Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4036
Tipo do documento: Tese
Título: Fatores associados à experiência de cárie dentária, ao alfabetismo em saúde bucal e à ida ao dentista em adolescentes
Título(s) alternativo(s): Factors associated with dental caries experience, oral health literacy and visit to the dentist in adolescents
Autor: Moura, Mirella de Fátima Liberato de
Primeiro orientador: Granville-Garcia, Ana Flávia
Primeiro coorientador: Firmino, Ramon Targino
Primeiro membro da banca: Costa, Edja Maria Melo de Brito
Segundo membro da banca: Massoni, Andreza Cristina de Lima Targino
Terceiro membro da banca: Ferreira, Fernanda de Morais
Quarto membro da banca: Gomes, Monalisa da Nóbrega Cesarino
Resumo: A adolescência é um período caracterizado por mudanças nos aspectos físicos, sociais e emocionais que resultam em uma certa independência em relação aos cuidados dos pais. Essas mudanças podem contribuir para comportamentos negligentes em relação a saúde bucal e pouco se sabe sobre a influência dos fatores psicossociais na experiência de cárie dentária, no alfabetismo em saúde bucal e na ida ao dentista no início da adolescência. A compreensão dos fatores envolvidos nestes contextos permite o planejamento de estratégias de promoção e prevenção em saúde bucal voltados a esta população. OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi avaliar os fatores associados à experiência de cárie dentária, ao alfabetismo em saúde bucal e à ida ao dentista em adolescentes. METODOLOGIA: Um estudo transversal com uma amostra representativa de 448 adolescentes de 12 anos de idade foi realizado em escolas públicas e privadas da cidade de Cajazeiras-PB, Brasil. Os pais/responsáveis e professores responderam à versão Brasileira da subescala de desatenção e hiperatividade/impulsividade (SNAP- IV) para avaliação dos sinais do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Os pais/responsáveis também responderam um questionário sobre os fatores sociodemográficos. Os adolescentes responderam questionários validados sobre a coesão e adaptabilidade familiar (FACES III), um instrumento de mensuração do alfabetismo em saúde bucal (ASB) (BREALD-30) e um questionário de histórico de ida ao dentista alguma vez na vida e experiência prévia de dor dentária nos últimos seis meses. Foi realizado o exame clínico para a cárie dentária (OMS) por uma examinadora calibrada (K>0.80). Modelos de regressão de Poisson ajustados foram realizados para avaliar a associação das variáveis independentes com a variável desfecho de cada plano de análise. O estudo foi dividido em três planos de análises, cujas variáveis desfechos foram experiência de cárie dentária, alfabetismo em saúde bucal e ida ao dentista. RESULTADOS: O valor médio do CPO-D foi de 1,02 (DP=1,5), a média do escore total do BREALD-30 foi de 20,3 (DP=4,5) e 93% dos adolescentes já visitaram o dentista alguma vez na vida. A maior experiência de cárie foi associada a sinais de TDAH (relato dos professores) (RR: 1,73; IC95%: 1,31-2,28), ao menor ASB (RR: 1,59; IC95%: 1,01-2,51), a menor renda familiar (RR: 1,38; IC95%: 1,03-1,83) e ao maior número de pessoas residentes no domicílio (RR: 1,18; IC95%: 1,06-1,31). Em relação ao ASB, as variáveis associadas ao maior ASB nos adolescentes foram a baixa (RR: 1,12; IC95%: 1,04- 1,22) e média adaptabilidade familiar (RR: 1,11; IC95%: 1,03- 1,19), as mães com mais de 8 anos de escolaridade (RR: 1,07; IC95%: 1,03-1,12) e a renda familiar de mais de um salário mínimo (RR: 1,08; IC95%: 1,03-1,12). O menor ASB foi associado a baixa coesão familiar (RR: 0,88; IC95%: 0,82-0,95) e a mais sinais de TDAH (relato dos professores) (RR: 0,94; IC95%: 0,91- 0,98). Quanto à ida ao dentista, na análise final observou-se associação com adolescentes pertencentes a famílias aglutinadas (RP: 1,08; IC95%: 1,01- 1,15) e conectadas (RP: 1,06; IC95%: 1,01- 1,13), com déficit de atenção segundo relato dos pais (RP: 1,09; IC95%: 1,04- 1,14), com renda familiar maior que um salário mínimo (RP: 1,06; IC95%: 1,01-1,12) e com dor de dente nos últimos seis meses (RP: 1,05; IC95%: 1,01- 1,11). CONCLUSÃO: A experiência de cárie dentária nos adolescentes foi associada aos sinais de TDAH, ao nível de ASB e aos fatores sociodemográficos. Já o ASB nos adolescentes foi associado à adaptabilidade e coesão familiares, aos sinais de TDAH, à escolaridade materna e à renda familiar. Por fim, a ida ao dentista foi associada à coesão familiar, ao déficit de atenção segundo relato dos pais, à renda familiar e à dor de dente.
