Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3397
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Andréa Cavalcante Monteiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3111935056902267por
dc.contributor.advisor1Silva, Rosângela Neres Araújo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2398653747944135por
dc.contributor.referee1Silva, Rosângela Neres Araújo da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2398653747944135por
dc.contributor.referee2Santos, Luciane Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4298723741829457por
dc.contributor.referee3Costa, Maria Suely da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1891779191833711por
dc.date.accessioned2019-06-05T18:12:25Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.citationAlves, Andréa Cavalcante Monteiro. Práticas de letramento literário no Ensino Fundamental: leitura e interpretação de O Santo e a Porca de Ariano Suassuna. 2019. 145f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.por
dc.identifier.doiCDD 372.41por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3397-
dc.description.resumoAs habilidades de leitura e interpretação são essenciais para o desenvolvimento de nossos alunos. Assim, é cada vez mais desafiador para os docentes desenvolverem um trabalho na perspectiva do letramento literário porque, muitas vezes, os discentes chegam aos anos finais do Ensino Fundamental sem consolidar as habilidades de leitura e assim sendo, não se constituem como leitores por fruição. Ademais, as leituras escolhidas para serem trabalhadas em sala não levam em consideração o conhecimento prévio do aluno, o meio social no qual ele está inserido e menos ainda aquilo que é do seu interesse. Nessa perspectiva, é que propusemos uma atividade com a obra O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna, a qual é leve, divertida, com uma linguagem acessível e um tema de fácil compreensão, para que os discentes fossem motivados a realizar a leitura e posteriormente produzir uma resenha crítica para expor suas opiniões sobre a obra, recomendando-a ou não à comunidade escolar. Dessa forma, através da realização de uma leitura com foco na interação autor-texto-leitor, auxiliamos os alunos na consolidação das habilidades leitoras, as quais lhes permitiram construir os sentidos do texto. Após a conclusão do trabalho com a obra escolhida, incentivamos os discentes a buscar outras obras literárias de autores paraibanos, para que pudessem ampliar seu conhecimento acerca da nossa cultura literária, ressignificando o lugar da literatura paraibana na nossa escola e incentivando a leitura por fruição. Os sujeitos envolvidos são os alunos do 9º ano, de uma escola do município de Logradouro - PB. O tipo de trabalho desenvolvido foi uma pesquisa-ação, com viés bibliográfico e o desenvolvimento de uma proposta de intervenção e análise qualitativa dos dados. Nossa metodologia volta-se ao letramento literário, desenvolvendo a sequência básica proposta por Rildo Cosson (2009). A base teórica desta pesquisa fundamenta-se nos estudos de Koch e Elias (2013), Solé (1998), Geraldi (2000), Souza e Feba (2011), Abreu (2006), dentre outros, além da BNCC (2017). Acreditamos, portanto, que a leitura e análise da obra O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna, ampliou o acervo literário dos discentes, bem como auxiliou no conhecimento do gênero teatro, junto à turma na qual o trabalho foi desenvolvido, formando leitores capazes de reconhecer as sutilezas, particularidades, sentidos, extensão e a profundidade das construções literárias, como propõem a BNCC.por
dc.description.abstractReading and interpreting skills are essential for the development of our students. Thus, it is increasingly challenging for teachers to develop literary literacy work because students often reach the final years of elementary school without consolidating reading skills and thus do not constitute themselves as readers by fruition. In addition, the readings chosen to be worked in the classroom do not take into account the previous knowledge of the student, the social environment in which he is inserted and even less what is of interest to him. In this perspective, we have proposed an activity with Ariano Suassuna's The Saint and the Nut, which is light, fun, with an accessible language and an easy-to-understand theme, so that the students are motivated to read and later produce a critical review to present their opinions on the work, recommending it or not to the school. In this way, through a reading with focus on the author-text-reader interaction, we help the students in the consolidation of the reading skills, which allowed them to construct the meanings of the text. After completing the work with the chosen work, we encourage students to search for other literary works of the authors of Paraiba, so that they could broaden their knowledge about our literary culture, resignifying the place of the literature Paraibana in Our school and encouraging reading by fruition. The subjects involved are the 9th grade students from a school in the municipality of Logradouro - PB. The type of work developed was an action research, with bibliographic bias and the development of a proposal of intervention and qualitative analysis of the data. Our methodology turns to literary literacy, developing the basic sequence proposed by Rildo Cosson (2009). The theoretical basis of this research is based on the studies of Koch and Elias (2013), Solé (1998), Geraldi (2000), Souza and Feba (2011), Abreu (2006), among others, besides BNCC(2017). We believe, therefore, that reading and analyzing Ariano Suassuna's The Saint and the Nut enlarged the literary heritage of the students, as well as aided in the knowledge of the theater genre with the group in which the work was developed, to recognize the subtleties, particularities, meanings, extent and depth of literary constructions, as proposed by BNCC.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Bronzeado de Andrade (thiago@ch.uepb.edu.br) on 2019-06-04T11:29:21Z No. of bitstreams: 1 PDF - Andrea Cavalcante Monteiro Alves.pdf: 17142600 bytes, checksum: f70b741ff9ccfd9062dd100abcc8c1b5 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Milena Araújo (milaborges@ch.uepb.edu.br) on 2019-06-05T18:12:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Andrea Cavalcante Monteiro Alves.pdf: 17142600 bytes, checksum: f70b741ff9ccfd9062dd100abcc8c1b5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-05T18:12:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Andrea Cavalcante Monteiro Alves.pdf: 17142600 bytes, checksum: f70b741ff9ccfd9062dd100abcc8c1b5 (MD5) Previous issue date: 2019-02-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8459/PDF%20-%20Andrea%20Cavalcante%20Monteiro%20Alves.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectAriano Suassunapor
dc.subjectLiteratura Paraibanapor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectTheatereng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titlePráticas de letramento literário no Ensino Fundamental: leitura e interpretação de O Santo e a Porca de Ariano Suassunapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andrea Cavalcante Monteiro Alves.pdfPDF - Andrea Cavalcante Monteiro Alves16.74 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.