practice of teaching and learning dance in the school environment; dance is also understood as a language, arguing that its sign specificity is related to both a sensitive dimension (PORPINO, 2018; NÓBREGA, 2018; 2019) and an ideological one (BAKHTIN, 2010; VOLÓCHINOV, 2018) that finds power in/through the body (COSTA, 2014) and the contributions of Bakhtin and his Circle permeate the entire context of this research.The methodology is characterized as an intervention and ethnographic research, with a qualitative and interpretive approach. During the pedagogical intervention, the field diary and photographic and video records were used as a recording instrument for the production of the corpus of analysis, having as locus an elementary school I, in the city of Campina Grande/Paraíba, directed to a fifth-year class and being held during the second half of 2019. By analyzing the results of this study, it can be seen that the formative contributions were unique and multiple, as it was possible to notice consistent changes in attitudes of the learners throughout the research. The act of understanding dance as an ideological and sensitive language, highlighting the body as the protagonist of the act of dancing, has a lot of power in school Physical Education and, even more fruitful when dialogued with the pedagogy of multiliteracies, precisely for the defense of other sign possibilities in school beyond the practices of graphocentric literacies.Dance, in this context, allowed mediating the role and place of the body in/of the School, attributing the role of creative protagonist and the place where school knowledge is circumscribed, this understanding involves a reconfiguration of school organization and pedagogical practices. In addition, as a result of this research, a teaching material is presented which, although built from a teaching experience in the fifth year of the early years, it is believed that, from some mediations, this proposal can contribute to other levels of education, considering that this material has often gone through a thorny path, which involved meticulous care and affection, being constantly rethought in light of the unpredictability of classes, requiring changes in routes and, above all, a responsible act with regard to training of the learners. It is also worth mentioning that the pedagogical work based on language, and the very understanding of dance as a language, contributes to a closer look at the significant possibilities that can destabilize, weaken, break, transgress beliefs and social discourses that act as impediments to sensitive and ideological encounter of the subject with bodily practices, specifically here, in the context of dance.
Palavras-chave: Multiletramentos
Educação física escolar
Corpo
Linguagem da dança
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: SANTANA, D. B. Corpo, linguagens e multiletramentos: uma proposta didática dialógica para o ensino da dança nas aulas de educação física. 2021. 261 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4091
Data de defesa: 6-Out-2021
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD_Modeloatual (1).pdfTermo de Confirmação145.58 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
DISSERTAÇÃO - DANIEL BATISTA SANTANA.pdfDissertação - Corrigida7.45 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo-de-autorizacao.pdfTermo de Autorização - corrigido98.96 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.