Abstract: Adolescence is a phase characterized by physical, social and emotional changes that result in certain independence from parental care. These changes may contribute to neglected behavior in relation to oral health and little is known about the influence of psychosocial factors on dental caries experience, oral health literacy (OHL) and visit to the dentist in early adolescence. Understanding factors involved in these contexts allow the planning of oral health promotion and preventive strategies directed for this population. OBJECTIVE: The objective of this study was to evaluate the factors associated with dental caries experience, OHL and visit to the dentist in adolescents. METHODOLOGY: A cross-sectional study with a representative sample of 448 12- years-old adolescents was performed in public and private schools in the city of Cajazeiras-PB, Brazil. Parents/guardians and teachers answered the Brazilian version of the inattention and hyperactivity/impulsivity subscales (SNAP IV) for the evaluation of clinical signs of attention deficit/hyperactivity disorder (ADHD). Parents/guardians also answered to a questionnaire concerning sociodemographic data. Adolescents answered validated questionnaires about family cohesion and adaptability (FACES III), an instrument measuring OHL (BREALD-30) and a questionnaire concerning history of visit to the dentist once in the lifetime and previous experience of dental pain in the previous six months. Clinical exams for dental caries (WHO) were performed by a calibrated examiner (K>0.80). Adjusted Poisson regression analysis was performed to investigate the association between independent variables and the outcome variable of each analysis plan. The study was divided in three analysis plans, in which the outcome variables were dental caries experience, oral health literacy and visit to the dentist. RESULTS: The mean DMFT was 1.02 (SD=1.5), the mean BREALD-30 score was 20.3 (SD=4.5) and 93% of adolescents visited the dentist at some point in their life. A greater caries experience was associated with signs of ADHD (teachers' reports) (RR: 1.73; IC95%: 1.31-2.28), lower OHL (RR: 1.59; IC95%: 1.01- 2.51), lower family income (RR: 1.38; IC95%: 1.03-1.83) and greater number of residentes in the home (RR: 1.18; IC95%: 1.06-1.31). Regarding OHL, the variables associated with greater OHL were low (RR: 1.12; 95% CI: 1.04-1.22) and medium (RR: 1.11; 95% CI: 1.03-1.19) family adaptability, mothers that had more than eight years of schooling (RR: 1.07; 95% CI: 1.03-1.12) and family income higher than the Brazilian monthly minimum wage (RR: 1.08; 95% CI: 1.03- 1.12). Lower OHL was associated with low family cohesion (RR: 0.88; 95% CI: 0.82-0.95) and more signs of ADHD (teachers' reports) (RR: 0.94; 95% CI: 0.91-0.98). Regarding visit to the dentist, in the final analysis it was associated with adolescents from enmeshed (PR: 1.08; IC95%: 1.01- 1.15) and connected families(PR: 1.06; IC95%: 1.01- 1.13), attention-deficit (parent’sreport) (PR: 1.06; IC95%: 1.01-1.12) and dental pain in the previous six months (RP: 1.05; IC95%: 1.01- 1.11). CONCLUSION: Dental caries experience among adolescents was associated with signs of ADHD, OHL level and sociodemographic factors. Adolescents’ OHL was associated with family cohesion and adaptability, signs of ADHD, maternalschooling and family income. Finally, visiting the dentist was associated with family cohesion, attention-deficit according to parental report, family income and dental pain.
Palavras-chave: Acesso aos serviços de saúde
Adolescentes
Letramento em saúde
Cárie dentária
Access to health services
Health literacy
Dental caries
Adolescents
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Odontologia - PPGO
Citação: MOURA, Mirella de Fátima Liberato de. Fatores associados à experiência de cárie dentária, ao alfabetismo em saúde bucal e à ida ao dentista em adolescentes. 2020. 170f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Odontologia - PPGO) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4036
Data de defesa: 15-Jul-2020
Aparece nas coleções:PPGO - Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mirella de Fátima Liberato de Moura.pdfPDF - Mirella de Fátima Liberato de Moura3.71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.