Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3265
Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre o ensino superior e o mercado de trabalho: um estudo de caso sobre o caminho de jovens do ensino médio de uma escola pública paraibana
Autor: Oliveira, Valda Ozeane Camara Cassiano de
Primeiro orientador: Castro, Paula Almeida de
Resumo: Essa dissertação de mestrado profissional teve como objeto de estudo compreender a escolha profissional de jovens no ensino médio. A escolha profissional é, entendida nesse trabalho, como um momento decisivo para os alunos egressos do ensino básico, pois, essa escolha influenciará na construção da identidade profissional que buscam para o futuro. Para tal, analisou a relação entre a escolha profissional de jovens do Ensino Médio e a prática docente, no cotidiano de uma escola pública de Educação básica da Paraíba. Entende-se que uma boa escolha profissional é resultado da forma como a mesma é tomada e pelas implicações que a produz, sendo neste caso, as identidades profissionais e pessoais complementares. O estudo pautou-se no referencial teórico sobre a juventude, ensino médio e orientação profissional a partir dos conceitos de Dayrell (2009), Pais (1990), Carrano (2011), Carneiro (2012) e Sposito (2009), dentre outros. Utilizou a abordagem qualitativa para subsidiar um estudo de caso em uma escola pública estadual do estado da Paraíba, os sujeitos foram os 13 professores do Ensino Médio e 34 alunos de uma sala de aula, tendo como produto do mestrado profissional em Formação de Professores a criação de um Blog Instrucional para orientação profissional. A pesquisa buscou, ainda, responder à questão “Até que ponto uma escola pública da Paraíba, através de seus professores, tem contribuído no processo de Escolha Profissional dos seus alunos?” Observou-se que a maioria dos alunos possui dúvidas quanto ao futuro profissional, o professor teria a possibilidade de transformar a realidade dos mesmos, contribuindo para uma escolha mais assertiva, obtendo melhores resultados profissionais. Entretanto, o cotidiano de sala de aula caminha na direção oposta da orientação profissional dos alunos, conforme pode ser observado na pesquisa e na análise dos dados realizada. Os resultados apontaram que a presença da escola, através dos seus docentes na escolha profissional do jovem estudante é essencial, visto a instituição ser um lócus privilegiado, no qual docentes e discentes podem desenvolver atividades em consonância com esta temática. Além da dissertação, foi elaborado como produto educacional do mestrado profissional em formação de professores, um blog instrucional contendo vídeos e informações sobre a escolha profissional e mercado de trabalho, contribuindo para suas escolhas profissionais. Essa ferramenta tecnológica, oportuna e versátil, foi produzida com base na pesquisa realizada, para uma melhor interação entre professores e alunos, com a finalidade de instruir jovens para a carreira profissional. Os acessos ao blog e mensagens dos visitantes indicou a funcionalidade do mesmo para informar aos jovens sobre as diferentes profissões, auxiliando no processo de escolha profissional.
Abstract: Esa disertación de la maestría profesional tuvo como objeto de estudio comprender la elección profesional de jóvenes en la enseñanza mediana. La elección profesional es, entendida en ese trabajo, como un momento decisivo para los alumnos egresos de la enseñanza básica, pues esa elección influenciará en la construcción de la identidad profesional que buscan para el futuro. Para tal, fue analizado la relación entre la elección profesional de jóvenes de la Enseñanza Mediana y la práctica docente, en el cotidiano de una escuela pública de Educación básica de Paraíba. Se entiende que una buena elección profesional es resultado de la forma como la misma es tomada y por las implicaciones que la produce, siendo en ese caso, las identidades profesionales y personales complementares. Lo estudio está basado en el referencial teórico sobre la juventud, enseñanza mediana y orientación profesional a partir de los conceptos de Dayrell (2009), Pais (1990), Carrano (2011), Carneiro (2012) y Sposito (2009), entre otros. Utilizó el abordaje cualitativa para subsidiar un estudio de caso en una escuela pública estadual do estado de la Paraíba, los sujetos fueron los 13 profesores de la Enseñanza Mediana y 34 alumnos de una clase, teniendo como producto de la maestría profesional en Formación de Profesores la creación de un Blog Instruccional para orientación profesional. La investigación buscó, aún, responder la cuestión “¿Hasta qué punto una escuela pública de Paraíba, a través de sus profesores, tiene contribuido en el proceso de la Elección Profesional de sus alumnos?” Fue observado que la mayoría de los alumnos posee dudas cuanto al futuro profesional, el profesor tendría la posibilidad de cambiar la realidad de los mismos, contribuyendo para una elección más asertiva, obteniendo mejores resultados profesionales. Sin embargo, el cotidiano de clase camina en la dirección opuesta de la orientación profesional de los alumnos, conforme puede ser observado en la investigación y el análisis de los dados colectados. Los resultados apuntaron que la presencia de la escuela, a través de sus docentes en la elección profesional del joven estudiante es esencial, puesto la institución ser un locus privilegiado, en el cual docentes y discentes pueden desarrollar actividades en consonancia con esta temática. Además de la disertación, fue elaborado como producto educacional del máster profesional en formación de profesores, un blog instruccional que contiene vídeos e informaciones sobre la elección profesional y mercado de trabajo, contribuyendo para sus elecciones profesionales. Esa herramienta tecnológica, oportuna y versátil, fue producida con base en la investigación realizada, para una mejor interacción entre profesores y alumnos, con la finalidad de instruir jóvenes para la carrera profesional. Los accesos al blog y mensajes de los visitantes indicó la funcionalidad del él para informar a los jóvenes sobre las diferentes profesiones, auxiliando en el proceso de elección profesional.
Palavras-chave: 1. Escolha Profissional. 2. Juventude. 3. Ensino Médio.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Oliveira, Valda Ozeane Camara Cassiano de. Entre o ensino superior e o mercado de trabalho: um estudo de caso sobre o caminho de jovens do ensino médio de uma escola pública paraibana. 2018. 160f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3265
Data de defesa: 30-Mai-2018
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valda Ozeane Camara Cassiano de Oliveira.pdf2.82 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.