Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3697
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva , Evandriléia David Braz | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9943255010598842 | por |
dc.contributor.advisor1 | Martins, Iara Ferreira de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-10T14:36:45Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-27 | - |
dc.identifier.citation | Silva , Evandriléia David Braz. Brincando com narrativas: o incentivo à leitura a partir do trabalho com Contos de Fadas. 2020. [106 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] . | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3697 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta uma reflexão acerca da utilização de contos de fadas no desenvolvimento de habilidades leitoras em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Mari-PB. A escolha por esse gênero se deu pelo fato de essa narrativa ser mais acessível na escola e, especialmente, por constituir uma das leituras mais ouvidas e/ou contadas desde cedo para as crianças. Tem como objetivo geral analisar a eficácia da utilização de contos de fadas como uma estratégia de leitura imprescindível para o desenvolvimento das habilidades leitoras desses alunos. Para isso, são apresentadas discussões embasadas em autores como Pietri (2009), Kleiman (1993), Marcuschi (2008), Geraldi (1996), Koch (2002), Dolz e Schneuwly (2004), dentre outros. O estudo é de natureza qualitativa, embasada em uma pesquisa de nível exploratório e terá como intervenção a aplicação de atividades de leitura na turma em estudo. Caracteriza-se como sendo uma pesquisa-ação de natureza descritivo-interpretativa, uma abordagem qualitativa, a qual apresenta um enfoque ao gênero textual contos de fadas, através do uso de oficinas de leitura baseadas nas estratégias de leitura de Solé (1998). Mediante as reflexões desenvolvidas, observou-se que, efetivamente, o uso de contos de fadas, como estratégia de leitura, auxiliou na construção do saber leitor e no desenvolvimento das habilidades leitoras dos alunos. | por |
dc.description.abstract | The present work presents a reflection on the use of fairy tales in the development of reading skills in a class of the 4th year of Elementary School in a public school in the municipality of Mari-PB. The choice for this genre was due to the fact that this narrative is more accessible at school and, especially, because it constitutes one of the most heard and / or told readings from an early age for children. Its general objective is to analyze the effectiveness of using fairy tales as an essential reading strategy for the development of these students' reading skills. For this, discussions based on authors such as Pietri (2009), Kleiman (1993), Marcuschi (2008), Geraldi (1996), Koch (2002), Dolz and Schneuwly (2004), among others, are presented. The study is qualitative in nature, based on exploratory research and will involve the application of reading activities in the study group. It is characterized as an action research of a descriptive-interpretative nature, a qualitative approach, which presents a focus on the textual genre fairy tales, through the use of reading workshops based on the reading strategies of Solé (1998). Through the reflections developed, it was observed that, effectively, the use of fairy tales, as a reading strategy, helped in the construction of reader knowledge and in the development of students' reading skills. | por |
dc.description.provenance | Submitted by Milena Ferreira Monteiro (milenamonteiro@servidor.uepb.edu.br) on 2021-05-10T14:36:31Z No. of bitstreams: 2 PDF - Evandriléia David Braz Silva.pdf: 1062331 bytes, checksum: dbf409e706de3407ae3a6b07599361cd (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Milena Ferreira Monteiro (milenamonteiro@servidor.uepb.edu.br) on 2021-05-10T14:36:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 PDF - Evandriléia David Braz Silva.pdf: 1062331 bytes, checksum: dbf409e706de3407ae3a6b07599361cd (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-05-10T14:36:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PDF - Evandriléia David Braz Silva.pdf: 1062331 bytes, checksum: dbf409e706de3407ae3a6b07599361cd (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-02-27 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/9735/PDF%20-%20Evandril%c3%a9ia%20David%20Braz%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS | por |
dc.relation.references | SILVA, Evandriléia David Braz. Brincando com narrativas: o incentivo à leitura a partir do trabalho com Contos de Fadas. 2020. 206 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Estratégias de Leitura | por |
dc.subject | Contos de Fada | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject.cnpq | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | por |
dc.title | Brincando com narrativas: o incentivo à leitura a partir do trabalho com Contos de Fadas | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Evandriléia David Braz Silva.pdf | DISSERTAÇÃO | 1.04 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons