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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBelo, Laurentina-
dc.contributor.advisor1Aranha, Simone Dália de Gusmão-
dc.date.accessioned2019-11-07T16:47:43Z-
dc.date.issued2015-12-17-
dc.identifier.citationBelo, Laurentina. Políticas linguísticas e formação de professores de língua portuguesa no Timor- Leste: uma proposta com gêneros textuais na sala de aula. 2015. 117 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB .por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3552-
dc.description.resumoAtualmente, a educação timorense enfrenta um grande desafio, relacionado à formação dos docentes, uma vez que os professores atuantes e em desenvolvimento não dominam a língua oficial do país: a Língua Portuguesa. Diante disso, este estudo busca impulsionar o nível de qualidade da formação de professores no Timor-Leste, além de, mais especificamente, sugerir uma proposta pedagógica – através de uma Sequência Didática - envolvendo o gênero textual anúncio publicitário nas aulas de Língua Portuguesa. Temos a seguinte questão problema a ser discutida: De que forma uma proposta didático- pedagógica, utilizando-se de gêneros textuais pode contribuir para o fortalecimento do uso da Língua Portuguesa nas escolas do Timor-Leste? A fim de responder tal questionamento, realizamos, inicialmente, uma reflexão em torno da Educação e da formação de professores no Timor-Leste e, para isso, nos fundamentamos em teóricos, como Tardif (2010), Gatti (2011), Carvalho (2007), bem como na legislação educacional desse país. Em relação ao trabalho com os gêneros textuais, nos baseamos em Bakhtin (1997), Marcuschi (2008), Cristóvão e Nascimento (2006), Silva (2008), e, mais especificamente, sobre o gênero publicitário, nos ancoramos no estudo de Aranha (2001). Defendemos a hipótese de que adotar uma proposta pedagógica, a partir do gênero textual anúncio publicitário em sala de aula, funciona como uma estratégia metodológica bastante eficaz, tendo em vista que os alunos poderão observar a língua em pleno funcionamento, considerando aspectos do texto verbal e do não verbal, além do efeito persuasivo que se destaca no gênero em foco.por
dc.description.abstractNowadays, Timorese education faces a great challenge related to teachers training, since working teachers and teachers on training do not domain the official language of the country: the Portuguese language. Based on the above, this study seeks to promote the quality of the training of teachers in East Timor, also, more specifically, to suggest a pedagogical proposal – through a pedagogic sequence – using the textual genre advertisement in Portuguese language classes. The following research question is discussed: How a didactic and pedagogical proposal using textual genres may contribute to the strengthening of the use of Portuguese language in East Timor schools? A reflection is made on education and teacher training in East Timor in order to answer this question. Our theoretical background is based on Tardif (2010), Gatti (2011), Carvalho (2007), as well as the educational legislation of the country. Related to the work with textual genres the study is based on Bakhtin (1997), Marchuschi (2008), Cristóvão and Nascimento (2006), Silva (2008), and, more specifically on advertisement, Aranha (2001). We believe that adopting a pedagogical proposal in class with the use of the textual genre advertisement, works as a methodological strategy highly efficient, given that the students have the opportunity to observe the language in operation, considering the aspects of the verbal and non-verbal texts, and also the persuasive effect that stands out in this textual genre.eng
dc.description.provenanceSubmitted by João Costa (joaocosta@uepb.edu.br) on 2019-11-04T19:48:36Z No. of bitstreams: 1 TCC - LAURENTINA BELO.pdf: 1149937 bytes, checksum: bb7ace75313ca7ffa5a3b36354e0c674 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciana Medeiros (luciana@uepb.edu.br) on 2019-11-07T16:47:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - LAURENTINA BELO.pdf: 1149937 bytes, checksum: bb7ace75313ca7ffa5a3b36354e0c674 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-07T16:47:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - LAURENTINA BELO.pdf: 1149937 bytes, checksum: bb7ace75313ca7ffa5a3b36354e0c674 (MD5) Previous issue date: 2015-12-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/9094/TCC%20-%20LAURENTINA%20BELO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subject1. Formação de professor. Ensino de língua portuguesapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePolíticas linguísticas e formação de professores de língua portuguesa no Timor- Leste: uma proposta com gêneros textuais na sala de aulapor
dc.typeDissertaçãopor
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