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Tipo do documento: Dissertação
Título: Depressão, ansiedade e estresse em estudantes de graduação de Odontologia e sua associação com variáveis sociodemográficas e do ambiente acadêmico
Título(s) alternativo(s): Depression, anxiety and stress in undergraduate dental students and their association with sociodemographic and academic variables
Autor: Viana, Murilo Áquila de Oliveira 
Primeiro orientador: Massoni, Andreza Cristina de Lima Targino
Primeiro membro da banca: Massoni, Andreza Cristina de Lima Targino
Segundo membro da banca: Forte, Franklin Delano Soares
Terceiro membro da banca: Cavalcanti, Sérgio D'Ávila Lins Bezerra
Resumo: Esse estudo se propôs a verificar a ocorrência de estresse, ansiedade e depressão em estudantes de graduação em Odontologia de Instituições Públicas do Estado da Paraíba, e sua associação com variáveis sociodemográficas e do ambiente acadêmico. Tratou-se de um estudo transversal, com amostra de 488 graduandos, os quais responderam a dois questionários virtuais: o sociodemográfico e Depression, Anxiety and Stress Scale – 21 Items (DASS -21). Para análise das variáveis investigadas utilizou-se a estatística descritiva, em seguida a estatística inferencial com o auxílio do teste qui-quadrado de Pearson ou o teste exato de Fisher. Posteriormente, realizou-se análise de regressão logística para determinar a magnitude das associações. As variáveis que apresentaram p < 0,05 permaneceram no modelo final ajustado. O nível de significância considerado nas decisões dos testes estatísticos foi de 5% (p < 0,05). O coeficiente α de Cronbach foi estimado em 0,942. Os resultados indicaram que as ocorrências de depressão, ansiedade e estresse foram, respectivamente, de 60,0%; 59,8% e 60,9%. A análise multivariada apontou que a variável “pensar em desistir do curso” permaneceu associada tanto à depressão (aOR: 2,13; IC: 1,39-3,26; p = 0,001), como à ansiedade (aOR: 2,11; IC: 1,39-3,21; p < 0,001) e ao estresse (aOR: 1,76; IC: 1,16-2,67; p = 0,008). As variáveis “crer/praticar alguma religião apenas semanalmente” (aOR: 2,31; IC: 1,36-3,91; p = 0,002) ou “não praticar/não acreditar” (aOR: 2,03; IC: 1,26-3,27; p = 0,004) e “renda familiar baixa” (aOR: 1,92; IC: 1,01-3,63; p = 0,045) ou “intermediária” (aOR: 1,66; IC: 1,03-2,70; p = 0,039) permaneceram associadas à depressão, no modelo final. Para a ansiedade, a única variável que permaneceu associada foi a “renda familiar intermediária” (aOR: 2,24; IC: 1,39-3,62; p = 0,001). Quanto ao estresse, a “prática de algum tipo de esporte/exercício físico apenas de 3 a 6 vezes por semana” (aOR: 2,25; IC: 1,13-4,47; p = 0,020). Conclui-se que houve uma alta prevalência dos três desfechos estudados e que estes estiveram associados ao pensamento de desistir do curso. Apenas à depressão a associação se manteve para uma menor ou não crença/prática de alguma religião assim como também para uma menor faixa de renda; para ansiedade, unicamente a renda familiar intermediária e para o estresse, somente a menor prática de exercício físico.
Abstract: This study aimed to verify the occurrence of stress, anxiety and depression in undergraduate dental students in Public Institutions in the State of Paraiba, and their association with sociodemographic variables and the academic environment. It was a cross-sectional study comprised by 488 undergraduates, who answered two virtual questionnaires: sociodemographic and Depression, Anxiety and Stress Scale – 21 Items (DASS-21). Descriptive statistics were used to analyze the investigated variables, followed by inferential statistics with the aid of Pearson's chi-square test or Fisher's exact. Subsequently, logistic regression analysis was performed to determine the magnitude of the associations. Variables with p < 0.05 remained in the final adjusted model. The level of significance considered in the decisions of the statistical tests was 5% (p < 0.05). Cronbach's α coefficient was estimated at 0.942. The results indicated that the occurrences of depression, anxiety and stress were, respectively, 60.0%; 59.8% and 60.9%. The multivariate analysis showed that the variable "thinking about quitting the course" remained associated with depression (aOR: 2,13; CI: 1,39-3,26; p = 0,001), anxiety (aOR: 2,11; CI: 1,39-3,21; p < 0,001) and stress (aOR: 1,76; CI: 1,16-2,67; p = 0,008). The variables “believing/practicing a religion only weekly” (aOR: 2,31; CI: 1,36-3,91; p = 0,002) or “not practicing/not believing” (aOR: 2,03; CI: 1,26-3,27; p = 0,004) and “low family income” (aOR: 1,92; CI: 1,01-3,63; p = 0,045) or “intermediate” (aOR: 1,66; CI: 1,03-2,70; p = 0,039) remained associated with depression in the final model. For anxiety, the only variable that remained associated was "intermediate family income" (aOR: 2,24; CI: 1,39-3,62; p = 0,001). As for stress, only “practicing some type of sport/physical exercise only 3 to 6 times a week” (aOR: 2.25; CI: 1.13-4.47; p = 0.020). It is concluded that there was a high prevalence of the three outcomes studied and that these were associated with the thought of quitting the course. Only with depression did the association remain for a lower or no belief/practice of any religion as well as for a lower income range; just for anxiety, the intermediate family income and just for stress, the lesser practice of physical exercise.
Palavras-chave: Educação em Odontologia
Estudantes de Odontologia
Transtornos mentais
Estresse psicológico
Dental education
Dental students
Mental disorders
Psychological stress
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Odontologia - PPGO
Citação: VIANA, Murilo Áquila de Oliveira. Depressão, ansiedade e estresse em estudantes de graduação de Odontologia e sua associação com variáveis sociodemográficas e do ambiente acadêmico. 2021. 80f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Odontologia - PPGO) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - Paraíba, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3899
Data de defesa: 22-Jun-2021
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