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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva , Eduardo Souza da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1898472092653244por
dc.contributor.advisor1Martins, Iara Ferreira de Melo-
dc.date.accessioned2021-05-12T13:19:10Z-
dc.date.issued2020-02-27-
dc.identifier.citationSilva , Eduardo Souza da. A produção do gênero artigo de opinião no 9º ano do ensino fundamental.. 2020. [196 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira], 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3713-
dc.description.resumoEsta pesquisa-ação, com abordagem qualitativa e natureza descritiva-intervencionista, teve como objetivo, a partir de propostas de leitura, interpretação, debate e produção de texto, por meio de um trabalho com o gênero artigo de opinião, desenvolver no discente a capacidade crítica, através da instrumentalização desse gênero, realizada em uma escola pública da cidade de Belém-PB. Como proposto pelos PCN (1998), pela BNCC (2017), por Bakhtin (2011) e Marcuschi (2003), o trabalho com gêneros textuais nas aulas de Língua Portuguesa é fundamental devido ao contexto de convivência dos sujeitos envolvidos, os educandos. Com base nisso, optamos pelo artigo de opinião, que é um gênero que possibilita interação entre autor e leitor, além de criar um espaço para reflexão sobre diversos assuntos presentes em seu contexto, seu espaço de circulação. Tal característica, de certa forma, dá ao educando autonomia para discutir, opinar e argumentar sobre os mais diversos temas. O trabalho foi realizado a partir de uma sequência didática, como orientam Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004), com a realização de atividades de leitura do gênero em questão, caracterizando-o estrutural e discursivamente com base nas contribuições de Beltrão (1980), Rodrigues (2000) e Vivaldi (1998), sua produção e contexto de circulação impresso e digital. Os resultados obtidos foram muito além de um aprendizado técnico no que diz respeito à escrita e ao desenvolvimento da capacidade reflexiva dos educandos, pois lhes possibilitou tornarem-se cidadãos letrados e conscientes de suas responsabilidades no dia a dia.por
dc.description.abstractThis action research, with a qualitative approach and a descriptive-interventionist nature, aimed, based on proposals for reading, interpretation, debate and text production, through a work with the genre opinion article, to develop in the student the ability criticism, through the instrumentalization of this genre, held in a public school in the city of Belém-PB. As proposed by PCN (1998), by BNCC (2017), by Bakhtin (2011) and Marcuschi (2003), working with textual genres in Portuguese Language Classes is essential, due to the context of coexistence of the subjects involved, the students. Based on this, we opted for the opinion article, which is a genre that allows interaction between author and reader, in addition to creating a space for reflection on various issues present in its context, its circulation space. This characteristic gives the student autonomy to discuss, to express opinions and to argue about the most diverse themes. The work was carried out from a didactic sequence, as guided by Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004), with reading activities of the genre in question, characterizing it structurally and discursively based on the contributions of Beltrão (1980), Rodrigues (2000) and Vivaldi (1998), their production and context of printed and digital circulation. The results obtained went far beyond technical learning with regard to writing and the development of the students' reflective capacity, as it enabled them to become literate citizens and aware of their daily responsibilities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Milena Ferreira Monteiro (milenamonteiro@servidor.uepb.edu.br) on 2021-05-12T13:18:44Z No. of bitstreams: 2 PDF - Eduardo Souza da Silva.pdf: 11371536 bytes, checksum: d592cac991c1964fdcb72aa8acc332a6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Milena Ferreira Monteiro (milenamonteiro@servidor.uepb.edu.br) on 2021-05-12T13:19:10Z (GMT) No. of bitstreams: 2 PDF - Eduardo Souza da Silva.pdf: 11371536 bytes, checksum: d592cac991c1964fdcb72aa8acc332a6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-12T13:19:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PDF - Eduardo Souza da Silva.pdf: 11371536 bytes, checksum: d592cac991c1964fdcb72aa8acc332a6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-02-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/9873/PDF%20-%20Eduardo%20Souza%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.relation.referencesSILVA, Eduardo Souza da. A produção do gênero artigo de opinião no 9º ano do ensino fundamental. 2020. 196 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectGêneros discursivospor
dc.subjectArtigo de opiniãopor
dc.subjectProdução textualpor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA produção do gênero artigo de opinião no 9º ano do ensino fundamental.por
dc.typeDissertaçãopor
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