Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3398
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Cristiane Coitinho de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8563838948096249por
dc.contributor.advisor1Catanduba, Edilma de Lucena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0090826789391244por
dc.contributor.referee1Catanduba, Edilma de Lucena-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0090826789391244por
dc.contributor.referee2Silva, Rosângela Neres Araújo da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2398653747944135por
dc.contributor.referee3Barros, Alvanira Lúcia de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1175236007103349por
dc.date.accessioned2019-06-05T18:13:25Z-
dc.date.issued2019-02-18-
dc.identifier.citationSousa, Cristiane Coitinho de. Produção e reescrita textual com o gênero narrativa de aventura. 2019. 187f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.por
dc.identifier.doiCDD 372.623por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3398-
dc.description.resumoAs tradicionais aulas de redação já passaram por várias mudanças, em decorrência das evoluções teóricas acerca da própria concepção de língua, texto e escrita adotadas até chegar ao que hoje chamamos de produção textual trabalhada a partir dos gêneros textuais e considerando a escrita como um processo. Nessa pesquisa, objetivamos desenvolver a competência leitora e de escrita do aluno de modo que ele seja capaz de ler, compreender e escrever com autonomia. Para tanto, propomo-nos analisar sobre a produção e reescrita textual dos alunos de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Campina Grande-PB, através da aplicação de uma sequência didática elaborada a partir do gênero narrativa de aventura. Para tanto, tomamos como base teórica os estudos de Bakhtin (2016) sobre os gêneros discursivos, Koch e Elias (2015) no que se refere às estratégias envolvidas na produção textual, Marcuschi (2008) no que concerne aos princípios sociointeracionistas da produção de texto, os PCN (2001) e suas orientações sobre o ensino de Língua Portuguesa. Apresentamos também as discussões sobre como se corrige texto na escola apresentadas por Ruiz (2001) e as reflexões de Menegolo e Menegolo (2005) sobre a importância do trabalho com a reescrita de textos. Diante do exposto, vivenciamos com os alunos uma prática de escrita efetiva, levando em consideração a produção de textos para o desenvolvimento da participação social do aluno, levando-o a refletir sobre esse processo de escrita dentro e fora do contexto escolar.por
dc.description.abstractThe traditional writing classes have undergone several changes, due to the theoretical evolutions about the own conception of language, text and writing adopted until arriving at what we now call textual production worked from the textual genres and considering writing as a process. In this research, we aim to develop students' reading and writing skills so that they are able to read, understand and write with autonomy. Therefore, we propose to analyze and reflect on the production and textual rewriting of the students of a 6th grade elementary school class of a municipal public school in the city of Campina Grande-PB, through the application of a didactic sequence elaborated from the narrative adventure genre. To do so, we will take as theoretical basis the studies of Bakhtin (2016) on the discursive genres, Koch and Elias (2015) regarding the strategies involved in textual production, Marcuschi (2008) regarding the sociointeractionist principles of text production , the PCN (2001) and its orientations on the teaching of Portuguese Language. We will also bring up the discussions about how to correct text in the school presented by Ruiz (2001) and the reflections of Menegolo and Menegolo (2005) on the importance of the work with the rewriting of texts. In view of the above, we intend to live with the students an effective writing practice, taking into account the production of texts for the development of the student's social participation, leading him to reflect on this writing process inside and outside the school context.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Bronzeado de Andrade (thiago@ch.uepb.edu.br) on 2019-06-03T18:12:45Z No. of bitstreams: 1 PDF - Cristiane Coitinho de Sousa.pdf: 25563279 bytes, checksum: 0cdd4de61025a4d37b7c65ca718d3432 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Milena Araújo (milaborges@ch.uepb.edu.br) on 2019-06-05T18:13:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Cristiane Coitinho de Sousa.pdf: 25563279 bytes, checksum: 0cdd4de61025a4d37b7c65ca718d3432 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-05T18:13:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Cristiane Coitinho de Sousa.pdf: 25563279 bytes, checksum: 0cdd4de61025a4d37b7c65ca718d3432 (MD5) Previous issue date: 2019-02-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8461/PDF%20-%20Cristiane%20Coitinho%20de%20Sousa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectGêneros textuaispor
dc.subjectProdução textualpor
dc.subjectReescritapor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectTextual genreseng
dc.subjectText productioneng
dc.subjectRewritingeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleProdução e reescrita textual com o gênero narrativa de aventurapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cristiane Coitinho de Sousa.pdfPDF - Cristiane Coitinho de Sousa24.96 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.