Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3253
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Dantas, Elania Hortins | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3205635852894527 | por |
dc.contributor.advisor1 | Freitas, Luciana Roze de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5830488292829260 | por |
dc.contributor.referee1 | Nemer, Rodrigo Cohen Mota | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3449637374344995 | por |
dc.contributor.referee2 | Araújo, Gustavo da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1278317287450234 | por |
dc.date.accessioned | 2019-03-27T18:40:01Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-26 | - |
dc.identifier.citation | DANTAS, E. H. Uso da realidade aumentada no ensino da geometria espacial. 2018. 94f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3253 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta um estudo sobre o uso de novas tecnologias no ensino da Matemática, mais especificamente, o uso de Realidade Aumentada como ferramenta para auxiliar no ensino da Geometria Espacial. A partir da observação das dificuldades enfrentadas pelos estudantes no entendimento e interpretação da matemática, da visão que a maioria destes tem de que a matemática é uma disciplina difícil, bem como pelo fato de estarmos lidando com uma geração totalmente voltada para as tecnologias, verificou- se a necessidade da produção deste trabalho. Apresentamos a teoria básica dos sólidos geométricos, um tutorial com o passo a passo necessário para a produção e aplicação de um projeto de RA, uma proposta metodológica de como utilizar a RA para melhor visualização e, consequentemente, melhor compreensão dos sólidos geométricos, através de algumas atividades sugeridas. A aplicação deste trabalho consolidou-se com alunos do ensino médio de uma escola pública – IFRN campus Caicó. A prática para análise e conclusões se deu por meio de uma aplicação do conteúdo de Geometria Espacial com uso de um projeto de Realidade Aumentada, fazendo desta ferramenta tecnológica um recurso pedagógico atrativo, capaz de trazer a atenção e curiosidade do aluno, promovendo assim sua autonomia no aprendizado. | por |
dc.description.abstract | This work presents a study about the use of new technologies in the teaching of Mathe- matics, more specifically, the use of Augmented Reality as a tool to assist in the teaching of Spatial Geometry. From the observation of the difficulties faced by students in the understanding and interpretation of mathematics, from the view that most of them have that mathematics is a difficult discipline, as well as the fact that we are dealing with a generation totally focused on the technologies, the production of this work is necessary. We present the basic theory at geometric solids, a step-by-step tutorial necessary for the production and application of an RA project, a methodological proposal on how to use RA for better visualization and, consequently, a better understanding of the geometries solids through suggested activities. The application of this work was consolidated with high school students of a public school - IFRN campus Caic´o. The practice for analysis and conclusions was made through an application of the Spatial Geometry content using an Augmented Reality project, making this technological tool an attractive pedagogical resource capable of bringing the attention and curiosity of the student, thus promoting their autonomy learning. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2019-03-25T15:33:30Z No. of bitstreams: 1 PDF - Elania Hortins Dantas.pdf: 29082091 bytes, checksum: 88bda239dd2548160df7c8c11b1da813 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2019-03-27T18:40:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Elania Hortins Dantas.pdf: 29082091 bytes, checksum: 88bda239dd2548160df7c8c11b1da813 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-03-27T18:40:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Elania Hortins Dantas.pdf: 29082091 bytes, checksum: 88bda239dd2548160df7c8c11b1da813 (MD5) Previous issue date: 2018-10-26 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7897/PDF%20-%20Elania%20Hortins%20Dantas.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino de Matemática | por |
dc.subject | Novas tecnologias | por |
dc.subject | Geometria espacial | por |
dc.subject | Realidade aumentada | por |
dc.subject | Teaching learning | eng |
dc.subject | New technologies | eng |
dc.subject | Spatial Geometry | eng |
dc.subject | Augmented Reality | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.title | Uso da realidade aumentada no ensino da geometria espacial | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PROFMAT - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Elania Hortins Dantas.pdf | PDF - Elania Hortins Dantas | 28.4 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.