Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3801
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Ricardo Múcio Macêdo de-
dc.creator.Latteshttp://lates.cnpq.br/8322762596506407por
dc.contributor.advisor1Costa, Maria Suely da. Maria Suely da.-
dc.contributor.referee1Dias, Valdenides Cabral de Araújo Valdenides Cabral de Araújo-
dc.contributor.referee2Silva, Rosângela Neres Araújo da Rosângela Neres Araújo da.-
dc.date.accessioned2021-09-27T15:13:26Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2021-03-08-
dc.identifier.citationARAÚJO, Ricardo Múcio Macêdo de. Na trilha dos causos em contos de Graciliano Ramos: uma proposta de letramento para a sala de aula. 2021. 103p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira .por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3801-
dc.description.resumoEste trabalho é fruto de uma pesquisa em torno da literatura na formação do leitor. Sua discussão visa contribuir com uma proposta pedagógica para as aulas de Língua Portuguesa no que se refere às práticas de leituras do texto literário, na perspectiva do letramento, a partir de narrativas literárias que não estão dentre aquelas que despontam como mais vendidas e reimpressas na atualidade, a exemplo dos contos de Graciliano Ramos. São objeto de estudo as narrativas: “Apresentação de Alexandre e Cesária”, “Primeira aventura de Alexandre”, “O olho torto de Alexandre” e “História de um bode”, do livro Alexandre e outros heróis, do referido autor. A hipótese que norteia este estudo é a de que a obra literária regional pode ser um ponto de partida para o público estudantil despertar o gosto pela literatura e conhecer o potencial do texto literário no sentido de promover o prazer estético e a construção de conhecimentos. O público alvo da proposta é formado por estudantes infanto-juvenis dos anos finais do Ensino Fundamental (8º e 9º). A metodologia tem por base os fundamentos do letramento literário, planejada por meio de oficinas a serem executadas em aulas de Língua Portuguesa. Dentre o referencial teórico de apoio, destacam-se os estudos de Cosson (2014); Silva (2011); Abreu (2006), Battella (1988), Ayala (2006), Cascudo (1984), Candido (2000), Benjamim (1994), Zappone (2009), Piglia (2004), Freire (2003). Como também documentos oficiais norteadores da prática pedagógica, a exemplo da BNCC (BRASIL, 2017). Diante do exposto, a contribuição desta pesquisa, em torno da formação do leitor, está em despertar o público estudantil para o texto literário, de modo que tenhamos mais leitores receptivos e engajados a refletir a Literatura como um elemento de prazer estético e um meio de formação cidadã.por
dc.description.abstractThis work is the result of research around literature in reader’s formation. Its discussion aims to contribute with a pedagogical proposal to the portuguese language classes, in what the concerns the reading practices of the literary text, in the perspective of the literacy, from literary narratives that aren’t among those that appear as more sold and reprinted nowadays, like Graciliano Ramos’ tales. They are study’s object the narratives: “Alexandre's presentation and cesarean”, “Alexandre’s first adventure”, “Alexandre crooked eye”, and “Story of a Goat”, from the book Alexandre and others heroes, by the referred author. The hypothesis that guiding this study is that the regional literary work can be a departure point for student audience to awaken a tast for literature and get to know the potential of the literary text in promoting aesthetic pleasure and knowledge building. The target audience of the proposal is formed by youth students of the final years elementary school 8th and 9th grades. The methodology has based on the fundamentals of literary letramento, planned through workshops to be executed in Portuguese language classes. Among the theoretical reference’s support, stand out the studies of Cosson (2014); Silva (2011); Abreu (2006), Battella (1988), Ayala (2006), Cascudo (1984), Candido (2000), Benjamin (1994), Zappone (2003), Piglia (2004), Freire (2003). As well as official documents that guide the pedagogical practice, like the BNCC (BRAZIL, 2017). In view of the above, the contribution of this research, around the reader’s formation, is in awakening the student audience to the literary text, so that we have more receptive and engaged readers to reflect Literature as an element of aesthetic pleasure and a way of citizen formation.por
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Araújo (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-08-13T16:13:38Z No. of bitstreams: 3 Dissertação (Ricardo Múcio).pdf: 1455224 bytes, checksum: b5026626226932d2488c8e622f235ba7 (MD5) Termo de Confirmação e Cadastramento para Publicação de TDE da BDTD (Preenchido).pdf: 91026 bytes, checksum: 0b842278b2dbb5bfc5ef3bd39eb134d9 (MD5) Termo de Autorização de Inserção de Tese ou Dissertacao no Sistema TEDE da BDTD.pdf: 112369 bytes, checksum: 7adf8344b6af2fd96f45ae1b4144b10a (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreza Serafim (andreza@ch.uepb.edu.br) on 2021-08-17T13:37:37Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Dissertação (Ricardo Múcio).pdf: 1455224 bytes, checksum: b5026626226932d2488c8e622f235ba7 (MD5) Termo de Confirmação e Cadastramento para Publicação de TDE da BDTD (Preenchido).pdf: 91026 bytes, checksum: 0b842278b2dbb5bfc5ef3bd39eb134d9 (MD5) Termo de Autorização de Inserção de Tese ou Dissertacao no Sistema TEDE da BDTD.pdf: 112369 bytes, checksum: 7adf8344b6af2fd96f45ae1b4144b10a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-27T15:13:26Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Dissertação (Ricardo Múcio).pdf: 1455224 bytes, checksum: b5026626226932d2488c8e622f235ba7 (MD5) Termo de Confirmação e Cadastramento para Publicação de TDE da BDTD (Preenchido).pdf: 91026 bytes, checksum: 0b842278b2dbb5bfc5ef3bd39eb134d9 (MD5) Termo de Autorização de Inserção de Tese ou Dissertacao no Sistema TEDE da BDTD.pdf: 112369 bytes, checksum: 7adf8344b6af2fd96f45ae1b4144b10a (MD5) Previous issue date: 2021-03-08eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino. Letramento. Leitura. Alexandre e Outros Heróis.por
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleNa trilha dos causos em contos de Graciliano Ramos: uma proposta de letramento para a sala de aulapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons