Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3368
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A representação da velhice em contos de Luiz Vilela: uma perspectiva de letramento literário |
Autor: | Andrade, Eliana Cristina Silveira de |
Primeiro orientador: | Souza, Aldinida de Medeiros |
Primeiro membro da banca: | Souza, Aldinida de Medeiros |
Segundo membro da banca: | Mendes, Algemira de Macêdo |
Terceiro membro da banca: | Costa, Maria Suely da |
Resumo: | Este trabalho é o resultado de uma pesquisa de prática de letramento literário a partir da representação da velhice nos contos “A volta do campeão” (2000), “O violino” (2000) e “Lembrança” (1970), de Luiz Vilela. Justifica-se, primeiramente, pela importância da literatura para a formação do sujeito, no que se refere à percepção de si mesmo e da comunidade a que pertence. Em segundo, pela temática abordar questões ligadas aos sentimentos dos sujeitos sociais e, também, pela maior praticidade em trabalhar o gênero conto com a faixa etária dos alunos envolvidos na experiência didática. Os objetivos são o letramento literário dos alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Campina Grande/PB e as discussões que o tema velhice pode proporcionar, trazendo para a sala de aula uma questão que perpassa, em muitos aspectos, a realidade dos alunos. Para tanto, apoiamo-nos na concepção de pesquisa caracterizada como estudo de caso, de natureza descritiva e interpretativa. Como pressupostos teóricos, utilizamos a sistematização de Rildo Cosson (2014), sobre letramento literário. No que concerne a outros aspectos teóricos e temáticos, buscamos respaldo em Alfredo Bosi (1983); Campos (2003); Antonio Candido (2002); Magda Soares (2014), entres outros. Apresentando uma abordagem baseada na concepção discursiva e interacional de ensino, este estudo está fundamentado no trabalho de sequência básica, apresentado por Cosson (2014), que visa a leitura, interpretação e produção de textos como fontes de formação intelectual e humana. Como resultado, verificamos que os contos lidos proporcionam experiências significativas, com interpretação e produção de sentido por parte dos alunos, sendo alcançado o objetivo primeiro de, através do letramento literário, contribuir para que se tornem leitores ativos no processo da leitura, mais sensíveis e humanos. |
Abstract: | This work is the result of a research of practice of literary literacy from the representation of the old age in the short stories “A volta do campeão” (2000), “O violin” (2000) and “Lembrança” (1970), written by Luiz Vilela. First justified by the importance of literature for the formation of the subject, in the case of the perception of oneself has about the community he belongs. Second, for the thematic approaches questions about feelings from the social subjects and, also, for the greater practicality in working the gender (tale) with the students involved. The aims are literary literacy of the students in the fifth grade of elementary public school in Campina Grande, and the discussions about old age can offer, bringing to the classroom a question that is the reality for some students. At the end we supported the research in the case study, from descriptive and interpretative nature. As theoretical assumptions, was used the systematization of Rildo Cosson (2014) of literary literacy. In relation to others theoretical and thematic aspects, we based on Alfredo Bosi (1983); Campos (2003); Antonio Candido (2002); Magda Soares (2014), and others. Presenting an approach based on discursive conception and interactional of teaching, this research is grounded in the application of the basic sequence, submitted by Cosson(2014), for the students can be able to read, interpret and produce texts as source of intellectual and human formation. As result, we verified that the reading tales offering significant experience, with interpretation and production of meaning from part of the students, being achieved the first aim, through the literary literacy, contribute for them become active readers in the reading process, more sensible and human. |
Palavras-chave: | Contos Luiz Vilela Velhice Letramento literário Tales Old age Literary literacy |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Centro de Humanidades - CH |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
Citação: | Andrade, Eliana Cristina Silveira de. A representação da velhice em contos de Luiz Vilela: uma perspectiva de letramento literário. 2018. 128f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Identificador do documento: | CDD 372.416 |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3368 |
Data de defesa: | 28-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Eliana Cristina Silveira de Andrade.pdf | PDF - Eliana Cristina Silveira de Andrade | 14.31 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.