Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4080
Tipo do documento: Dissertação
Título: Saberes docentes em Matemática mobilizados no processo de formação de professores em um curso normal de nível médio
Título(s) alternativo(s): Mathematics teaching knowledge mobilized in the process of teacher training in a normal high school course
Autor: Cabral, Vilmara Luiza Almeida 
Primeiro orientador: Azerêdo, Maria Alves de
Primeiro membro da banca: Azerêdo, Maria Alves de
Segundo membro da banca: Almeida, José Joelson Pimentel de
Terceiro membro da banca: Barbosa, José Lamartine da Costa
Quarto membro da banca: Alves, Francisca Terezinha Oliveira
Resumo: A presente dissertação, desenvolvida na linha Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Mestrado Profissional pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) teve como objetivo discutir saberes docentes em Matemática no processo de formação inicial em um curso Normal de Nível Técnico. Essa escolha justifica-se pela preocupação com a formação Matemática ofertada na escola Normal e seus impactos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, uma vez que muito egressos se inserem no mercado profissional da cidade. O presente trabalho teve fundamentação teórica pautada em Tardif (2010), Shulmam (2005) que discutem os saberes profissionais, e Curi (2004) que investigou a formação Matemática nos Anos Iniciais, dentre outros autores. Nossa proposta metodológica teve princípio norteador ancorado na pesquisa qualitativa, exploratória e de estudo de caso. O estudo teve como sujeitos de pesquisa dois professores da escola normal, ambos lecionando no 3º e 4º ano na modalidade Magistério Normal, no turno noite, usando-se como técnicas de coleta de dados a análise documental, a entrevista, a observação participante que corroboraram os objetivos da pesquisa. A análise dos dados coletados está alicerçada em três categorias de acordo com nosso referencial teórico, sendo Categoria 1 - Saber pedagógico, Categoria 2 - Saber do conteúdo, Categoria 3 - Saber da experiência, com as quais discutiremos dados coletados. Os resultados nos permitiram traçar um panorama de como ocorre a formação de Magistério em nível Médio acerca de Matemática voltada aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Apresentamos, como produto educacional, juntamente à pesquisa, uma cartilha a ser divulgada na Escola Normal pesquisada.
Abstract: The present dissertation, developed in the line Teacher Training of the Postgraduate Program in Science and Mathematics Teaching - Professional Master's at the State University of Paraíba (UEPB) aimed to discuss teaching knowledge in Mathematics in the process of initial training in a Normal course. of Technical Level. This choice is justified by the concern with the Mathematics training offered at the Normal School and its impacts on the Initial Years of Elementary School, since many graduates are inserted in the professional market of the city. The present work had a theoretical foundation based on Tardif (2010), Shulmam (2005) who discuss professional knowledge, and Curi (2004) who investigated Mathematics training in the Early Years, among other authors. Our methodological proposal had a guiding principle anchored in qualitative, exploratory and case study research. The study had as research subjects two teachers from the normal school, both teaching in the 3rd and 4th year in the Normal Teaching modality, in the night shift, using document analysis, interview, participant observation as data collection techniques, which corroborated the research objectives. The analysis of the collected data is based on three categories according to our theoretical framework, being Category 1 - Pedagogical knowledge, Category 2 - Content knowledge, Category 3 - Experience knowledge, with which we will discuss collected data. The results allowed us to draw an overview of how the formation of Teachers in High School occurs about Mathematics aimed at the Initial Years of Elementary School. We present, as an educational product, together with the research, a booklet to be disseminated in the Normal School researched.
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Formação de professores
Saberes docentes
Initial formation
Normal education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: CABRAL, Vilmara Luiza Almeida. Saberes Docentes em Matemática Mobilizados no processo de Formação de Professores em um Curso Normal de Nível Médio. 2022. 135 folhas. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4080
Data de defesa: 30-Mar-2020
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VILMARA LUIZA ALMEIDA CABRAL - DISSERTAÇÃO OK.pdfPDF - Vilmara Luiza Almeida Cabral3.1 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
TERMOS DE CONFIRMAÇÃO E AUTORIZAÇÃO .pdfPDF - Termos de depósito543.49 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.