Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3461
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Do dominó às Máscaras: o jogo autoficcional na contística florbeliana |
Autor: | Andrade, Andreia de Lima |
Primeiro orientador: | Souza, Francisca Zuleide Duarte de |
Resumo: | Esta tese discute e analisa a obra contística de Florbela Espanca pelo viés das escritas de si, com reflexões subsidiadas por críticos como Philippe Lejeune (2008) (2013) (2014), Doubrovsky (2014), Colonna (2004) (2014), Sébastien Hubier (2003), dentre outros. Pareceu-me útil, para o estudo da prosa florbeliana, usar o conceito de autoficção. A pesquisa demonstra como a poetisa alentejana transforma os acontecimentos de sua vida em ficção, sendo capaz de atuar como atriz do seu próprio espetáculo, num jogo literário que ora revela, ora disfarça a dor, e não descarta a “participação” do leitor na (re)construção dos sentidos. A leitura centra-se nos contos: “Mulher de Perdição”, “À Margem dum Soneto”, “O Dominó Preto”, “Amor de Outrora”, presentes em O Dominó Preto e “O Aviador”, “A Morta”, “Os Mortos não Voltam”, “O Resto é Perfume”, “O Inventor”, de As Máscaras do Destino. A metodologia de investigação, além de fundamentar-se nos já mencionados críticos que refletem sobre a autobiografia e autoficção, baseia-se em textos teóricos sobre autor/narrador, autor implícito, de Wayne Booth (1980), Maria Lúcia Dal Farra (1978), Roland Barthes (1975). Para além dos conceitos aqui mencionados, desenhei uma cartografia autoficcional de Florbela Espanca, evidenciando as múltiplas faces da poetisa calipolense. |
Abstract: | This thesis discusses and analyzes Florbela Espanca's tales by the bias of written of you, with reflections subsidized by critics such as Philippe Lejeune (2008) (2013) (2014), Doubrovsky (2014), Colonna (2004) (2014), Sébastien Hubier (2003), among others. It seems useful to me, for the study of Florbelian prose, to use the concept of autofiction. The research shows how the Alentejo poetess transforms the events of her life into fiction, being able to act as an actress of her own spectacle, in a literary game that now reveals, or disguises the pain, and does not rule out the reader's "participation" in (re)construction of the senses. The rDeoamdiinngó fPorceutsoe",s " Aonm tohre d tea lOesu:t"rMorual"h,e prr edsee Pnet rind:iç Oã oD",o "mÀi nMóa Prgreetmo; daunmd "SOo Anevtiaod",o "rO", "A Morta", “Os Mortos não Voltam", "O Resto é Perfume ","O Inventor", in As Máscaras do Destino. The research methodology, based on the aforementioned critics who reflect on autobiography and autofiction, is based on theoretical texts on author / narrator, implied author, by Wayne Booth (1980), Maria Lúcia Dal Farra (1898), Roland Barthes (1975). In addition to the concepts mentioned here, I drew a self-made cartography of Florbela Espanca, highlighting the multiple faces of the Calipolean poetess. |
Palavras-chave: | 1. Análise literária. 2. Contos. 3. Autoficção |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI |
Citação: | Andrade, Andreia de Lima. Do dominó às Máscaras: o jogo autoficcional na contística florbeliana. 2019. 249 p. Tese( Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3461 |
Data de defesa: | 6-Jun-2019 |
Aparece nas coleções: | PPGLI - Teses |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE - ANDREIA DE LIMA ANDRADE.pdf | 7.94 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.