Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3850
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Proposta de ensino interdisciplinar a partir da Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO) |
Título(s) alternativo(s): | Proposal for interdisciplinary education from Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO) |
Autor: | Vasconcelos, Stephanie Karine Guerra |
Primeiro orientador: | Geglio, Paulo César |
Primeiro membro da banca: | Geglio, Paulo César |
Segundo membro da banca: | Dias, Márcia Adelino da Silva |
Terceiro membro da banca: | Feitosa, Antonia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar |
Resumo: | Esta pesquisa insere-se no contexto do ensino de Biologia, mais especificamente, no tema sobre botânica, tendo como objetivo investigar a contribuição da abordagem interdisciplinar e contextualizada da espécie Gallesia integrifolia para o processo de formação escolar dos alunos do Ensino Médio de uma escola do município de Paudalho – PE. A pesquisa possui caráter descritivo, com abordagem qualitativa. No que se refere à metodologia, foram elaboradas quatro aulas, posteriormente, ministradas para um grupo de 35 estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Antes da sequência de aulas, foi solicitado que os estudantes construíssem mapas mentais sobre o tema norteador (Gallesia integrifolia), com o objetivo de compreender o nível de conhecimento e as conexões que os estudantes conseguiam fazer com a planta em questão e outros assuntos. Após a sequência de aulas, foi requerida a construção de um novo mapa mental com a intenção de analisar as contribuições do conteúdo. A análise dos mapas revelou o aumento no quantitativo de registros e coerência nas citações dos mapas mentais pós-intervenção, demonstrando, assim, uma ampliação na percepção dos estudantes permeada pela interdisciplinaridade e pela contextualização dos saberes. Conclui-se que reforçar a abordagem pedagógica ativa, no sentido de incentivar a reflexão e a argumentação dos estudantes, revela a necessidade de o professor reavaliar suas estratégias em sala de aula, visando a formação de indivíduos conscientes de seu papel na compreensão e na construção do mundo em que vivem. |
Abstract: | This research is situated in the context of teaching biology, specifically on the topic of botany, aimed to investigate the contribution of the interdisciplinary and contextualized approach of the Gallesia integrifólia species to the school education process of high school students from a school in the municipality of Paudalho (PE). The research has a descriptive character, with a qualitative approach. Regarding the methodology, four classes were prepare and then, taught to a group of 35 students from the 2nd year of high school. Before the sequence of classes, students were asked to build mind maps, about the goal theme (Gallesia integrifólia) in order to understand the knowledge level and the connection the students were able to make about said plant and other subjects. After the class sequences, they were asked to make a new mind map, in order to analyze the assimilation contributions. The analysis of the maps revealed an increase in the number of registers and in the consistency of citations of mental maps after intervention, revealing an expansion in the perception of students with the interdisciplinary and contextualized approach to knowledge. In conclusion, reinforcing the active pedagogical approach, in order to encourage students’ reflection and argumentation, reveals the need for the teacher to reevaluate his/her strategies in class, aiming at the formation of individuals aware of their role in the understanding and construction of the world they live in. |
Palavras-chave: | Gallesia integrifolia Botânica Interdisciplinaridade Ensino de Biologia Botany Interdisciplinarity Biology teaching Gallesia integrifolia |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | VASCONCELOS, S. K. G. Proposta de ensino interdisciplinar a partir da Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO). 2020. 153f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3850 |
Data de defesa: | 28-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ata de defesa - Stephanie Karine.pdf | Ata de defesa | 193.88 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Folha de Aprovação.pdf | Folha de Aprovação | 88.5 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA_Gallesia integrifolia (PAU D'ALHO).pdf | 7.92 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
PDF - Termo de Autorização de Inserção.pdf | PDF - Termo de Autorização de Inserção | 856.11 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
PDF - Termo de Confirmação e Cadastramento.pdf | PDF - Termo de Confirmação e Cadastramento | 907.33 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
PDF - Stephanie Karine Guerra Vasconcelos.pdf | PDF - Stephanie Karine Guerra Vasconcelos.pdf | 7.92 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons