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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4025
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A Química dos chás: Um diálogo entre a etnoquímica e os saberes populares em clube de mães |
Autor: | Luna, Leossandra Cabral de |
Primeiro orientador: | Dantas Filho, Francisco Ferreira |
Primeiro membro da banca: | Almeida, José Joelson Pimentel de |
Segundo membro da banca: | Marcelino Júnior, Cristiano de Almeida Cardoso |
Resumo: | A prática de produção de chás é uma herança cultural e seu surgimento alinha-se ao surgimento da humanidade. Uma prática que perpassa todos os níveis sociais da sociedade e é disseminada intergeracionalmente. Utilizados para várias finalidades, sobretudo medicinais. No entanto, com a revolução tecnológica esta prática vem perdendo espaço, e com as recomendações dos documentos oficiais da educação brasileira, no intuito de valorizar estes saberes e discuti-los no ambiente escolar, faz se necessária esta reflexão. A pesquisa buscou estabelecer uma relação entre os saberes populares de um grupo de mulheres que frequentam a um clube de mães, envolvidos na produção de chás e os conhecimentos etnoquímicos. Para tanto, utilizamos a metodologia da pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória com relação ao seu caráter e participante com relação aos seus procedimentos. Sendo desenvolvida na cidade de Campina Grande – PB em um clube de mães, contando como instrumento de coleta de dados dois questionários semiestruturados, e o registro em recursos audiovisuais e diário de campo. Os dados foram analisados de acordo com a técnica de Bardin, e mostraram que as participantes fazem o uso de cerca de 30 plantas medicinais diferentes para o preparo de chás. Esse conhecimento é transmitido de geração a geração, e há uma preocupação por estar sendo esquecido mediante o avanço tecnológico e a supervalorização da ciência. As falas das mulheres revelam aspectos da etnoquímica, e com a oficina realizada na segunda etapa da pesquisa, esses conhecimentos populares puderam ser otimizados, e valorizados. |
Abstract: | The practice of teas production is a cultural heritage and its emergence aligns with the emergence of humanity. A practice that runs through all social levels of society and is intergenerationally disseminated. Used for various purposes, especially medicinal. However with the technological revolution this practice has been losing space, and with the recommendations of the official documents of Brazilian education, in order to value this knowledge and discuss them in the school environment, this reflection is necessary. The research sought to establish a relationship between popular knowledge involved in teas production and scientific knowledge. Therefore, we used the research methodology of qualitative approach, exploratory in relation to its character and participant in relation to its procedures. Being developed in the city of Campina Grande - PB in a club of mothers, provided as data collection instrument two semi-structured questionnaires, and the record in audiovisual resources and field diary. The data were analyzed according to the Bardin technique and showed that the participating subjects make use of about 30 different medicinal plants for the preparation of teas. This knowledge is passed down from generation to generation, and there is a concern that it is being forgotten through technological advancement and the overvaluation of science. Women's speeches reveal aspects of chemistry, and with the workshop this popular knowledge could be optimized and valued. |
Palavras-chave: | Etnoquímica Fitoquímica Saberes populares Chás Teas Phytochemistry Ethnosciences Popular knowledge |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | LUNA, Leossandra Cabral de. A Química dos chás: Um diálogo entre a etnoquímica e os saberes populares em clube de mães. 2019. 96f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4025 |
Data de defesa: | 30-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
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