Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3254
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Maciel, Tiago Beserra | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8827514794907780 | por |
dc.contributor.advisor1 | Louredo, Aldo Trajano | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7824999669236398 | por |
dc.contributor.referee1 | Silva, Valdenilza Ferreira da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6609440201091310 | por |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Davis Matias de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8918814404711884 | por |
dc.date.accessioned | 2019-03-27T18:40:07Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-27 | - |
dc.identifier.citation | MACIEL, T. B. Matemática e música: Uma proposta pedagógica. 2018. 56f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3254 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho buscou, através de uma análise histórica, refletir a cerca da temática, matemática e música, e como estas estão relacionadas, observando que ambas surgem a partir da necessidade da vida em comunidade, como elementos de organização e manifestação cultural. Ainda discutimos como se deu o surgimento das escalas musicais, e como os matemáticos Pitágoras, D’Alembert e outros, foram fundamentais para a evolução da teoria musical, assim também como os conceitos matemáticos de frações, sequências e logaritmos, por exemplo. Verificamos o quanto esses dois elementos, matemática e música, são importantes para diversas culturas em destaque para o povo indígena Xukuru do Ororubá. Desenvolvendo uma atividade prática de construção de um pífano, com alunos da terceira série do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio Senador Vitorino Freire, localizado na cidade de Arcoverde no sertão pernambucano, foi possível apresentar ao estudantes de maneira lúdica, como a música pode ser utilizada para facilitar o ensino/aprendizagem da matemática, obtendo um resultado bem significativo com relação à prática e à teoria. | por |
dc.description.abstract | The present work sought, through a historical analysis, to reflect on the theme, mathematics and music, and how these are related, noting that both arise from the necessity ofcommunity life aselements of organization and culturalmanifestation. We have discussed how the emergence of musical scales took place, and how the mathe- maticians Pythagoras, D’Alembert, and others, were fundamental to the evolution of musical theory, aswell asmathematical concepts of fractions, sequencesandlogarithms, for example. We verified how much these two elements, mathematics and music, are important for diverse cultures in prominence for the indigenous people Xukuru of the Ororub ´a. Developing a practical activity of construction of a fife, with students of the third grade of the High School Reference School Senador Vitorino Freire, located in the city of Arcoverde in the hinterland of Pernambuco,it was possible to present to the students in a playful way, how music can be used to facilitate teaching/learning of the mathematics, obtaining a very significant result in relation to practice and theory. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2019-03-25T15:15:52Z No. of bitstreams: 1 PDF - Tiago Beserra Maciel.pdf: 36103388 bytes, checksum: 156ab1927f92ce4bd03487e775825fe8 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2019-03-27T18:40:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Tiago Beserra Maciel.pdf: 36103388 bytes, checksum: 156ab1927f92ce4bd03487e775825fe8 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-03-27T18:40:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Tiago Beserra Maciel.pdf: 36103388 bytes, checksum: 156ab1927f92ce4bd03487e775825fe8 (MD5) Previous issue date: 2018-07-27 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7895/PDF%20-%20Tiago%20Beserra%20Maciel.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino da Matemática | por |
dc.subject | Música | por |
dc.subject | Pitágoras | por |
dc.subject | Escalas musicais | por |
dc.subject | Xukuro do Ororubá | por |
dc.subject | Mathematics Teaching | eng |
dc.subject | Music | eng |
dc.subject | Pythagoras | eng |
dc.subject | Musical Scales | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.title | Matemática e música: Uma proposta pedagógica | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PROFMAT - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Tiago Beserra Maciel.pdf | PDF - Tiago Beserra Maciel | 35.26 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.