Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3374
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAbreu, Elinalva Roseno dos Santos Silva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6676684767504439por
dc.contributor.advisor1Costa, Maria Suely da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1891779191833711por
dc.contributor.referee1Costa, Maria Suely da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1891779191833711por
dc.contributor.referee2Santos, Luciane Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4298723741829457por
dc.contributor.referee3Bezerra, Rosilda Alves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6401249635890403por
dc.date.accessioned2019-06-03T13:51:37Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.citationAbreu, Elinalva Roseno dos Santos Silva de. Formação do leitor literário no Ensino Fundamental II: lendo as narrativas Bruna e A galinha D'Angola e O Presente de Ossanha. 2019. 141f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.por
dc.identifier.doiCDD 372.4por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3374-
dc.description.resumoEsta dissertação trata da inserção da literatura afro-brasileira no processo de formação do leitor literário no Ensino Fundamental na perspectiva do letramento literário. O objetivo está em desenvolver competências leitoras do texto literário pelo reconhecimento das peculiaridades intrínsecas a este gênero e possibilitar um novo olhar das crianças e adolescentes leitores acerca da história e da cultura dos africanos e afro-brasileiros – através do respeito ao mais velho, do poder da palavra, da tradição oral e do conhecimento da religião. Fruto de uma pesquisa-ação, o estudo está fundamentado numa metodologia que estabelece relações entre literatura e sociedade, na linha do ensino da literatura, conforme proposto pela Lei 10.639/03. A partir das narrativas Bruna e a galinha d’Angola, de Gercilga de Almeida e O presente de Ossanha, de Joel Rufino dos Santos, desenvolvemos uma proposta de intervenção de leitura, cuja metodologia teve por base em 05 oficinas, nas quais se destacaram os aspectos referes à leitura, à compreensão, à interpretação e à produção textual a partir das narrativas afro-brasileiras estudadas com alunos do 7º ano, do Ensino Fundamental II, de uma escola da rede estadual de Alagoa Grande-PB. A seleção destes livros se orientou pela importância dada ao negro e pela valorização de aspectos centrais da cultura africana e afro-brasileira, como a memória e a religiosidade. Compreende-se que, a partir do entendimento de preconceitos e estigmas seculares acerca da história e cultura negra é possível a reeducação das relações etnicorraciais no âmbito escolar. Dentre o referencial teórico de apoio, destacam-se Martins (2006), Solé (1998), Candido (1995), Barthes (1992), Compagnon (2009), Cosson (2014, 2018), (Street (2014), Gomes (2010), Ferrarezi Jr e Carvalho (2017), Cavalleiro (1998, 2000, 2001 e 2005), Oliveira (2003, 2008, 2014) e Girotto e Souza (2010). As atividades realizadas nas oficinas de leitura veicularam um estímulo maior do aluno para debater sobre a narrativa dos contos, contribuindo, assim, para a formação de leitores mais críticos, dentro de um viés do letramento literário, associando fruição literária e o exercício da cidadania pela percepção da relação literatura e realidade.por
dc.description.abstractThis dissertation deals with the insertion of Afro-Brazilian literature in the process of training the literary reader in Elementary School in the perspective of literary literacy. The objective is to develop reading skills of the literary text by recognizing the peculiarities intrinsic to this genre and enabling a new look of the children and adolescents readers about the history and culture of Africans and Afro-Brazilians - through respect for the elder, the word, oral tradition and knowledge of religion. As a result of an action research, the study is based on a methodology that establishes relationships between literature and society, in line with literature teaching, as proposed by Law 10.639 / 03. From the narratives Bruna and the duck from Angola, from Gercilga de Almeida and The present from Ossanha, from Joel Rufino dos Santos, we developed a proposal for a reading intervention, the methodology of which was based on 5 workshops, in which the aspects referring to reading, comprehension, interpretation and textual production from the Afro-Brazilian narratives studied with 7th grade students, Elementary School II, from a school in the state of Alagoa Grande-PB. The selection of these books was guided by the importance given to blacks and by the valorization of central aspects of African and Afro-Brazilian culture, such as memory and religiosity. It is understood that, based on the understanding of secular prejudices and stigmas about black history and culture, it is possible to re-educate ethno-racial relations in schools. Among the theoretical framework of support, the following stand out: Martins (2006), Solé (1998), Candido (1995), Barthes (1992), Compagnon (2009), Cosson (2014, 2018), Street (2014), Gomes 2010), Ferrarezi Jr e Carvalho (2017), Cavalleiro (1998, 2000, 2001 and 2005), Oliveira (2003, 2008, 2014) and Girotto e Souza (2010). student to discuss the narrative of the stories, thus contributing to the formation of more critical readers, within a bias of literary literacy, associating literary enjoyment and the exercise of citizenship by the perception of the relationship literature and reality.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Bronzeado de Andrade (thiago@ch.uepb.edu.br) on 2019-06-03T13:50:24Z No. of bitstreams: 1 PDF - Elinalva Roseno dos Santos Silva de Abreu.pdf: 17523242 bytes, checksum: 45873fe13eb1f2821e1cc2ef95b9909e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreza Serafim (andreza@ch.uepb.edu.br) on 2019-06-03T13:51:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Elinalva Roseno dos Santos Silva de Abreu.pdf: 17523242 bytes, checksum: 45873fe13eb1f2821e1cc2ef95b9909e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-03T13:51:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Elinalva Roseno dos Santos Silva de Abreu.pdf: 17523242 bytes, checksum: 45873fe13eb1f2821e1cc2ef95b9909e (MD5) Previous issue date: 2019-02-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8400/PDF%20-%20Elinalva%20Roseno%20dos%20Santos%20Silva%20de%20Abreu.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteratura afro-brasileirapor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectEnsino de literaturapor
dc.subjectAfro-Brazilian literatureeng
dc.subjectTeaching literatureeng
dc.subjectLiteracypor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleFormação do leitor literário no Ensino Fundamental II: lendo as narrativas Bruna e A galinha D'Angola e O Presente de Ossanhapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elinalva Roseno dos Santos Silva de Abreu.pdfPDF - Elinalva Roseno dos Santos Silva de Abreu17.11 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.