Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3695
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Maria Lúcia da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3920194972086769por
dc.contributor.advisor1Catanduba, Edilma de Lucena-
dc.date.accessioned2021-05-03T14:11:49Z-
dc.date.issued2019-05-16-
dc.identifier.citationFerreira, Maria Lúcia da Silva. A produção de um relato pessoal na intertextualidade com a letra de canção: uma experiência na EJA. 2019. 87 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira .por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3695-
dc.description.resumoIndependentemente das opções didáticas do professor, é preciso considerar que vivemos um momento de mudança de paradigma no ensino de língua Portuguesa. Hoje, é necessário que o professor observe o desenvolvimento global dos alunos em relação as suas capacidades de linguagem, é preciso buscar cada vez mais um ensino que garanta uma imersão com qualidade no mundo das práticas letradas. Logo, a presente dissertação tem como objetivo desenvolver a compreensão leitora e de escrita para que os alunos possam escrever textos autorais. Para tanto, traçamos alguns objetivos específicos tais como, desenvolver a prática de escuta na sala de aula, ler e compreender letras de canção, reconhecer nas letras de canção os sentimentos e apreensões humanas e por fim, identificar as características do relato pessoal e produzi-lo na sala de aula de acordo com as características estudadas. Fundamentamos nossa pesquisa em Marcuschi(2008)que trata dos gêneros textuais, sua finalidade no contexto social; Bakhtin (1997)que enfatiza o ponto de vista interacionista da linguagem; Antunes(2009), que aborda intertextualidade e sua importância na construção do processo de leitura/escrita do texto. Fundamentamos ainda, nas orientações da BNCC BRASIL (2017), que norteia a formulação dos currículos, dos sistemas e das redes escolares dos estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como, as propostas pedagógicas das instituições escolares. Também em autores que discorrem acerca da Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação, com viés bibliográfico e desenvolvimento de uma proposta de intervenção e análise qualitativa dos dados, realizada em uma das escolas estaduais do Município de Itabaiana-PB, no ciclo IV (8º e 9º ano do Ensino Fundamental) da modalidade EJA. Os dados da pesquisa foram coletados dos registros escritos realizados durante o desenvolvimento das atividades de intervenção com a sequência didática, adaptada do modelo sugerido por Dolz e Schneuwly (2004).De modo geral, o desenvolvimento da pesquisa nos permitiu concluir que o desempenho dos alunos na produção textual de um relato pessoal partindo da letra de canção melhorou consideravelmente. ainda, foi perceptível por parte do professor que entre a primeira versão do texto e a segunda produção, os alunos agregaram em suas produções a letra de sua canção preferida, ampliando e colocando em seus textos os sentimentos e suas apreensões, fatores característicos tanto das músicas quanto do relato pessoal.por
dc.description.abstractRegardless of the teaching options of the teacher, we must consider that we are experiencing a moment of paradigm shift in Portuguese language teaching. Today, it is necessary for the teacher to observe the students' global development in relation to their language skills, we must increasingly seek a teaching that guarantees a quality immersion in the world of literate practices. Therefore, the present dissertation aims to develop reading and writing comprehension so that students can write authorial texts. To this end, we have outlined some specific goals such as developing the practice of listening in the classroom, reading and understanding song lyrics, recognizing human feelings and apprehensions in song lyrics, and finally identifying the characteristics of personal and personal accountability. it in the classroom according to the characteristics studied. We base our research on Marcuschi (2008) which deals with textual genres, their purpose in the social context; Bakhtin (1997) who emphasizes the interactionist point of view of language; Antunes (2009), which addresses intertextuality and its importance in the construction of the reading / writing process of the text. We also base, in the guidelines of BNCC BRASIL (2017), which guides the formulation of curricula, systems and school networks of the states, the Federal District and the Municipalities, as well as the pedagogical proposals of the school institutions. Also in authors who talk about Youth and Adult Education. The research is characterized as an action research, with bibliographic bias and development of an intervention proposal and qualitative data analysis, carried out in one of the state schools of Itabaiana-PB, in cycle IV (8th and 9th grade). EJA mode. The research data were collected from the written records made during the development of intervention activities with the didactic sequence, adapted from the model suggested by Dolz and Schneuwly (2004). Overall, the development of the research allowed us to conclude that students' performance in the textual production of a personal story from the lyrics improved considerably. It was also noticeable by the teacher that between the first version of the text and the second production, the students added in their productions the lyrics of their favorite song, expanding and placing in their texts the feelings and their apprehensions, characteristic factors of both the songs. how much of the personal report.por
dc.description.provenanceSubmitted by Andreza Serafim (andreza@ch.uepb.edu.br) on 2021-05-03T14:11:14Z No. of bitstreams: 2 PDF - Maria Lúcia da Silva Ferreira.pdf: 3831017 bytes, checksum: bbb9b2291ba84b78aa6d594a5623b8bc (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreza Serafim (andreza@ch.uepb.edu.br) on 2021-05-03T14:11:49Z (GMT) No. of bitstreams: 2 PDF - Maria Lúcia da Silva Ferreira.pdf: 3831017 bytes, checksum: bbb9b2291ba84b78aa6d594a5623b8bc (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-03T14:11:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PDF - Maria Lúcia da Silva Ferreira.pdf: 3831017 bytes, checksum: bbb9b2291ba84b78aa6d594a5623b8bc (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-05-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/9721/PDF%20-%20Maria%20L%c3%bacia%20da%20Silva%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.relation.referencesFERREIRA, Maria Lùcia da Silva. A produção de um relato pessoal na intertextualidade com a letra da canção: uma experiência na EJA. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectGêneros textuaispor
dc.subjectLetra de cançãopor
dc.subjectRelato pessoalpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA::FISIOLOGIA DA LINGUAGEMpor
dc.titleA produção de um relato pessoal na intertextualidade com a letra de canção: uma experiência na EJApor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Lúcia da Silva Ferreira.pdfDissertação3.74 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons