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Tipo do documento: Dissertação
Título: Protagonismo de crianças negras na educação infantil do campo: brincadeiras e igualdade de gênero
Autor: Araújo, Débora Kelly Pereira de 
Primeiro orientador: Aragão, Patrícia Cristina de
Primeiro membro da banca: Nascimento, Robéria Nadia Araújo
Segundo membro da banca: Amorim, Giovana Carla Cardoso
Resumo: Percebemos em nosso cotidiano escolar práticas discriminatórias, preconceituosas e inferiorizantes, esse quadro de agressões e negações de direitos, ainda pode-se acrescentar o racismo e outras práticas diretamente relacionadas às suas pertenças étnicas, afrodescendentes orientadas por um conjunto de regras sociais e padrão cultural que continua preso à concepção de que negras e negros são inferiores. Nossa pesquisa propôs a investigação, a partir da prática docente, do lugar das brincadeiras na promoção da igualdade de gênero e étnico-racial na educação infantil, e como essas podiam contribuir para o protagonismo de meninas/os negras/os, a partir da compreensão que a adoção de uma prática pedagógica adequada contribuiria para a construção das identidades de crianças negras protagonistas. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Yayá Tavares, no município de São Sebastião de Lagoa de Roça – PB, numa turma multisseriada de Maternal, Pré – I e Pré – II. Tratou-se de uma pesquisa-ação, e adotou a modalidade de pesquisa-ensino que torna o/a professor/a, um/uma pesquisador/a permitindo ao/a mesmo/a encontrar respostas que contribuam para a construção de um conhecimento ajustado a sua realidade, de modo que com os resultados obtidos possam (re)adequar a sua prática pedagógica viabilizando o aperfeiçoamento profissional. Para tanto, tomamos como aporte teórico as contribuições de Benevides (2009), Freire (2005), Louro (1997), Zanelli (2002) entre outros/as. A partir de nossa pesquisa elaboramos e propomos um caderno de orientações pedagógicas que dispõe de práticas, brinquedos e brincadeiras que promovem a igualdade étnico-racial e de gênero, bem como informações sobre tais temáticas, demonstrando a importância de tais questões na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Por fim, compreendemos que uma educação crítica e eficaz é aquela que produz conhecimento e propicia a construção de valores como respeito, empatia e fraternidade entre os sujeitos.
Abstract: We notice in our daily school life discriminatory, prejudiced and inferior practices, this framework of aggressions and denials of rights, we can also add racism and other practices directly related to their ethnic, Afro-descendant belongings guided by a set of social rules and cultural standards that it remains attached to the conception that black men and women are inferior. Our research proposal proposed the investigation, from the teaching practice, of the place of games in promoting gender and ethnic-racial equality in early childhood education, and how these could contribute to the protagonism of black girls, from from the understanding that the adoption of an adequate pedagogical practice would contribute to the construction of the identities of protagonist black children. The research was conducted at the Yayá Tavares Municipal Elementary and Kindergarten School, in the municipality of São Sebastião de Lagoa de Roça – PB, in a multigrade class of Maternal, Pre – I and Pre – II. It was an action research, and adopted the research-teaching modality that makes the teacher a researcher, allowing him/herself to find answers that contribute to the construction of an adjusted knowledge their reality, so that with the results obtained they can (re)adapt their pedagogical practice, enabling professional improvement. For that, we take as theoretical support the contributions of Benevides (2009), Freire (2005), Louro (1997), Zanelli (2002) among others. Based on our research, we developed and proposed a notebook of pedagogical guidelines that has practices, toys and games that promote ethnic-racial and gender equality, as well as information on such themes, demonstrating the importance of such issues in the construction of a society fairer and more egalitarian. Finally, we understand that a critical and effective education is one that produces knowledge and promotes the construction of values such as respect, empathy and brotherhood among subjects.
Palavras-chave: Crianças Negras
Educação Infantil
Gênero
Etnia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: ARAÚJO, D. K. P. Protagonismo de crianças negras na educação infantil do campo: brincadeiras e igualdade de gênero. 2021. 153 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3782
Data de defesa: 5-Jul-2021
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

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