Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4081
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Joélica Pereira de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7931224369238946 | por |
dc.contributor.advisor1 | Melo, Josandra Araújo Barreto de | - |
dc.contributor.referee1 | Melo, Josandra Araújo Barreto de | - |
dc.contributor.referee2 | Souza, Fábio Marques de | - |
dc.contributor.referee3 | Cacete, Núria Hanglei | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-25T19:57:57Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-10 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, J. P. O desenho animado como recurso didático no ensino de geografia. 2021. 106 f. Dissertação (Metrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4081 | - |
dc.description.resumo | Nossa comunicação é permeada de imagens, sejam estáticas ou em movimento, e não há como desconsiderá-las, principalmente quando o assunto é Ensino. Conciliar os recursos disponíveis nas escolas com o que se encontra no cotidiano do aluno, muitas vezes, além de desconsiderado pelo professor, é tido como algo irrelevante à aprendizagem e a ludicidade perde espaço à medida que o aluno avança pelas etapas do ensino básico. Desse modo, tratamos nesta investigação os Desenhos Animados como recurso didático relevante aos professores de Geografia no desenvolvimento do pensamento crítico e na mediação educacional de forma lúdica, não apenas por estar presente no cotidiano dos alunos, mas também pelo fato de que a televisão (e outros dispositivos transmissores de imagens) tem um papel considerável na formação social do cidadão, uma vez que fornece significações acerca do universo cotidiano do telespectador. Respaldando-nos em teóricos como Vygostky, Morin, Bakhtin e Freire, averiguamos que o papel do professor mediador, sob uma perspectiva de ensino socioconstrutivista, é intermediar a ponte entre alunado e conhecimento científico, proporcionando ferramentas didáticas que auxiliem nessa jornada educacional. Nesse cenário, o presente estudo teve por objetivo realizar uma pesquisa colaborativa junto aos professores de Geografia das duas escolas estaduais do município de Cuité-PB, e propor a utilização dos Desenhos Animados como recurso didático no Ensino de Geografia do Ensino Médio - Regular, EJA, Integral e Técnico. Dentre os resultados verificados pelos professores colaboradores da pesquisa, as animações se mostraram recursos lúdicos aplicáveis independentemente de faixa etária, nas diversas modalidades do Ensino Médio, sendo bem recebidos. Em virtude de sua curta duração, possibilita a exibição, explanação de temática e aplicação de atividade em uma mesma aula. Como produto final, elaboramos um portfólio digital que se encontra disponível e com acesso gratuito, contendo catalogação de animações e seus respectivos conteúdos geográficos, com sugestões de atividades e debates a fim de que o professor construa seu plano de aula. Esperamos que, a partir desta pesquisa, os educadores possam ser beneficiados e incentivados com os resultados obtidos, e os Desenhos Animados sirvam como recurso nessa interface entre a Educação e o Lúdico, estabelecendo a interligação entre o senso crítico e o universo imagético, não apenas formando meros espectadores, mas cidadãos atuantes criticamente. | por |
dc.description.abstract | Our communication is permeated with images, whether static or in motion, and there is no way to disregard them, especially when the subject is Teaching. Reconciling the resources available in schools with what is found in the student's daily life, often, in addition to being disregarded by the teacher, is seen as something irrelevant to learning and playfulness loses space as the student progresses through the stages of basic education. Thus, in this investigation, we treat cartoons as a relevant didactic resource for Geography teachers in the development of critical thinking and educational mediation in a playful way, not only because it is present in the daily lives of students, but also because of the fact that television (and other image transmitting devices) has a considerable role in the social formation of the citizen, as it provides meanings about the viewer's daily universe. Relying on theorists such as Vygostky, Morin, Bakhtin and Freire, we verified that the role of the mediating teacher, from a socio-constructivist teaching perspective, is to mediate the bridge between students and scientific knowledge, providing didactic tools that help in this educational journey. In this scenario, the present study aimed to carry out a collaborative research with Geography teachers from two state schools in the city of Cuité-PB, and to propose the use of cartoons as a didactic resource in High School Geography Teaching - Regular, EJA , Integral and Technical. Among the results verified by the collaborating professors of the research, the animations proved to be playful resources applicable regardless of age, in the different types of High School, being well received. Due to its short duration, it allows the exhibition, theme explanation and application of activity in the same class. As a final product, we created a digital portfolio that is available and accessible free of charge, containing a catalog of animations and their respective geographic content, with suggestions for activities and debates so that the teacher can build their lesson plan. We hope that, from this research, educators can be benefited and encouraged with the results obtained, and that Animated Cartoons serve as a resource in this interface between Education and Play, establishing the connection between critical sense and the imagery universe, not just forming mere spectators, but critically active citizens. | por |
dc.description.provenance | Submitted by Concluinte Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2022-01-06T18:03:05Z No. of bitstreams: 3 DISSERTAÇÃO - JOÉLICA P LIMA.pdf: 2304504 bytes, checksum: d0d01bccd27a6e7b3dea8d16b4db178a (MD5) Termo-de-autorizacao-de-insercao-de-tese-ou-dissertacao-no-Sistema-TEDE-da-BDTD.pdf: 106647 bytes, checksum: c2717440cfcd4233fccd12bdbb147d09 (MD5) Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD.pdf: 210671 bytes, checksum: 588b3e473c907a2c962406c1e6c0bae7 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Iris Gomes Barreto (irisgbarreto@uepb.edu.br) on 2022-01-11T17:05:05Z (GMT) No. of bitstreams: 3 DISSERTAÇÃO - JOÉLICA P LIMA.pdf: 2304504 bytes, checksum: d0d01bccd27a6e7b3dea8d16b4db178a (MD5) Termo-de-autorizacao-de-insercao-de-tese-ou-dissertacao-no-Sistema-TEDE-da-BDTD.pdf: 106647 bytes, checksum: c2717440cfcd4233fccd12bdbb147d09 (MD5) Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD.pdf: 210671 bytes, checksum: 588b3e473c907a2c962406c1e6c0bae7 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-01-25T19:57:57Z (GMT). No. of bitstreams: 3 DISSERTAÇÃO - JOÉLICA P LIMA.pdf: 2304504 bytes, checksum: d0d01bccd27a6e7b3dea8d16b4db178a (MD5) Termo-de-autorizacao-de-insercao-de-tese-ou-dissertacao-no-Sistema-TEDE-da-BDTD.pdf: 106647 bytes, checksum: c2717440cfcd4233fccd12bdbb147d09 (MD5) Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD.pdf: 210671 bytes, checksum: 588b3e473c907a2c962406c1e6c0bae7 (MD5) Previous issue date: 2021-11-10 | eng |
dc.description.sponsorship | Recurso próprio | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/13338/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20JO%c3%89LICA%20P%20LIMA.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/13340/Termo-de-autorizacao-de-insercao-de-tese-ou-dissertacao-no-Sistema-TEDE-da-BDTD.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/13342/Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino de geografia | por |
dc.subject | Ludicidade | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Portfólio digital | por |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.title | O desenho animado como recurso didático no ensino de geografia | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGPFP - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - JOÉLICA P LIMA.pdf | Documento principal (dissertação) | 2.25 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo-de-autorizacao-de-insercao-de-tese-ou-dissertacao-no-Sistema-TEDE-da-BDTD.pdf | termo de autorização de inserção | 104.15 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD.pdf | termo de confirmação e cadastramento | 205.73 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.