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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ficção de guerra: maus, de Art Spiegelman
Autor: Galdino, Evangley de Queiroz 
Primeiro orientador: Barbosa, Luciano Justino
Primeiro membro da banca: Maciel, Diógenes André Vieira
Segundo membro da banca: Oliveira, Iranilson Buriti de
Resumo: Esta pesquisa tem como corpus as Histórias em Quadrinhos Maus. Propomos uma reflexão sobre a formação das Histórias em Quadrinhos, levando em consideração sua intersemiose, o cruzamento do escrito, do visual e do sonoro e suas implicações para as relações entre memória e testemunho, fundamentais para se compreender a narrativa proposta. Isso posto, a obra em estudo, levanta questões que nos levam a repensar o lugar da própria HQ, comumente associada apenas ao entretenimento e à comunicação de massa. Nosso objetivo é compreender como a fronteira tênue entre ficção e realidade torna-se complexa a qualquer apreensão simples da História e, portanto, do passado, tanto individual quanto coletivo; e como um meio de massa é capaz de acioná-la. O estudo da HQ mostrará um momento distinto da “história do testemunho” na pós-modernidade. Ao estudarmos esta obra supracitada, vemos que, na medida em que objetiva tornar representável a uma realidade desumanizadora e até certo ponto quase indizível, o ato de narrar é, ao mesmo tempo, uma reflexão sobre as possibilidades da narrativa em “tempos pós-modernos”. No primeiro capítulo, esboçamos o caráter particular da obra, como testemunho de um sobrevivente de um evento traumático e a íntima relação entre a memória individual e como desdobramento a coletiva. No segundo capítulo, objetivamos estabelecer as relações entre História em Quadrinhos, ética e política, visando compreender como se efetiva o engajamento de algumas obras que tem, sobretudo, propostas ideológicas que vão ao encontro das minorias sociais. Para tanto, tomamos como escopo as produções recentes referentes à questão judia, através de autores como Will Eisner e Art Spiegelman. No terceiro capítulo, visamos uma sóciosemiótica das Histórias em Quadrinhos, analisando-as como uma linguagem híbrida, na qual o sonoro, o imagístico e o verbal estão intimamente imbricados. A compreensão das semioses se torna necessária, na medida em que os signos nos apontam indícios para o entendimento da própria obra. Esta premissa, nos conduz a analisar a metáfora visual criada pelo Spiegelman: a do jogo entre gatos e ratos, além de nos possibilitar também como avaliar a composição da própria capa, apresentando a intrínseca relação entre os signos e a memória. No quarto capítulo, percorreremos as linhas da História sobre o Holocausto, percebendo como o autor se apropria de fatos históricos, criando representações ficcionais singulares acerca deste evento. O diálogo entre História e Artes é definido como ponto fundamental para compreendermos a forma como algumas dessas representações nos são colocadas. Tanto as táticas de sobrevivência do povo judeu, como as estratégias de vigilância, assim como o controle e punição do sistema nazista são apresentadas como representações e é o que buscamos identificar. Para tanto, como princípios teórico-metodológicos, utilizaremos as contribuições de Pierce, Santaella, Darnton, Benjamim, Berman, Deleuze Siligmann, Le goff, dentre outros.
Abstract: This research is the corpus Comics Maus. We propose a reflection on the formation of the Comics, taking into consideration their intersemiosis the intersection of writing, visual and audible and its implications for relations between memory and testimony, fundamental to understanding the narrative proposal. That said, the work study raises questions that lead us to rethink the place of his own HQ, commonly associated only entertainment and mass communication. Our goal is to understand how the fine line between fiction and reality becomes complex for any single seizure in history and therefore the past, both individual and collective, and as a mass medium is capable of driving it. The study of HQ show a distinct moment of "witness history" in post-modernity. In studying this work above, we see that, to the extent that aims to become a reality representable dehumanizing and to some extent almost unspeakable act of narrating is at the same time, a reflection on the possibilities of narrative in "postmodern times ". In the first chapter, we outline the particular character of the work, as a testimony of a survivor of a traumatic event and the intimate relationship between individual memory and the collective as unfolding. In the second chapter, we aimed to establish the relationship between Comic, ethics and politics, aiming to understand how effective engagement of some works that have mainly ideological proposals that meet the social minorities. Therefore, we scoped the recent productions concerning the Jewish question by authors such as Will Eisner and Art Spiegelman. In the third chapter chapter, we aim at one of social-semiotic Comics, analyzing it as a hybrid language in which the sounds, the imagistic and verbal are inextricably interwoven. The understanding of semiosis becomes necessary in so far as signs indicate the grounds for understanding the work itself. This premise leads us to analyze the visual metaphor created by Spiegelman: a game between cats and mice, and also shows how to assess the composition of the actual cover, showing the intrinsic relationship between signs and memory. In the fourth chapter, we will cover the lines of history about the Holocaust, noting how the author appropriates historical facts, creating unique fictional representations about this event. Dialogue between History and Arts is defined as a key point to understand how some of these representations are put to us. Both the survival tactics of the Jewish people, as the strategies of surveillance and control and punishment of Nazi system are presented as representations and that is what we seek to identify.. Therefore, as theoretical and methodological principles, we will use the contributions of Pierce, Santaella, Darnton, Benjamin Berman, Siligmann Deleuze, Le Goff and others.
Palavras-chave: Semiótica
História em quadrinhos
Ficção
Realidade
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: GALDINO, E. Q. Ficção de guerra: maus, de Art Spiegelman. 2012. 132 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4087
Data de defesa: 25-Set-2012
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