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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3780
Tipo do documento: | Tese |
Título: | As filhas do pai de Maria Angu: um estudo sobre a dramaturgia-musical em quatro operetas de Arthur Azevedo – adaptações paródicas e forma nacional nos Oitocentos |
Autor: | Ferreira, Priscilla Vicente |
Primeiro orientador: | Maciel, Diógenes André Vieira |
Resumo: | Esta tese tem como objetivo analisar quatro operetas de Arthur Azevedo: duas adaptações paródicas de operetas francesas - A filha de Maria Angu e Abel, Helena, e duas criações originais, enquanto aclimatações da forma francesa (que vai se tornando nacional) à matéria brasileira – A Princesa dos Cajueiros e O Barão de Pituaçu, com o intuito de entender de que maneira tal gênero dramático-musical contribuiu para o projeto de nacionalização do teatro brasileiro, embora o seu papel, neste âmbito, fique à margem, na historiografia do teatro ou em manuais de literatura, em razão do preconceito da elite intelectual e do cânone às formas do teatro ligeiro. Além da análise textual, para entendermos os processos de produção de cada uma das peças, inventariamos registros da imprensa disponibilizados pela Hemeroteca Digital que continham informações sobre: cenários sociopolítico e cultural, críticas, recepção de público, condições de produção, empresários, companhias teatrais, trabalho de atores, editoração de libretos e partituras e o posicionamento do dramaturgo frente à recepção de suas obras, às críticas e ao próprio mercado de entretenimento teatral do Rio de Janeiro. Nas duas esferas de produção, seja a de adaptação paródica, seja a de nacionalização da forma, em trabalho conjunto com compositores como Sá Noronha e Adolpho Lindner, refletimos sobre o modo como o comediógrafo aclimatou as operetas adaptadas, reelaborando-as através da aproximação de temas e da matéria local, no que se refere aos personagens e aos enredos, sobremaneira marcados pela cor local e por elementos do pitoresco oitocentista ao gosto da comédia de costumes, e como as suas operetas, tomadas como originais, plenamente nacionalizadas em libretos e partituras, seguiram a linha de continuidade da comédia de costumes iniciada por Martins Pena, a quem recorremos para o entendimento de elementos cômicos estruturais e da maneira como o teatro do século XIX se preocupou com a representação da matéria coetânea como mote para a crítica social e para o riso. |
Abstract: | This thesis analyzes four Arthur Azevedo’s operettas: two parodic adaptations of French operettas – A Filha de Maria Angu and Abel, Helena, and two original creations, as acclimatization of the French form (which is becoming national) to the Brazilian theme – A Princesa dos Cajueiros and O Barão de Pituaçu, to understand how such a dramatic-musical genre contributed to the project of nationalization of Brazilian theater, although its role in this context is left out in the historiography of theater or in literature manuals, because of the prejudice of the intellectual elite and the canon to the forms of light theater. In addition to textual analysis, to understand the production processes of each of the pieces, we invented press records provided by Hemeroteca Digital that contained information about: socio-political and cultural scenarios, criticism, audience reception, production conditions, entrepreneurs, theatrical companies, the work of actors, the publishing of libretos and scores and the position of the playwright in front of the reception of his works, the critics and the theater market of Rio de Janeiro itself. In both spheres of production, either parodic adaptation or form nationalization, working together with composers such as Sá Noronha and Adolpho Lindner, we reflect on how the comedy writer acclimated the adapted operettas, re-elaborating them through the approximation of themes and local theme, as far as characters and plots are concerned, particularly marked by the local color and by elements of the picturesque nineteenth century of the comedy of manners, and how his operettas, taken as originals, fully nationalized in libretos and scores, followed the continuity line of the comedy of manners initiated by Martins Pena, to whom we turned to the understanding the structural comic elements and the way the theater of the nineteenth century was concerned with the representation of coeval theme as a subject for social criticism and laughter. |
Palavras-chave: | Opereta Adaptação paródica Dramaturgia-musical Teatro brasileiro |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Centro de Educação - CEDUC |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI |
Citação: | FERREIRA, P. V. As filhas do pai de Maria Angu: um estudo sobre a dramaturgia-musical em quatro operetas de Arthur Azevedo – adaptações paródicas e forma nacional nos Oitocentos. 2019. 288 f. Tese (Doutorado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3780 |
Data de defesa: | 16-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | PPGLI - Teses |
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