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Tipo do documento: Dissertação
Título: Abordagem da sexualidade no ensino de biologia: interfaces entre relações de gênero e literatura
Autor: Silva, Tayse de Souto
Primeiro orientador: Guimarães, Kalina Naro
Resumo: O presente estudo versa sobre uma experiência didática realizada a partir de uma abordagem sociocultural da sexualidade e da literatura. Para além da sua dimensão biológica, a sexualidade foi discutida nos textos e na vida, considerando seus atravessamentos nas questões de gênero e na diversidade sexual humana. O trabalho, desenvolvido em duas turmas da 3º série do Ensino Médio de uma escola pública do município de João Pessoa-PB, objetivou, por um lado, estabelecer condições para os estudantes se apropriarem, sensível e intelectivamente, dos textos literários e outros objetos culturais, ampliando seu olhar sobre gênero e sexualidade humana; por outro, oferecer possibilidades metodológicas para o ensino de biologia, baseadas na apropriação desses textos, que direcionassem reflexões sobre os processos sociais, culturais e históricos que interferem na construção da identidade e nas configurações de gênero na sociedade. Esta pesquisa se justificou pela necessidade de ampliar o leque de abordagens sobre a Educação Sexual na escola através de práticas educativas que potencializassem um convívio social mais democrático, tendo em vista que as relações de poder que ditam padrões hegemônicos de ser e estar no mundo colocam alguns alunos e alunas em posição de vulnerabilidade e hierarquizam as relações sociais. O estudo caracteriza-se como uma pesquisaação ou participante, os dados foram obtidos durante as intervenções e analisados qualitativamente. Os instrumentos de coleta de dados foram questionário semiestruturado, entrevistas, observação participante, gravações de voz e registros fotográficos. Dentre o referencial teórico de apoio sobre a dimensão da sexualidade e relações de gênero, os/as autores/as Silva (2011, 2012), Lins; Machado; Escoura (2016), Furlani (2011), Louro (2000, 2001, 2003, 2012) Silva (2011, 2012) e Ruse (1982) subsidiaram as discussões. No que se refere ao currículo, destacaram-se os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997; 1998; 2006; 2009, 2013), Morin (2013), Silva (2011;2013) e Arroyo (2013). Quanto à abordagem da literatura, buscamos contribuições de Colomer (2007), Cosson (2014), Bondía (2002), Candido (2004), Aguiar e Bordini (1988), Pinheiro (2014, 2018), Kefalás (2012), entre outros. Com relação ao delineamento metodológico da pesquisa, apoiamo-nos, sobretudo, em Prodanov e Freitas (2013). A experiência pedagógica, materializada através do diálogo com a literatura, permitiu a construção de vivências e a produção de conhecimentos que tiveram como ponto basilar o compartilhamento de experiências e entendimentos sobre a sexualidade humana. Isso posto, os resultados apontaram a literatura como espaço humanizador, capaz de favorecer a sensibilização dos sujeitos e a ampliação dos horizontes de expectativas dos estudantes, necessárias a todo processo educativo de valorização das diferenças. Assim, o trabalho transdisciplinar promoveu uma ressignificação acerca de concepções essencialistas e naturalizadas pela cultura que internalizamos ao longo da vida e impedem que a sexualidade seja entendida como um dispositivo sociocultural.
Abstract: The present study deals with a didactic experience based on a sociocultural approach of sexuality and literature. Beyond its biological dimension, sexuality has been discussed among the texts and life, considering its crossings issues beetween gender issues and human sexual diversity. The research, developed in two classes of the 3rd grade of a high school in a public school in the city of João Pessoa-PB, focused, in a side, establish conditions for students reflect and appropriate, sensitively and intellectually, of the literary texts and other cultural objects, scafolding their perspective about gender and human sexuality; on the other hand, to offer methodological possibilities for the biology teaching, based on the appropriation of these texts, which would direct reflections about the social process, cultural and historical that interfere on building identity and gender configurations in the society. This research was justified by the need to amplify the range of approaches on Sexual Education at school through educational practices that potentialize a democratic social life, considering that the power relations that dictate hegemonic patterns of being in the world put some students in a vulnerability position and hierarchize the social relations. The research is based as an action participant or research, the data were collected during the interventions and analyzed qualitatively. The data collection instruments were semi-structured questionnaire, interviews, participant observation, voice recordings and photographic records. Among the supporting theoretical framework on the dimension of sexuality and gender relations, the authors Silva (2011, 2012), Lins; Machado; Escoura (2016), Furlani (2011), Louro (2000, 2001, 2003, 2012) Silva (2011, 2012) and Ruse (1982) subsidized the discussions. Considering the curriculum, we can take consideration, the National Curriculum Parameters (BRASIL, 1997; 1998; 2006; 2009, 2013), Morin (2013), Silva (2011; 2013) and Arroyo (2013). Regarding the literature approach, we searched contributions from Colomer (2007), Cosson (2014), Bondía (2002), Candido (2004), Aguiar and Bordini (1988), Pinheiro (2014, 2018), Kefalás (2012), among others. Considering the methodological design of the research, we took base mainly on Prodanov and Freitas (2013). The pedagogical intervention, materialized through dialogue with literature, allowed building experiences and the development of knowledge that have had a basic point on sharing experiences and understandings about human sexuality. Beyond, the results sinalized literature as a humanizing space, capable to offer the sensibilization of individuals and opening students' horizon expectations, necessary to every educational process of appreciating differences.Thus, the transdisciplinary research promoted a resignification about essentialist conceptions and naturalized by culture that we internalize throughout life and avoid sexuality being used as a sociocultural device.
Palavras-chave: 1. Ensino de biologia. 2. Educação sexual. 3. Relação de gênero. 4. Gênero. 5. Literatura.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Silva, Tayse de Souto. Abordagem da sexualidade no ensino de biologia: interfaces entre relações de gênero e literatura. 2019. 331 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3593
Data de defesa: 11-Dez-2019
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