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Tipo do documento: Dissertação
Título: Estratégias para a proficiência leitora no gênero textual carta de reclamação com foco no fato e opinião
Autor: Emiliano , Rossana Janaína Gurjão 
Primeiro orientador: Carvalho, Eneida Oliveira Dornellas de
Resumo: O Brasil apresenta índices muito baixos em relação à competência leitora nas avaliações internacionais, nacionais e estaduais , como se verifica pela avaliação da Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico 1(OCDE) (2018), pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2(IDEB) (2018) e avaliação do Instituto Qualidade em Ensino 3(IQE) ( 2017), o que indica a necessidade de focar a prática do ensino da língua materna na leitura. Essa é a proposta deste trabalho, realizado com o objetivo de promover a proficiência leitora de alunos do 7° ano do ensino fundamental II, de uma escola pública de Campina Grande, desenvolvendo estratégias e procedimentos de leitura com foco na distinção entre fato e opinião , habilidade exigida na construção do texto dissertativo argumentativo explorado na avaliação do IQE em 2017. Assim justifica-se essa pesquisa, tendo em vista os resultados avaliativos insatisfatórios dessa turma, especialmente quanto ao desempenho dessa habilidade. A escassez de práticas de leitura do tipo textual dissertativo-argumentativo com vistas ao desenvolvimento dessa habilidade, e a ausência do tipo textual dissertativo-argumentativo no livro didático adotado na escola em que se realiza a pesquisa podem ser causas do desempenho insatisfatório dos alunos ao lidarem com essa habilidade. Diante dessas considerações, consideramos que, ao aliar o trabalho focado no gênero textual com as estratégias e procedimentos de leitura a partir de um gênero como a carta de reclamação nas séries iniciais do Fundamental II, o aluno adquira consciência da distinção entre fato e opinião. Essa é a proposta desenvolvida nesse trabalho, fundamentada teoricamente em Solé (1998), Kleiman (2016), Marcuschi (2008), Bortoni Ricardo (2012 )). Para o desenvolvimento de uma metodologia de ensino, tomamos por base as estratégias de que trata Solé (1998) e desenvolvemos uma sequência didática com base em módulos e proposição de atividades realizadas com foco na habilidade de distinguir fato e opinião Desse modo esse trabalho contribuiu para verificarmos que evidenciar o texto dissertativo argumentativo nas séries iniciais do ensino fundamental favorece a compreensão da distinção entre fato e opinião, a apreensão da construção do texto dissertativo argumentativo, o que minimiza as dificuldades apresentadas pelos alunos nos anos seguinte s , quando serão requisitados a ler, compreender e produzir textos dissertativo-argumentativos.
Abstract: Brazil has very low rates in relation to reading competence in international, national and state assessments, as verified by the evaluation of the Organization for Economic Development Cooperation 4(OECD) (2018), by the Basic Education Development Index 5(IDEB) (2018 ) and evaluation by the Quality in Teaching Institute 6(IQE) (2017), which indicates the need to focus on the practice of teaching the mother tongue in reading. This is the proposal of this work, carried out with the objective of promoting the reading proficiency of students from the 7th grade of elementary school II, from a public school in Campina Grande, developing strategies and reading procedures focusing on the distinction between fact / opinion, skill required in the construction of the essay-argumentative text explored in the IQE assessment in 2017. Thus, this research is justified, in view of the unsatisfactory evaluative results of this group, especially regarding the performance of this skill. The scarcity of reading practices of the argumentative-argumentative textual type with a view to the development of this skill, and the absence of the argumentative-argumentative textual type in the textbook adopted at the school in which the research is conducted can be causes of students' unsatisfactory performance when dealing with this skill. In view of these considerations, we consider that, by combining work focused on textual genre with strategies and procedures for reading from a genre such as the letter of complaint in the initial grades of Fundamental II, the student becomes aware of the distinction between fact and opinion. This is the proposal developed in this work, which we theoretically base on Solé (1998), Kleiman (2016), Koch (2008), Marcuschi (2008), Bortoni-Ricardo (2012). For the development of a teaching methodology, we take as a base the strategies addressed by Solé (1998) and develop a didactic sequence based on modules and proposition of activities carried out with a focus on the ability to say the skill. Thus, this work contributed to verify that evidencing the essay-argumentative text in the initial grades of elementary school favors the understanding of the distinction between fact and opinion, the apprehension of the construction of the essay-argumentative text, which minimizes the difficulties presented by students in following years, when they will be required to read, understand and produce dissertative-argumentative texts.
Palavras-chave: Ensino
Gênero textual
Argumentação
Fato
Opinião
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Humanidades - CH
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: Emiliano , Rossana Janaína Gurjão. Estratégias para a proficiência leitora no gênero textual carta de reclamação com foco no fato e opinião. 2020. [102 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3706
Data de defesa: 28-Fev-2020
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