Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3883
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação científica e complexidade: da termodinâmica da vida à pós-verdade em tempos de pandemia
Autor: Silva, Mayara Gomes da
Primeiro orientador: Luna, Karla Patrícia de Oliveira
Primeiro coorientador: Dias, Márcia Adelino da Silva
Primeiro membro da banca: Germano, Marcelo Gomes
Segundo membro da banca: Severo, Thiago Emmanuel Araújo
Resumo: O objetivo principal desta dissertação consistiu em discutir como o pensamento complexo pode fornecer subsídios para uma compreensão ampliada das ciências e da educação biológica/científica, especificamente no que concerne a temas relativos à termodinâmica da vida e a problemas socioambientais emergentes, tais como, o fenômeno da pós-verdade e a pandemia da COVID – 19. Para tanto, compilamos dois artigos em torno do objetivo principal – cada artigo compõe um capítulo individual apresentando objetivos particulares. Assim, no primeiro capítulo discutimos as interconexões entre a termodinâmica do não-equilíbrio e as ciências da vida, suas influências no desenvolvimento de uma “nova Biofísica” numa perspectiva complexa, bem como as implicações para o ensino das Biofísicas. No segundo capítulo, diante da emergência sanitária, ambiental e social evidenciada pela pandemia da COVID – 19, discutimos o contexto da pós-verdade, a partir da teoria dual da mente, refletindo de que maneira a educação científica sob a luz do pensamento complexo pode dialogar com este fenômeno em tempos de pandemia. Destacamos que a questão paradigmática é um dos pontos de interconexão entre os capítulos, uma vez que a termodinâmica do não-equilíbrio é um dos pilares do pensamento complexo, o qual enfatiza uma reforma do pensamento científico e educacional – de noções mecanicistas, deterministas, dualistas e hierárquicas para uma consciência ecológica, biodiversa e interdependente. Argumentamos que uma educação científica que considere as realidades contextuais e socioculturais das pessoas pode ser mais profícua no atual cenário e apontamos para a necessidade de incluir as questões bioéticas na educação em ciências.
Abstract: This dissertation aimed to discuss how complex thinking can provide subsidies for an expanded understanding of the sciences and biological/scientific education, specifically with regard to themes related to the thermodynamics of life and emerging socioenvironmental problems, such as the post-truth phenomenon and the COVID-19 pandemic. For this purpose, we have compiled two articles around the main objective – each article composes an individual chapter presenting particular objectives. Thus, in the first chapter we discussed the interconnections between the non-equilibrium thermodynamics and the life sciences, their influences on the development of a “new Biophysics” in a complex perspective, as well as the implications for the teaching of Biophysics. In the second chapter, in the face of the health, environmental and social emergency evidenced by the COVID-19 pandemic, we discussed the context of the post truth, based on the dual process theory, reflecting how scientific education under the light of complex thinking could dialogue with this phenomenon in pandemic times. We emphasized that the paradigmatic question is one of the points of interconnection between the chapters, since the thermodynamics of non-equilibrium is one of the pillars of complex thinking, which emphasizes a reform of scientific and educational thinking – of mechanistic, deterministic, dualist and hierarchical notions for an ecological, biodiverse, and interdependent awareness. We argued that a scientific education that considers the contextual and socio-cultural realities of people can be more fruitful in the current scenario and we point to the need to include bioethical issues in science education.
Palavras-chave: Pós-verdade
Termodinâmica
Educação em Ciências
Educação científica
Science education
Post-truth
Thermodynamics
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SILVA, Mayara Gomes da. Educação científica e complexidade: da termodinâmica da vida à pós-verdade em tempos de pandemia. 2021. 92f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3883
Data de defesa: 20-Abr-2020
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayara Gomes da Silva.pdfPDF - Mayara Gomes da Silva1.36 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.