Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3549
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação patrimonial pela leitura de imagens visuais em livros didáticos de história |
Autor: | Miranda, Gilbert Patsayev Marreiro |
Primeiro orientador: | Bueno, João Batista Gonçalves |
Resumo: | O objetivo dessa dissertação é trabalhar diferentes questões relativas à pesquisa com livros didáticos de História aprovados pelo PNLD 2015 para ensino médio. Compreendendoos como documentos históricos que oportunizam a compreensão de práticas de educação patrimonial através da leitura de imagens visuais. Nesta pesquisa, pretendemos fazer o levantamento e a análise das imagens visuais impressas nos livros didáticos de História referentes aos patrimônios históricos tangíveis paraibanos. Em seguida, esperamos encontrar indícios que nos revelem como as imagens de patrimônios históricos possibilitam a construção de práticas de ensino que podem valorizar as relações de pertencimento, a construção da identidade e sobretudo as sensibilidades dos estudantes com o lugar. Além disso, buscamos analisar as formas de editoração dos livros didáticos e como as imagens visuais aparecem nos exercícios de fixação. Procuramos, finalmente, compreender como essas representações iconográficas, tem potencialidade para ressignificar as práticas de ensino dos professores de História das escolas básicas. Nesta pesquisa utilizamos como referencias teóricos as concepções de Walter Benjamin, E. P. Thompson , Dominique Julia e Alain Chopin. |
Abstract: | The purpose of this dissertation is to work on different questions related to research with History textbooks approved by PNLD 2015 for high school. Understanding them as historical documents that allow the understanding of heritage education practices through the reading of visual images. In this research, we intend to make the survey and analysis of the visual images printed in the textbooks of History referring to the tangible historical heritage of Paraíba. Next, we hope to find clues that reveal how historical heritage images enable the construction of teaching practices that can enhance the relationships of belonging, the construction of identity and, above all, the sensitivities of the students to the place. In addition, we sought to analyze the ways in which textbooks are edited and how visual images appear in fixation exercises. Finally, we try to understand how these iconographic representations have the potential to re - signify the teaching practices of teachers of History of basic schools. In this research we use as theoretical references the conceptions of Walter Benjamin, E. P. Thompson, Dominique Julia and Alain Chopin. |
Palavras-chave: | 1. História local. 2. Educação patrimonial. 3. Imagens visuais. 4. Livro didático |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
Citação: | Miranda, Gilbert Patsayev Marreiro. Educação patrimonial pela leitura de imagens visuais em livros didáticos de história. 2019. 136f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3549 |
Data de defesa: | 1-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | PPGPFP - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Gilbert Patsayev Marreiro Miranda.pdf | 1.68 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.