Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4079
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Melo, Paulo Henrique Pereira de | - |
dc.contributor.advisor1 | Freitas, Heron Neves de | - |
dc.contributor.referee1 | Santos, José Jamilton Rodrigues dos | - |
dc.contributor.referee2 | Medeiros, Fábio Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-14T12:57:24Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-26 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Paulo Henrique Pereira de. O uso de atividades experimentais no ensino de Física para o estudante de indução eletromagnética. 2021. 132f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4079 | - |
dc.description.resumo | Nesta dissertação apresentamos uma proposta de Ensino Problematizador, que possui como produto educacional uma Sequência Didática, que tem como objeto de discussão o estudo da indução eletromagnética. O desenvolvimento da base conceitual da indução eletromagnética se deu a partir da realização de atividades experimentais, e após inúmeras observações e questionamentos levantados sobre o fenômeno, tornou-se possível entender a união da eletricidade e magnetismo, surgindo assim o eletromagnetismo. A sequência didática proposta é composta por cinco encontros e segue o aporte do uso da experimentação em sala de aula e os três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti. Nos quatros primeiros encontros, os alunos fizeram o manuseio de experimentos relacionados ao eletromagnetismo, onde através da socialização dos saberes, do estímulo e incentivo, passaram para o processo de construção do conhecimento, buscando explicar os fenômenos observados. Ao fim de cada encontro os alunos participaram de uma avaliação composta por questões, que foram respondidas de forma descritiva e com a utilização de representações gráficas. Ao final teremos como produto educacional, a sequência didática e um tutorial para confecção dos experimentos, os quais seguem uma ordem de fenômenos sobre a indução eletromagnética. | por |
dc.description.abstract | In this dissertation we present a proposal of Problematic Teaching, which has as its educational product a Didactic Sequence, which has as object of discussion the study of electromagnetic induction. The development of the conceptual basis of electromagnetic induction occurred from the realization of experimental activities, in which after numerous observations and questions raised about the phenomenon, made it possible to nderstand the union of electricity and magnetism, thus giving rise to electromagnetism. The proposed didactic sequence is composed of five meetings and follows the use of experimentation in the classroom and the three pedagogical moments of Delizoicov and Angotti. In the first four meetings, the students will handle experiments related to electromagnetism, where through the socialization of knowledge, stimulus and incentive, they will move into the process of building knowledge, seeking to explain the phenomena observed. At the end of each meeting the students will participate in an evaluation composed of questions, which must be answered in a descriptive manner and with the use of graphic representations. At the end we will have as an educational product, the didactic sequence and a tutorial for making the experiments, which follow an order of phenomena on electromagnetic induction. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2021-09-06T11:31:53Z No. of bitstreams: 1 PDF - Paulo Henrique Pereira de Melo.pdf: 4123892 bytes, checksum: 1db5181d61fb4bed08b8cc193f8a8a6e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2022-01-14T12:57:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Paulo Henrique Pereira de Melo.pdf: 4123892 bytes, checksum: 1db5181d61fb4bed08b8cc193f8a8a6e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-01-14T12:57:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Paulo Henrique Pereira de Melo.pdf: 4123892 bytes, checksum: 1db5181d61fb4bed08b8cc193f8a8a6e (MD5) Previous issue date: 2021-02-26 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Atividades experimentais | por |
dc.subject | Indução eletromagnética | por |
dc.subject | Sequência didática | por |
dc.subject | Ensino de Física | por |
dc.subject | Teaching Physics | eng |
dc.subject | Didactic sequence | eng |
dc.subject | Electromagnetic induction | eng |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.title | O uso de atividades experimentais no ensino de Física para o estudante de indução eletromagnética | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGPEF - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Paulo Henrique Pereira de Melo.pdf | PDF - Paulo Henrique Pereira de Melo | 4.03 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.