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Tipo do documento: Dissertação
Título: Herança biológica e consanguinidade: Perspectivas pedagógicas para o desenvolvimento do pensamento científico
Autor: Batista, Dustimar de Oliveira 
Primeiro orientador: Dias, Marcia Adelino da Silva
Primeiro membro da banca: Luna, Karla Patrícia de Oliveira
Segundo membro da banca: Sousa, Jair Moisés de
Resumo: Em pesquisas recentes sobre o ensino de Biologia, constatam-se argumentos favoráveis em aproximar a cultura científica dos conhecimentos do cotidiano discente, visto que essa via metodológica pode propiciar melhores resultados educacionais. Estudos sobre a aprendizagem de conteúdos de Genética escolar evidenciaram que alguns conceitos desse ramo da Biologia configuram-se como verdadeiros obstáculos epistemológicos. Tal situação pode ter como causa, dentre outros fatores, a falta de contextualização e a fragmentação do conhecimento em disciplinas curriculares. Nessa perspectiva, a presente pesquisa buscou analisar as evidências de ressignificação conceitual de um grupo de alunos do Ensino Médio sobre os mecanismos de herança biológica e o fenômeno da consanguinidade. Em face do contexto apresentado, optamos pela fundamentação teórica respaldada na construção do espírito científico Bachelardiano. Para o alcance do objetivo supramencionado, escolhemos uma turma do Ensino Médio da escola E.E.E.F.M João Ribeiro, do município de Gurinhém-PB. Dentre os alunos colaboradores, encontram-se aqueles oriundos das comunidades rurais, quilombolas e citadinos. Em face da heterogeneidade do grupo, buscamos compreender as variantes conceituais e/ou obstáculos epistemológicos por meio das atividades propositivas. Mediante abordagem qualitativa de caráter exploratório e descritivo, seguimos os pressupostos da pesquisa participante. Os elementos explorados na praxis educativa foram, a princípio, extraídos de uma entrevista e um questionário semiestruturado. Na sequência, fizemos as devidas intervenções in loco, utilizando a sequência didática e a observação participante como instrumentos pedagógicos para coleta de dados, cujos eventos mais importantes foram registrados em notas de campo. A partir das informações colhidas no decorrer do processo durante a intervenção, bem como no referencial teórico adotado, fizemos nossas análises e tecemos nossas considerações finais.O estudo revelou que o fenômeno da consanguinidade e os mecanismos de herança biológica como objetos de estudo, em sala de aula, contribuem para o desenvolvimento da multiplicidade conceitual, como também para a ampliação do debate em torno das diversas manifestações e expressões constitutivas, ao passo que permite aos alunos se reconhecerem enquanto construtores de novos sentidos e significados.A inserção de discussões de cunho problematizador favoreceu reflexões que contribuíram para ampliar e/ou ressignificar ideias e pensamentos que se colocavam como obstáculos ao desenvolvimento de novos conceitos.
Abstract: In recent research on the teaching of biology, there are favorable arguments in bringing scientific culture closer to students' everyday knowledge, since this methodological pathway can provide better educational results.Studies on learning content of school genetics have shown that some concepts of this branch of biology are true epistemological obstacles.Such a situation may be caused, among other factors, by the lack of contextualization and the fragmentation of knowledge in curricular subjects.From this perspective, this research seeks to analyze the evidence of conceptual resignification of a group of high school students about the mechanisms of biological inheritance and the phenomenon of consanguinity.In face of the context presented, we opted for the theoretical foundation supported by the construction of the Bachelardian scientific spirit.To achieve the above objective, we chose a high school class from the E.E.E.F.M João Ribeiro school, in the municipality of Gurinhém-PB.Among the collaborators students are those from rural, quilombola and city communities. In face the heterogeneity of the group, we seek to understand conceptual variants and / or epistemological obstacles through purposive activities.Through an exploratory and descriptive qualitative approach, we follow the assumptions of the participant research. The elements explored in the educational practice were, at first, extracted from an interview and a semi- structured questionnaire.Following, we made the appropriate interventions in loco, using the didactic sequence and participant observation as pedagogical instruments for data collection, whose most important events were recorded in field notes. From the information gathered, during the process during the intervention, and the theoretical framework adopted, we made our analyzes and made our final considerations. The study revealed that the phenomenon of consanguinity, and the mechanisms of Biological Inheritance as objects of study, in the classroom, contribute to the development of conceptual multiplicity, as well as to broadening the debate around the various manifestations and constitutive expressions, while which allows students to recognize themselves as builders of new senses and meanings.The inclusion of discussions of problematizing nature, favored reflections that contributed to broaden and/or reframing ideas and/or thoughts obstacles to the development of new concepts.
Palavras-chave: Herança genética
Consanguinidade
Pensamento científico
Ensino de Biologia
Consanguinity
Scientific thinking
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: BATISTA, D. de O. Herança biológica e consanguinidade: Perspectivas pedagógicas para o desenvolvimento do pensamento científico. 2019. 125f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3512
Data de defesa: 26-Abr-2019
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

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