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Tipo do documento: Dissertação
Título: Literatura eletrônica: videopoema e videonarrativa, novas resistências à máquina capitalista
Autor: Queiroz, Jefferson Justino de
Primeiro orientador: Justino, Luciano Barbosa
Resumo: Embora o capitalismo se aproprie da linguagem do vídeo para construir subjetividades, colocando em circulação modelos de desejos e modelos de sujeição, muitas vezes, a literatura contemporânea se utiliza das semióticas mistas próprias do audiovisual para potencialmente produzir novos devires para além da sujeição, eis a hipótese de base da nossa pesquisa. De posse desta mesma cultura das telas, poetas apresentam vias de acesso que possam a vir a se tornar ferrugens nas engrenagens dos agenciamentos maquínicos capitalistas na medida em que a problematização da linguagem é um vetor inalienável da prática poética. Com o objetivo de confirmar nossa hipótese de base e dar uma resposta ao problema da sujeição e submissão da produção de subjetividade sob o capitalismo contemporâneo discutido por Maurizio Lazzarato, dialogamos no primeiro capítulo com autores que se debruçaram a analisar as mudanças que a literatura assumiu em tempos atuais, tornando-se o que alguns chamaram de literatura eletrônica, como é o caso de Hayles, Bellei e Murray. Esses pesquisadores nos permitiram analisar a literatura distanciada do conceito da tradição, a partir do surgimento de uma nova tecnologia digital, que proporcionou ao leitor adentrar na narrativa, deixar sua marca, e construir sua trajetória narrativa através do uso de hipertextos. Foi o arcabouço teórico necessário para compreender a literatura no ciberespaço, portadora de um enredo multiforme, capaz de expandir-se para outras mídias numa relação intermidiática, sem, no entanto, deixar de ser literatura. No segundo capítulo veremos que o vídeo, a mídia de mais relevância em tempos hipermodernos, alargou as possibilidades de produção poética, permitindo ao artista elaborar obras através do uso das semióticas mistas. Dubois apresenta-nos com detalhe o que ele acredita ser uma teoria da estética do vídeo, uma vez que essa mídia possui características próprias e singulares. Com esse escopo teórico, dialogamos, em nosso terceiro capítulo, com Lazzarato visando expor de que maneira o maquinário capitalista se apropria das semióticas mistas para produzir subjetividades próprias para sua manutenção. Os conceitos desse teórico, embasado na teoria de Deleuze e Guatarri, de sujeito individuado, sujeição social e servidão maquínica nos foi útil para a análise do videopoema “Pessoa”, de Antunes. Nesse sentido, exploramos o poema enquanto ferrugem ao maquinário, resistência ao processo de subjetivação dominante, pontos de fuga do eixo centralizador capitalista. Nossos esforços se voltam para entender a multiplicidade presente na literatura eletrônica, ao passo em que voltamos nosso foco também para a relação entre literatura e vídeo, uma vez que entendemos que os autores se apropriam das semióticas mistas do vídeo para conscientemente atingirem as subjetividades dos leitores, potencializando o fazer artístico, chegando ao ponto de dizer sem o artifício da linguagem verbal, resistindo à tirania das letras, equilibrando-as em sons, cores, formas, ritmos e movimentos que não estavam inscritos nas subjetivações dominantes.
Abstract: Although capitalism appropriates the language of video to construct subjectivities, putting into circulation models of desires and models of subjection, contemporary literature often uses the mixed semiotics of the audiovisual to potentially produce new becomings beyond subjection. An example being the basic hypothesis of our research. With this same culture of canvases, poets have routes that may just become rust in the gears of machinist capitalist assemblages in the way of the creation of problems of language as an inalienable vector of poetic practice. With the objectives of confirming our basic hypothesis while answering the problem of subjection and submission of subjectivity production under the contemporary capitalism discussed by Maurizio Lazzarato, we dialogued with authors who have studied the changes that literature has assumed in the present time. Literature becoming, what some have called, electronic literature (as is the case of Hayles, Bellei and Murray). These researchers allowed us to analyze the literature far from the traditional concept, but rather from the emergence of a new digital technology, which allows the reader to enter the narrative, leave his mark, and build his narrative trajectory using hypertexts. It was the theoretical framework needed to understand literature in cyberspace, with a multiform plot capable of expanding to other media in an inter-media relationship, without ceasing to be literature. The relevant media in hypermodern times, the video, extended the possibilities of poetic production, allowing the artist to elaborate works through the use of mixed semiotics. Dubois presents us with detail which he believes to be a theory of the aesthetics of video, since this media has its own unique characteristics. With this theoretical scope, we dialogue with Lazzarato aiming to expose in what way the capitalist machinery appropriates the mixed semiotics to produce its own subjectivities for its maintenance. The concepts of this theorist, based on Deleuze and Guatarri, of individuated subject, social subjection and machinic servitude were useful for the analysis of the video-poem "Pessoa". In this sense, we explore the poem as rust on machinery, resistance to the dominant subjective process, vanishing points of the capitalist centralizing axis. Our efforts are made to understand the multiplicity present in the electronic literature, while turn our focus to the relationship between literature and video. We understand that the authors appropriate the mixed semiotics of the video to consciously reach the readers' subjectivities, maximizing the artistic making. It comes to the point of saying, without the verbal language, resistance to the tyranny of letters, balancing them in sounds, colors, forms, rhythms and movements that were not inscribed in the dominant subjective.
Palavras-chave: 1. Literatura eletrônica. 2. Videopoema. 3. Videonarrativa. 4. Literatura e sociedade.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: Queiroz, Jefferson Justino de. Literatura eletrônica: videopoema e videonarrativa, novas resistências à máquina capitalista. 2018. 87f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3389
Data de defesa: 22-Nov-2018
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