Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3801
Tipo do documento: Dissertação
Título: Na trilha dos causos em contos de Graciliano Ramos: uma proposta de letramento para a sala de aula
Autor: Araújo, Ricardo Múcio Macêdo de 
Primeiro orientador: Costa, Maria Suely da. Maria Suely da.
Primeiro membro da banca: Dias, Valdenides Cabral de Araújo Valdenides Cabral de Araújo
Segundo membro da banca: Silva, Rosângela Neres Araújo da Rosângela Neres Araújo da.
Resumo: Este trabalho é fruto de uma pesquisa em torno da literatura na formação do leitor. Sua discussão visa contribuir com uma proposta pedagógica para as aulas de Língua Portuguesa no que se refere às práticas de leituras do texto literário, na perspectiva do letramento, a partir de narrativas literárias que não estão dentre aquelas que despontam como mais vendidas e reimpressas na atualidade, a exemplo dos contos de Graciliano Ramos. São objeto de estudo as narrativas: “Apresentação de Alexandre e Cesária”, “Primeira aventura de Alexandre”, “O olho torto de Alexandre” e “História de um bode”, do livro Alexandre e outros heróis, do referido autor. A hipótese que norteia este estudo é a de que a obra literária regional pode ser um ponto de partida para o público estudantil despertar o gosto pela literatura e conhecer o potencial do texto literário no sentido de promover o prazer estético e a construção de conhecimentos. O público alvo da proposta é formado por estudantes infanto-juvenis dos anos finais do Ensino Fundamental (8º e 9º). A metodologia tem por base os fundamentos do letramento literário, planejada por meio de oficinas a serem executadas em aulas de Língua Portuguesa. Dentre o referencial teórico de apoio, destacam-se os estudos de Cosson (2014); Silva (2011); Abreu (2006), Battella (1988), Ayala (2006), Cascudo (1984), Candido (2000), Benjamim (1994), Zappone (2009), Piglia (2004), Freire (2003). Como também documentos oficiais norteadores da prática pedagógica, a exemplo da BNCC (BRASIL, 2017). Diante do exposto, a contribuição desta pesquisa, em torno da formação do leitor, está em despertar o público estudantil para o texto literário, de modo que tenhamos mais leitores receptivos e engajados a refletir a Literatura como um elemento de prazer estético e um meio de formação cidadã.
Abstract: This work is the result of research around literature in reader’s formation. Its discussion aims to contribute with a pedagogical proposal to the portuguese language classes, in what the concerns the reading practices of the literary text, in the perspective of the literacy, from literary narratives that aren’t among those that appear as more sold and reprinted nowadays, like Graciliano Ramos’ tales. They are study’s object the narratives: “Alexandre's presentation and cesarean”, “Alexandre’s first adventure”, “Alexandre crooked eye”, and “Story of a Goat”, from the book Alexandre and others heroes, by the referred author. The hypothesis that guiding this study is that the regional literary work can be a departure point for student audience to awaken a tast for literature and get to know the potential of the literary text in promoting aesthetic pleasure and knowledge building. The target audience of the proposal is formed by youth students of the final years elementary school 8th and 9th grades. The methodology has based on the fundamentals of literary letramento, planned through workshops to be executed in Portuguese language classes. Among the theoretical reference’s support, stand out the studies of Cosson (2014); Silva (2011); Abreu (2006), Battella (1988), Ayala (2006), Cascudo (1984), Candido (2000), Benjamin (1994), Zappone (2003), Piglia (2004), Freire (2003). As well as official documents that guide the pedagogical practice, like the BNCC (BRAZIL, 2017). In view of the above, the contribution of this research, around the reader’s formation, is in awakening the student audience to the literary text, so that we have more receptive and engaged readers to reflect Literature as an element of aesthetic pleasure and a way of citizen formation.
Palavras-chave: Ensino. Letramento. Leitura. Alexandre e Outros Heróis.
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: ARAÚJO, Ricardo Múcio Macêdo de. Na trilha dos causos em contos de Graciliano Ramos: uma proposta de letramento para a sala de aula. 2021. 103p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira .
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3801
Data de defesa: 8-Mar-2021
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons