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Tipo do documento: Dissertação
Título: Facebook como recurso didático-pedagógico na disciplina de sociologia: possibilidades e desafios no ensino médio em Fagundes-PB
Autor: Lima, Izenete Maria Silva de
Primeiro orientador: Costa, Antônio Roberto Faustino da
Resumo: A presença crescente das tecnologias digitais na escola torna relevante aprofundar os estudos sobre o impacto dessas na educação, particularmente, das redes sociais no processo de ensino e aprendizagem. A presente pesquisa traz uma reflexão sobre o Facebook como recurso didático-pedagógico na disciplina de Sociologia. Desta forma, objetivou-se refletir sobre contribuições do Facebook para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Sociologia. Especificamente, foi investigado o grau de inclusão das tecnologias digitais e redes sociais no cotidiano dos discentes; a contribuição do Facebook na aprendizagem do aluno; e, realizou-se um estudo comparativo entre turmas que usaram e turmas que não usaram o Facebook como recurso didático-pedagógico. Para isso, objetivou-se desenvolver e aplicar uma Sequência Didática para estudar um conteúdo específico e criar um grupo fechado no Facebook como extensão da sala de aula. Utilizou-se as contribuições de autores como Lévy (1999), Recuero (2009;2014), Ribeiro (2016), Rojo (2012), Oliveira (2013), Minayo (2008) e Thiollent, que discutem sobre cibercultura, redes sociais, multimodalidade, multiletramentos e sequência didática, pesquisa qualitativa e pesquisa-ação. A pesquisa é do tipo qualitativa, envolvendo os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa documental para levantamento de dados e documentos; aplicação de questionários, focando em traçar o perfil e compreender as percepções e práticas dos educandos junto às redes sociais; pesquisa-ação em sala de aula e através da criação de um grupo fechado de alunos no Facebook. A pesquisa teve como sujeitos os estudantes de quatro turmas do 3º ano do Ensino Médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio Joana Emília da Silva, em Fagundes-PB, os docentes da disciplina e a pesquisadora. Procurou-se observar e avaliar os resultados das práticas de ensino e aprendizagem desenvolvidas. A conclusão essencial da pesquisa é que a inserção das redes sociais contribui para a qualidade do ensino e da aprendizagem em Sociologia no Ensino Médio.
Abstract: The increasing presence of digital technologies at school makes it relevant to deepen the studies about their impact on education, particularly on social networks in the teaching and learning process. The present research brings a reflection on Facebook as a didactic-pedagogical resource in the discipline of Sociology. In this way, the target was to reflect on contributions from Facebook to improve the process of teaching and learning in the discipline of Sociology. Specifically, the degree of inclusion of digital technologies and social networks in the students' daily life was investigated; Facebook's contribution to the student learning; and, a comparative study was carried out between classes that used and classes that did not use Facebook as didactic-pedagogical resource. To do this, the aim was to develop and apply a Didactic Sequence to study specific content and create a closed group on Facebook as an extension of the classroom. The contributions of authors such as Lévy (1999), Recuero (2009; 2014), Ribeiro (2016), Rojo (2012), Oliveira (2013) and Thiollent, who discuss cyberculture, multimodality, multilearning and didactic sequence, qualitative research and action research, were used. The research is of the qualitative type, involving the following methodological procedures: documentary research to collect data and documents; application of questionnaires, focusing on the drawing of the profile and understanding of the perceptions and practices of learners with social networks; action research in the classroom and through the creation of a closed group of students on Facebook. The research had as subjects the students of four classes of the 3rd year of the Secondary School of Primary and Secondary School Joana Emília da Silva, in Fagundes-PB, the professors of the discipline and the researcher. We sought to observe and evaluate the results of teaching and learning practices developed. The essential conclusion of the research is that the insertion of social networks contributes to the quality of teaching and learning in Sociology in High School.
Palavras-chave: 1. Ensino médio. 2. Sociologia. 3. Recursos didático-pedagógicos. 4. Rede social. 5. Facebook
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Lima, Izenete Maria Silva de. Facebook como recurso didático-pedagógico na disciplina de sociologia: possibilidades e desafios no ensino médio em Fagundes-PB. 2018. 138f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3385
Data de defesa: 14-Dez-2018
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