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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3416
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Souza, Camilo de Lelis Nunes de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2196447096051408 | por |
dc.contributor.advisor1 | Albuquerque, Francisco Sibério Bezerra | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0127572956463704 | por |
dc.contributor.referee1 | Coelho Neto, Elias Dias | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3898684024508889 | por |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Marcelo Carvalho | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7842074580167528 | por |
dc.date.accessioned | 2019-06-13T19:11:53Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-29 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, C. de L. N. de. Cônicas: Tópicos especiais para o Ensino Médio. 2019. 64f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3416 | - |
dc.description.resumo | As seções cônicas e muitas de suas características estão entre os tópicos mais importantes da Geometria Analítica. Entretanto, esses conteúdos têm sido pouco explorados pelos professores de Matemática. Quando esses tópicos são apresentados em sala de aula, geralmente são trabalhados com questões que envolvem somente a substituição de letras por números, comprometendo a aprendizagem dos alunos. É de suma importância enfatizar uma abordagem histórica das cônicas, o significado das mesmas e suas principais propriedades, pois esses objetos foram importantes para o desenvolvimento de inúmeras tecnologias. Suas propriedades refletoras, por exemplo, foram indispensáveis para o desenvolvimento de ante- nas parabólicas, telescópios espelhados, radiotelescópios, entre outras aplicações. As curvas elípticas foram utilizadas na Astronomia para descrever movimentos planetários e de outros corpos celestes ao redor do Sol. Ensinar alguns métodos de construção dessas figuras também ajuda bastante no desenvolvimento de um ensino mais produtivo, pois o aluno torna-se mais participativo durante as aulas. Além disso, devem ser apresentados resultados pouco conhecidos das cônicas e algumas aplicações, incentivando assim o estudante a resolver problemas mais desafiadores. É essencial uma mudança na maneira como esse conteúdo é ensinado. Métodos de ensino criativos contribuem para um melhor rendimento das aulas, pois ajudam bastante na interação entre alunos e professores, gerando uma melhor aprendizagem. | por |
dc.description.abstract | The conic sections and many of their characteristics are among the most important topics of Analytical Geometry. However, these contents have been neglected byMathematics teachers. When these topics are presented in the classroom, they are usually dealing with questions that involve only substituting letters with numbers, affecting student learning. It is extremely important to emphasize a historical approach to the conics, their meaning and their main properties, as these geometric figures were important for the development of many technologies. The Reflective Property of these figures, for example, was indispensable for the development of parabolic antennas, mirrored telescopes, radio telescopes, among other applications. Elliptical curves have been used in Astronomy to describe planets and other celestial bodies around the Sun. Teaching some methods of constructing these figures also helps greatly in the development of a more productive teaching as the student becomes more participatory during class. In addition, rare theorems of the conics and some applications should be presented, thus encouraging the student to solve more challenging problems. A change in the way this content is taught is essential. Creative teaching methods contribute to a better performance of classes, as they greatly help the interaction between students and teachers, generating better results in relation to meaningful learning. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2019-05-23T17:13:24Z No. of bitstreams: 1 PDF - Camilo de Lelis Nunes de Souza.pdf: 106869569 bytes, checksum: 6987664817e908791df2a0db187df8a5 (MD5) | eng |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-06-13T19:11:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Camilo de Lelis Nunes de Souza.pdf: 106869569 bytes, checksum: 6987664817e908791df2a0db187df8a5 (MD5) Previous issue date: 2019-03-29 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8481/PDF%20-%20Camilo%20de%20Lelis%20Nunes%20de%20Souza.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Cônicas | por |
dc.subject | Teorema de La Hire | por |
dc.subject | Teorema de Poncelet | por |
dc.subject | Conical | eng |
dc.subject | The Theorem of La Hire | eng |
dc.subject | The Theorem of Poncelet | eng |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.title | Cônicas: Tópicos especiais para o Ensino Médio | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PROFMAT - Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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