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dc.creatorAzevêdo, Arilane Florentino Félix de-
dc.contributor.advisor1Pereira, Tânia Maria Augusto-
dc.date.accessioned2019-09-05T15:46:26Z-
dc.date.issued2018-04-26-
dc.identifier.citationAzevêdo, Arilane Florentino Félix de. Construindo gêneros não binários na educação infantil: uma análise discursiva sobre o machismo. 2018. 101f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, campina Grande - PB.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3427-
dc.description.resumoEste trabalho objetivou investigar como acontece a educação de gênero em um Centro de Referência em Educação Infantil (CREI). Para isso, levantamos o seguinte questionamento: existe uma construção do discurso machista por parte da educadora do Pré-II de um CREI em João Pessoa? De forma sutil, através das brincadeiras e do comportamento das professoras, as crianças vão cristalizando a ideia de que o homem tem poder sobre a mulher e esta deve ser submissa a ele. Especificamente, buscamos: verificar a compreensão da professora sobre o discurso machista; analisar as atividades apresentadas para os alunos; e, desenvolver intervenções, que desconstruam o discurso machista na sala de aula. Nossa investigação foi pautada em uma abordagem metodológica qualitativa, com ênfase nas categorias ligadas aos Estudos Culturais e a Análise do Discurso. Para nortear teoricamente a nossa pesquisa, utilizamos as ideias de Araújo (2007), Engels (2000), Foucault (2008, 2010, 2014), Pêcheux (2007), dentre outros. A pesquisa foi realizada visando a construção de um Guia de Orientação para as professoras na desconstrução do machismo em sala de aula. Nossa hipótese inicial foi que a professora legitima o discurso machista nas suas práticas pedagógicas. Iniciamos defendendo essa hipótese por já ter sido educadora nesse mesmo CREI, e nesse período, ano de 2014, a maioria das educadoras destinavam às meninas brincadeiras relacionadas às atividades do lar, espaço privado, muitas vezes invisível; e aos meninos eram destinadas brincadeiras relacionadas ao espaço público. Aferimos que nossa hipótese não se confirmou por alguns elementos, dentre eles, citaremos dois: a municipalização do CREI e o concurso da Prefeitura Municipal. O desdobramento desses elementos está exposto no corpo da dissertação.por
dc.description.abstractThis work aims to investigate how gender education occurs in a Reference Center on Early Childhood Education (CREI). To this end, we raised the following question: Is a male chauvinist discourse being constructed by CREI educators? Subtly, through jokes and the teachers' behavior, the children start assimilating the idea that the man has power over the woman and she must be submissive to him. Specifically, our goal was: to verify the teachers' understanding of the sexist discourse; to analyze the activities presented to the students; and to develop interventions that could deconstruct the male chauvinist discourse inside the classroom. Our research is based on a qualitative methodological approach, with emphasis on the categories related to Cultural Studies and Discourse Analysis. In order to guide the theoretical aspects of our research, we used the ideas of Araújo (2007), Engels (2000), Foucault (2008, 2010, 2014), Pêcheux (2007), among others. This research was conducted aiming the construction of a Guidebook for the teachers on the deconstruction of machismo inside the classroom. Our initial hypothesis is that the teachers legitimize the male chauvinist discourse in their pedagogical practices. This hypothesis has been raised due to my own experience as an educator in this same CREI, in 2014, when most of the educators gave the girls plays related to home activities, private space, often invisible; while the boys were given activities related to the public space. We verified that our hypothesis was not confirmed due to some elements, two of them being: the municipalization of CREI and the contest carried out by the City Hall. The unfolding of these elements is exposed in the body of this dissertation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Roberto Nascimento e Silva (brunor.ns@uepb.edu.br) on 2019-03-28T23:08:10Z No. of bitstreams: 1 ARILANE FLORENTINO FÉLIX DE AZEVÊDO.pdf: 1865038 bytes, checksum: d8f7c478d3019e0d76f828464fab2011 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciana Medeiros (luciana@uepb.edu.br) on 2019-09-05T15:46:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARILANE FLORENTINO FÉLIX DE AZEVÊDO.pdf: 1865038 bytes, checksum: d8f7c478d3019e0d76f828464fab2011 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-05T15:46:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARILANE FLORENTINO FÉLIX DE AZEVÊDO.pdf: 1865038 bytes, checksum: d8f7c478d3019e0d76f828464fab2011 (MD5) Previous issue date: 2018-04-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8596/ARILANE%20FLORENTINO%20F%c3%89LIX%20DE%20AZEV%c3%8aDO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subject1. Educação de gênero. 2. Discurso. 3. Machismopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleConstruindo gêneros não binários na educação infantil: uma análise discursiva sobre o machismopor
dc.typeDissertaçãopor
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