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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3932
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A contextualização e a interdisciplinaridade nas questões do Exame Nacional do Ensino Médio abordando o tema Biotecnologia |
Autor: | Santos, Magiane do Rêgo |
Primeiro orientador: | Dias, Márcia Adelino da Silva |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo analisar como a contextualização e a interdisciplinaridade se efetivam no Novo ENEM, nas questões que envolvem os conteúdos de Biotecnologia. Para organizar o quadro teórico de análise, adotamos os estudos desenvolvidos por Japiassú (1976), Fazenda (2001), Ricardo (2005), Kato e Kawasaki (2007), Dias (2008), Lopes (2010); além dos documentos oficiais que regulamentam a educação no Brasil. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, e busca analisar e responder aos seguintes questionamentos: Quais contextos são explorados nas questões de biotecnologia nas provas do ENEM? Nas questões analisadas há conexões entre os conteúdos de biotecnologia com as outras áreas do conhecimento? Como se apresentam os pressupostos da contextualização e da Interdisciplinaridade nas questões das provas do ENEM, que contemplam o conteúdo de Biotecnologia? Para isso, recorremos à técnica de análise de conteúdo e utilizamos como instrumento de pesquisa, as provas do Novo ENEM, aplicadas entre os anos de 2014 a 2019. Os resultados sinalizam que nas provas aplicadas no período deste estudo, a contextualização esteve presente em 87,5% das questões que exploraram os conteúdos relacionados à biotecnologia. No tocante à interdisciplinaridade, observamos que os elementos que a expressam, se apresentaram em menor proporção, apenas 17%, nas questões analisadas. Sob esse ponto de vista, consideramos que há um descompasso entre o que propõe o documento orientador do Novo ENEM e as orientações dos documentos oficiais da educação brasileira. Assim, considero que os resultados deste estudo possam trazer contribuições significativas para uma melhor compreensão acerca do significado da contextualização e da interdisciplinaridade nas questões das provas, mais especificamente no que tange às questões do Novo ENEM. Por se tratar de um Programa de Mestrado na área da Educação, as análises dos resultados subsidiaram a elaboração de um produto acadêmico, na forma de Sequência Didática, com a finalidade de abordar a diversidade de temas de Biotecnologia a partir dos pressupostos da contextualização e da interdisciplinaridade. Intencionamos que os resultados desta investigação instiguem a compreensão de outros aspectos que possam surgir no entorno do ENEM e da abordagem dos conteúdos em aula, motivando pesquisas no cenário acadêmico. |
Abstract: | The present study has had as objective to analyse how contextualization interdisciplinarity are got effective in the New ENEM, on questions involving contents of Biotechnology. In order to organize the theoretical scene for analysis, we have adopted the developed studies by Japiassú (1976), Fazenda (2001), Ricardo (2005) Kato and Kawasaki (2007), Dias (2008), Lopes (2010); altogether with official documents ruling education in Brazil. The research is characterized as qualitative, seeking to analyse and answer the following questions: which context are explored in the questions on Biotechnology in the ENEM exams? In the questions analysed, are there connections between contents of Biotechnology and other knowledge disciplines? How are pre-suppositions presented of contextualization and interdisciplinarity in questions of ENEM exams, approaching the content of Biotechnology? For that, we have taken the technique for content analysis and we have used as research instrument the tests of the new ENEM, made in the period of this study, the contextualization has been present in 87,5% of questions exploring contents related to Biotechnology. About the interdisciplinarity, we have observed that the elements expressing it, are presented in minor proportion, just 17% from the analysed questions. Under this view point, we can consider that there is difference between what is proposed by the document that the new ENEM recommends and official documents of the Brazilian Education. Thus, it’s considerable that the results of this study may bring meaningful contributions for a better comprehension about the meaning of contextualization and interdisciplinarity in the questions of the tests, more specifically regarding to questions of the new ENEM exam. As it is about a Master Degree Programme in the Education field, the result analysis supplied the elaboration of an academic product, in way of Didactic Sequence, in order to approach the diversities of themes of Biotechnology from pre-suppositions of contextualization and interdisciplinarity. The aim is that the results of this investigation can foster the comprehension of other aspects which may come out from ENEM and from the approach of contents worked in classes, motivating researches in the academic scenario. |
Palavras-chave: | Biotecnologia Interdisciplinaridade Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM Ensino de Ciências |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | SANTOS, Magiane do Rêgo. A contextualização e a interdisciplinaridade nas questões do Exame Nacional do Ensino Médio abordando o tema Biotecnologia. 2021. [108 p]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, [Campina Grande/PB]. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3932 |
Data de defesa: | 24-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
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