Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3654
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Everton Willian de Lima-
dc.contributor.advisor1Silva, Antônio de Pádua Dias da-
dc.date.accessioned2020-10-29T13:58:54Z-
dc.date.issued2019-12-19-
dc.identifier.citationSILVA, Everton Willian de Lima. Estratégias de leitura para as aulas de educação física a partir do gênero história em quadrinhos – o bullying como temática motivadora. 2019. 173f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3654-
dc.description.resumoA pesquisa desenvolvida teve sua problemática formulada no contato com dados oficiais sobre déficits de leitura entre os jovens brasileiros, publicados por órgãos que avaliam a educação no Brasil. Como forma de contribuir para a expansão da leitura fora do contexto das aulas de língua portuguesa, elaborou-se a questão problema da pesquisa: é possível construir uma consciência leitora com alunos do 9º ano, nas aulas de educação física, para que os mesmos alterem a sua visão de mundo sobre as práticas de bullying? O objetivo foi o de desenvolver estratégias de leitura que corroborassem as práticas de letramento e cujas leituras fizessem sentido para os alunos. Partiu-se da ideia de que todo professor é um agente letrador, seguindo a proposta de Bortoni-Ricardo; Machado; Castanheira (2018) e Rezende (2009). A pesquisa-ação foi realizada em uma escola municipal de Toritama, Pernambuco, durante o mês de julho de 2019, em uma turma do 9º ano, com 30 alunos, sendo que apenas 23 participaram do processo até o final. Adotou-se a abordagem de leitura fundamentada na andaimagem (BORTONI-RICARDO; MACHADO; CASTANHEIRA, 2018) e a sequência cognitiva da sistematicidade, frequência e consistência (SILVA, 2018), ambos os procedimentos ou modos de abordagem pautados em uma prática leitura sociointeracionista revisada a partir de vários autores (KLEIMAN, 1989; LEFFA, 1996; SOARES, 2000; e outros.). A intervenção teve a duração de 12 aulas, em quatro encontros. Usou-se como dado gerado para análise um questionário inicial e final (o mesmo questionário aplicado em dois momentos distintos). Metodologicamente, três critérios foram usados para analisar os dados gerados pela pesquisa (duas produções textuais de alunos): a estrutura linear do texto (início, meio, fim), o posicionamento do sujeito no texto sobre o tema motivador (bullying) e a paráfrase (reprodutiva ou criativa).por
dc.description.abstractThe developed research had formulated its problematic through contact with official data on reading deficits among young Brazilians, published by agencies that assess education in Brazil. As a way to contribute to the expansion of reading outside the context of Portuguese language classes, the research problem was elaborated: is it possible to build a reading consciousness with 9th grade students, in Physical Education classes, so that they can change their worldview about bullying practices? The goal was to develop reading strategies to corroborate the literacy practices whose readings make sense for students. It was based on the idea that every teacher is a literacy agent, following Bortoni-Ricardo's proposal; Axe; Castanheira (2018) and Rezende (2009). The action research was conducted at a municipal school in Toritama, Pernambuco, during July 2019, in a 9th grade class, with 30 students, however only 23 participated in the process until the end. The scaffold-based reading approach was adopted (BORTONI-RICARDO; MACHADO; CASTANHEIRA, 2018) and the cognitive sequence of systematics, frequency and consistency (SILVA, 2018), both procedures or modes of approach based on a socio-interactionist reading practice that was revised from several authors (KLEIMAN 1989; LEFFA 1996; SOARES 2000; and others.). The intervention lasted 12 classes in four meetings. It was used as generated data for analysis an initial and final questionnaire (the same questionnaire applied at two different times). Methodologically, three criteria were used to analyze the data generated by the research (two textual productions of students): the linear structure of the text (beginning, middle, end), the positioning of the subject in the text about the bullying theme and the paraphrase (reproductive or creative).eng
dc.description.provenanceSubmitted by João Costa (joaocosta@uepb.edu.br) on 2020-10-22T15:11:24Z No. of bitstreams: 1 EVERTON WILLIAM DE LIMA SILVA-DISSERTAÇÃO.pdf: 13143996 bytes, checksum: 5b519d775f810735cf06d80d32685bc8 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by João Costa (joaocosta@uepb.edu.br) on 2020-10-29T13:58:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 EVERTON WILLIAM DE LIMA SILVA-DISSERTAÇÃO.pdf: 13143996 bytes, checksum: 5b519d775f810735cf06d80d32685bc8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-29T13:58:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EVERTON WILLIAM DE LIMA SILVA-DISSERTAÇÃO.pdf: 13143996 bytes, checksum: 5b519d775f810735cf06d80d32685bc8 (MD5) Previous issue date: 2019-12-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/9527/EVERTON%20WILLIAM%20DE%20LIMA%20SILVA-DISSERTA%c3%87%c3%83O.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação - CEDUCpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstratégia de leiturapor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectEnsino de Educação Físicapor
dc.subjectBullyingpor
dc.subjectHistória em quadrinhospor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleEstratégias de leitura para as aulas de educação física a partir do gênero história em quadrinhos – o bullying como temática motivadorapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVERTON WILLIAM DE LIMA SILVA-DISSERTAÇÃO.pdf12.84 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.