Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3269
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeite, Jonas Jefferson de Souza-
dc.contributor.advisor1Maciel, Diógenes André Vieira-
dc.date.accessioned2019-04-01T12:20:43Z-
dc.date.issued2018-04-27-
dc.identifier.citationLeite, Jonas Jefferson de Souza. De Florbela às Florbelas: do mito literário à invenção de uma personagem-escritora. 2018. 163f. Tese( Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3269-
dc.description.resumoPropõe-se um estudo sobre a maneira como a poetisa portuguesa Florbela Espanca, depois da sua morte e através de uma extensa apropriação biográfica, iniciada pelo professor italiano Guido Battelli, no afã de divulgar e publicar a sua obra literária e, consequentemente, obter lucro, passou, paulatinamente, a ser encarada como um mito literário, desde a década de 1930. Objetiva-se compreender o processo de mitificação da escritora, que tem se mostrado dinâmico e, de tempos em tempos, adquirido novos e inesperados contornos. Em chave didática, entende-se tal processo em dois momentos distintos e complementares: o primeiro momento, de feição crítico-biográfica, de 1930 a 1979, quando o mito florbeliano foi erigido e consolidado, e o segundo momento, de cariz crítico-ficcional, de 1979 à atualidade, no qual o mito em destaque expandiu-se e ganhou novas possibilidades de representação, com a transformação de Florbela em personagem literária. Para esta investigação, são analisadas as peças teatrais Bela-Calígula: Impromptu Teatral (1987), de Augusto Sobral; Florbela Espanca (1988), de Alcides Nogueira; Florbela (1991), de Hélia Correia; A primeira morte de Florbela Espanca (1999), de António Cândido Franco e Florbela Espanca – a hora que passa (2014), de Lorenna Mesquita e Fabio Brandi Torres. Também são analisados a biografia romanceada Florbela Espanca, a vida e a obra (1979) e o conjunto de poemas denominado De Florbela para Pessoa. Com amor (2017), de Maria Lúcia Dal Farra. Portanto, é possível inteligir que o mito florbeliano tem uma história de meandros que perpassam a gênese da mitificação, além de seu desenvolvimento, consolidação e expansão, tudo isto em um processo contínuo que não dá mostras de querer cessar, seja na atividade crítica seja em suas representações estéticas.por
dc.description.abstractThis study intends to investigate how Florbela Espanca, after her death, has gradually become regarded as a literary myth, since the 1930s, through an extensive biographical appropriation which had been started by Guido Battelli to divulge and publish her literary work and, therefore, make profit. It aims to understand the process of mythification of the author, which has been dynamic and, every so often, has acquired new and unexpected outlines. Didactically, this process can be divided into two distinct and complementary moments: the first critical-biographical moment, from 1930 to 1979, when the Florbelian myth was established and consolidated; and the second critical-fictional moment, from 1979 to the present day, in which the myth, since Florbela has become a literary character, has expanded and gained new possibilities of representation. The study proposes to analyze the following thematic pieces, Bela-Calígula: Impromptu Teatral (1987), by Augusto Sobral; Florbela Espanca (1988), by Alcides Nogueira; Florbela (1991), by Hélia Correia; A primeira morte de Florbela Espanca (1999), by António Cândido Franco; and Florbela Espanca – a hora que passa (2014), by Lorenna Mesquita and Fabio Brandi Torres. In addition, the analysis focuses on the biographical novel, Florbela Espanca, a vida e a obra (1979) as well as in the set of poems entitled De Florbela para Pessoa. Com amor (2017), by Maria Lúcia Dal Farra. In conclusion, the results confirm that the Florbelian myth has intricacies that permeate the genesis of mythification on its development, consolidation and expansion, all this in a continuous process that does not show signs of ending, either in critical activity or in its aesthetic representations.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Carrasco (ricardogc84@uepb.edu.br) on 2018-07-23T14:20:16Z No. of bitstreams: 1 PDF - Jonas Jefferson de Souza Leite.pdf: 1532432 bytes, checksum: 514f261813cd26f4a815fa2b6b7c2d6d (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciana Medeiros (luciana@uepb.edu.br) on 2019-04-01T12:20:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Jonas Jefferson de Souza Leite.pdf: 1532432 bytes, checksum: 514f261813cd26f4a815fa2b6b7c2d6d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-01T12:20:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Jonas Jefferson de Souza Leite.pdf: 1532432 bytes, checksum: 514f261813cd26f4a815fa2b6b7c2d6d (MD5) Previous issue date: 2018-04-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7968/PDF%20-%20Jonas%20Jefferson%20de%20Souza%20Leite.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subject1. Literatura portuguesa. 2. Florbela Espanca. 3. Mitificação. 4. Mito florbelianopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleDe Florbela às Florbelas: do mito literário à invenção de uma personagem-escritorapor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:PPGLI - Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jonas Jefferson de Souza Leite.pdf1.5 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.