Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3292
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Roberto Vieira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1044898645533233por
dc.contributor.advisor1Silveira, Alessandro Frederico da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3694934576040433por
dc.contributor.referee1Lima, Lourivaldo Mota-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9373787646962027por
dc.contributor.referee2Freitas, Heron Neves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5999148176771819por
dc.date.accessioned2019-04-24T15:04:53Z-
dc.date.issued2018-03-23-
dc.identifier.citationSILVA, R. V. da. O kit de robótica e o ensino de Física: O relato de uma proposta para discutir os conceitos de massa, aceleração e força. 2018. 70f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3292-
dc.description.resumoComo sabemos, o ensino de física há tempos enfrenta grandes dificuldades e a busca de ações metodológicas a fim de favorecer o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos dessa disciplina sempre estão em vigor. Nesse contexto, por entendermos que as atividades experimentais podem viabilizar a redução dessas dificuldades, dependendo do tipo de abordagem, vinculamos o seu uso à tecnologia, com fins de alcançar tal objetivo. Neste sentido, desenvolvemos uma proposta de sequência didática para auxiliar o professor de Física do ensino médio na utilização da robótica educacional, mas especificamente dos kits de robótica educacional da FISCHERTECHNIK que foram implementados na rede estadual de ensino da Paraíba relacionados aos conteúdos do primeiro ano do ensino médio, mais especificamente, aceleração, massa inercial, força, aceleração centrípeta e força centrípeta. A sequência didática sustenta-se teoricamente na abordagem problematizadora de Angotti e Delizoicov e foi organizada para ser trabalhada em dezesseis horas/aulas.por
dc.description.abstractAs we know the teaching of physics has long faced great difficulties and the search for methodological actions in order to favor the teaching-learning process of their concepts are always in force. In this context, because we understand that experimental activities can make it possible to reduce these difficulties, depending on the type of approach, we link their use to technology in order to achieve this objective. In this sense, we developed a didactic sequence proposal to assist the high school physics teacher in the use of educational robotics, but specifically the FISCHERTECHNIK educational robotics kits that were implemented in the Paraíba state education network related to the contents of the first year of the Higher education, more specifically, acceleration, inertial mass, force, centripetal acceleration and centripetal force. The didactic sequence is theoretically based on the problematic approach of Angotti and Delizoicov and was organized to be worked in sixteen hours / classes.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2019-04-11T17:47:46Z No. of bitstreams: 1 PDF - Roberto Vieira da Silva.pdf: 28856542 bytes, checksum: 8a1d782553b8156b264b554287f2de71 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2019-04-24T15:04:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Roberto Vieira da Silva.pdf: 28856542 bytes, checksum: 8a1d782553b8156b264b554287f2de71 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-24T15:04:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Roberto Vieira da Silva.pdf: 28856542 bytes, checksum: 8a1d782553b8156b264b554287f2de71 (MD5) Previous issue date: 2018-03-23eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8104/PDF%20-%20Roberto%20Vieira%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEFpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectRobótica educacionalpor
dc.subjectAtividades experimentaispor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleO kit de robótica e o ensino de Física: O relato de uma proposta para discutir os conceitos de massa, aceleração e forçapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberto Vieira da Silva.pdfPDF - Roberto Vieira da Silva28.18 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.