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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3444
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Escrita de presas: afeto e liberdade |
Autor: | Costa, Cristhiane Ferreira da |
Primeiro orientador: | Justino, Luciano Barbosa |
Resumo: | Essa pesquisa teve como objetivo estudar a escrita de presas e seus projetos de construção de sentido dentro e fora da prisão. O lócus da pesquisa foi a Escola Paulo Freire, no Presídio Feminino Regional de Campina Grande, localizado no Complexo Penitenciário do Serrotão, no município de Campina Grande – PB, e teve como participantes alunas da Educação de Jovens e Adultos, 1º e 2º anos do ensino médio (ciclo V). O que motivou essa pesquisa foi compreender quais os projetos de futuro e demandas do presente das presas veiculados no que elas escrevem. Para tanto, criei oficinas de leitura e de escrita a partir de dois temas escolhidos pelas próprias presas, a saber: amor e liberdade. Três objetivos específicos nortearam a pesquisa: estudar a legislação e os dados da educação prisional no Brasil, com foco nas mulheres; compreender o nível de letramento das presas; construir oficinas de leitura e produção textual a partir dos temas propostos. A dissertação se estruturou em três capítulos: no primeiro, descrevi como foi feito o mapeamento dos dados, os procedimentos e os participantes, bem como a base teórico-metodológica da qual parti. No segundo, fiz um mapeamento dos dados sobre educação prisional no Brasil, em especial no que diz respeito às apenadas. No terceiro, analisei as produções textuais das alunas. |
Abstract: | This research had as objective to study the writing of prey and its projects of construction of sense inside and outside the prison. The locus of the research was the Paulo Freire School, in the Campina Grande Regional Women's Prison, located in the Penitentiary Complex of Serrotão, in the city of Campina Grande - PB, and participated as students in the Education of Young and Adults, 1st and 2nd years of the secondary education (cycle V). What motivated this research was to understand what projects of the future and demands of the present of the prey conveyed in what they write. To that end, I created reading and writing workshops based on two themes chosen by the prey themselves: love and freedom. three specific objectives guided the research: to study the legislation and data of prison education in Brazil, with a focus on women; understand the level of literacy of prey; build workshops on reading and textual production based on the themes proposed. The dissertation was structured in three chapters: in the first, I described how the data, procedures and participants were mapped, as well as the theoretical-methodological basis from which I started. In the second, I mapped the data on prison education in Brazil, especially with respect to the grievances. In the third, I analyzed the textual productions of the students. |
Palavras-chave: | 1. Escrita de presas. 2. Letramento. 3. Memória. 4. Educação prisional |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
Citação: | Costa, Cristhiane Ferreira da. Escrita de presas: afeto e liberdade. 2019. 106 p. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3444 |
Data de defesa: | 24-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | PPGPFP - Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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